
O poço “caipira” é aquele perfurado manualmente, com diâmetro em torno de um metro e a profundidade variável (até encontrar água). São poços que visam a captação de água do lençol freático uma vez que a camada impermeável não é perfurada.
A escolha da localização do poço é de grande importância. Apesar de ser necessário adotar medidas visando a proteção física do poço, a sua localização também deve ser muito bem planejada. É fundamentalmente importante construir o poço o mais afastado possível das prováveis fontes de contaminação. Isso será mais uma providência a ser tomada e que atuará em conjunto com a proteção física do poço, visando, assim, obter água de boa qualidade.
Esses poços precisam de proteção adequada para evitar que sejam contaminados por escoamento superficial. Deve-se manter uma distância considerável para escolha do local de perfuração do poço e ainda torna-se necessário revestir o poço internamente; construir, ao seu redor uma proteção, que é chamada de selo sanitário; construir uma parede circular ao redor do poço, acima da superfície do solo; e cobri-lo com uma tampa (metálica, de madeira, de plástico ou de concreto).
Componentes de proteção do poço caipira
a) Revestimento interno: evita que infiltrações indesejáveis (águas superficiais contaminadas) que eventualmente possam ocorrer na superfície do solo, nas proximidades do poço, possam atingir o interior do mesmo e contaminar a água. Esse revestimento pode ser feito com tijolos (parede de alvenaria) ou por meio de anéis de concreto (tipo manilhas).
b) Selo sanitário: cumpre, basicamente, a mesma função do revestimento interno. Porém, o seu objetivo principal é evitar que uma infiltração de água através da superfície do solo, nas proximidades do poço possa contaminá-lo. O selo sanitário deverá ser feito com argila compactada ou com concreto.
c) Elevação ao redor do poço: para completar a proteção do poço, o beiral, ou elevação acima do nível do solo, praticamente impede que escoamentos superficiais e impurezas atinjam o poço, reduzindo, assim, as possibilidades de contaminação do mesmo. Essa elevação deverá atingir uma altura de 50 a 70 cm e poderá ser feita de tijolos ou de concreto. Na verdade, ela deverá ser obtida por meio do prolongamento do revestimento interno do poço.
d) Tampa do poço: esse elemento completa a proteção do poço contra fontes de contaminações externas, evitando que as mesmas possam atingir o interior do mesmo e provocar a contaminação da água. A tampa poderá ser feita de concreto armado, de chapas metálicas ou de plástico.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Biomas do Brasil - Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias
- Como recuperar e conservar nascentes que secaram totalmente
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Luiz Barretto
3 de out de 2020Tenho uma propriedade rural com 10 alqueires e várias nascentes. 90% mata atlântica nativa. Preciso de informações sobre pagamento por serviços ambientais e plano de manejo.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de out de 2020Olá, Luiz Barretto
Tudo bem?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
É sempre importante estar atento aos seus direitos, por isso recomendamos que procure um especialista na área para que o mesmo consiga orientá-lo de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

joao pedro
25 de fev de 2019Bom dia tenho 1 poço 1 metro de largura e 12 metros de fundura estou pretendo manilha lo o buraco está bem maior que as manilhas o que posso colocar em volta delas.Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de fev de 2019Olá, João Pedro!
Obrigada pela sua visita e comentário em nossa página. Sugerimos que você procure um profissional para maiores informações.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

Alenilda Bezerra
10 de jan de 2019Tenho um poço de aproximadamente 1,00 m de largura por 3,00 m de profundidade. Gostaria de saber se é recomendado colocar pedras do tipo brita e areia para filtragem dessa água? Se sim, qual a altura de cada camada e qual das camadas deve ficar por baixo?

