WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda como envernizar móveis de madeira

Ao envernizar móveis de madeira, forma-se uma película protetora, que aumenta a sua durabilidade

Aprenda como envernizar móveis de madeira

Ao envernizar móveis de madeira, forma-se uma película protetora, que aumenta a sua durabilidade. Dessa forma, os móveis resistem à poeira, à água e ao óleo. Além disso, “o verniz confere à madeira um acabamento charmoso e elegante. Entretanto, para uma envernizagem perfeita, são necessários alguns cuidados indispensáveis” afirma Wilhelmus Deutsch, mestre marceneiro e professor do Curso CPT de Marcenaria - Nível Básico.

Local com ventilação e iluminação adequadas


Vale lembrar que o verniz pode intoxicar ou causar irritações em quem o manipula e, por isso, deve-se fazer a envernizagem onde existem janelas (ou na área externa). Além disso, é essencial usar máscara e óculos de proteção. Para facilitar a observação de defeitos (como bolhas de ar) durante o procedimento, o ambiente deve ser bem iluminado.

Local livre de poeira e sujidades


Outra recomendação de suma importância concerne à limpeza do local para remover quaisquer resquícios de poeira ou sujeiras, que possam comprometer o resultado do trabalho. Com a ação do vento, até mesmo um pozinho imperceptível pode grudar no verniz e impactar negativamente no acabamento.

Condições climáticas favoráveis


Antes de envernizar o móvel, deve-se observar as condições climáticas do dia. O calor, o frio e a umidade podem prejudicar o acabamento da peça. A faixa de temperatura deve se manter em torno de 21°C (acima de 26°C, podem surgir bolhas no verniz). Já o frio e a umidade fazem com que o verniz demore a secar e, com isso, acumule poeira.

Processo de envernizagem de móveis:


->Coloque os equipamento de proteção individual. Organize todos os materiais e instrumentos necessários para o trabalho de envernizagem. Forre o piso e as paredes com jornal para protegê-los de respingos;

->Com o auxílio de uma lixa grossa (nº 80), lixe a superfície do móvel. Complemente essa etapa com uma lixa fina (nº 120). Os movimentos devem ser seguir o sentido das fibras da madeira para não arranhar o móvel;

->Com uma flanela umedecida, remova o pó e os resíduos da madeira. Aguarde até que seque bem. Em seguida, misture verniz (75%) com selante (25%) e passe na superfície da madeira. Aguarde até a secagem total;

->O próximo passo é lixar a madeira com uma lixa superfina. Depois, limpe os resíduos e passe verniz puro. O processo deve ser repetido inúmeras vezes. A cada lixada, deve-se passar o verniz e esperar secar. Na última camada, aplica-se apenas o verniz.

Quer uma prévia do Curso de Marcenaria - Nível Básico? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Marceneiros.

Leia o artigo "Fabricação de móveis tem alta margem de lucro."

Fontes: institutodaconstrucao.com.br; krona.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!