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de jan de 2019Olá Alenilda,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos que consulte um especialista na área.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Ricieri Diogenes Gottardo
27 de ago de 2018utilizo agua de poço comum, há + ou - 19 anos e pela segunda vez entupiu uma das saidas da caixa. o que posso fazer para desentupi-lo e como evitar isso? obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT
27 de ago de 2018Olá Ricieri,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Há diversas maneiras de limpar um poço artesiano. Contudo, não há uma melhor forma de realizar esse processo. O estado de conservação, profundidade, tipo e composição química da água, entre outros fatores, determinam como fazer a higienização.
Uma das formas comumente utilizadas é a aplicação de produtos que desinfetam e descolam as substâncias que provocam a obstrução do poço.
O compressor também é muito usado nesse procedimento, mas o desentupimento do poço artesiano, dessa forma, é através de suas paredes, para se ter um exemplo.
De qualquer maneira, vale a pena lembrar que a água recebe um tratamento com um agente desinfetante, para que recupere o controle bacteriológico com urgência.
Com isso, é possível manter a boa qualidade da água, para que ela continue sendo usada, inclusive, para consumo humano. Isso sem contar que o poço se mantém funcionando de forma plena.
Quais os fatores que geram o entupimento?
O primeiro e mais óbvio é certamente a falta de limpeza. Como já mencionado, alguns sedimentos vão se acumulando no poço, causando a obstrução total ou parcial e prejudicam o bom fluxo de água.
É importante citar também que o próprio material que compõe o poço artesiano, por falta de manutenção adequada, pode ser responsável pelo seu entupimento. Pedrinhas, grãos de areia e até substâncias que comprometem a qualidade da água podem ser responsáveis por isso.
Um dos principais fatores pelos quais esse processo ocorre é a corrosão. Problemas iniciados na construção do poço e motivos externos complementam essas razões.
Até mesmo elementos como tubos, cabos, bombas e ferramentas em geral podem cair e impedir a passagem de água.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Lucas Corrá Rizzi das Neves
5 de ago de 2018Por favor, perfurei um poço com 1,00 mts de diâmetro por 2 mts de profundidade e ja alcancei água. Gostaria de saber se é recomendado colocar pedras do tipo brita e areia para filtragem dessa água? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de ago de 2018Olá Luis,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Adalberto de Albuquerque Dias
4 de jun de 2018estou cavando uma cisterna caipira com manilhas de concreto de 1mt de largura, com 1,5mts começou a aparecer minadores , cavei até ficar com 3mts de profundidade e só apareceu minadores laterais, devo cavar até achar minador no fundo? ou já cheguei ao lençol freático, já que o riacho passa perto e ultrapassei a sua profundidade?

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de jun de 2018Boa Tarde Adalberto,
Sugiro que você entre em contato com um técnico da área para te dar essa informação.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

José Roberto Augusto
4 de nov de 2017jogar cal virgem no poço caipira deixa a água mais limpa?

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de nov de 2017Olá, José.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não, vários processos são necessários para purificar a água de poços caipiras.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Ageu ferreira da silva filho
11 de out de 2017Ola estou querendo fazer uma irrigaçao e Gostaria de saber qual a vazão aproximada de um poço caipira?

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de out de 2017Olá, Ageu.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A vazão depende do poço, é preciso medir para saber.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

pedro z. filho
21 de set de 2017Qual o cloro, dosagem indicada para tratamento de poço caipira com uso doméstico

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de set de 2017Pedro,
esse mesmo comentário já foi respondido.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Leandro Barroso
7 de ago de 2017Boa tarde Mv poderia me esclarecer uma dúvida por favor? Poço Caipira pode ser cadastrado no Sisagua? A vigilância da minha cidade está dizendo que não pode, já contratei uma empresa para fazer os laudos, então todos prontos, mas a vigilância diz que não pode liberar o Cevs e nem o sisagua, isso procede? E se não pode me mandar a lei que anula isso que estão falando, por favor!? Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de ago de 2017Olá, Leandro.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você deve seguir as orientações das instituições regulamentadoras de poços da sua cidade.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.