Artigos sobre a área Marcenaria

A vantajosa união entre marcenaria e decoração

A união entre marcenaria e decoração traz praticidade, funcionalidade e beleza ao ambiente. Não basta seguir as últimas tendências, usar as cores mais propícias ou colocar perfeitamente os revestimentos. Tudo deve ser criteriosamente planejado para se chegar aos melhores resultados.

Marcenaria - a importância da suta e do graminho na fabricação de móveis

A suta é um instrumento para medição, verificação e marcação de ângulos. É composto por uma base e uma lâmina articulada, cujo movimento rotatório permite ajustar qualquer ângulo. Para fixação, esse conjunto conta com uma borboleta, que viabiliza uma medição mais exata. Para que um novo ângulo seja obtido, a borboleta é solta, fazendo-se o ajuste entre a base e a lâmina móvel.

Fábrica de móveis - para onde vão as sobras de madeira?

As fábricas de móveis, serrarias e marcenarias geram diversos resíduos de madeira no seu dia a dia. Esses resíduos, por sua vez, precisam ter destinação correta, obedecendo as leis específicas de cada Estado, subordinadas às Secretarias Estaduais de Meio Ambiente. É bom consultá-la, pois o diretor ou gerente da empresa pode responder na justiça em caso de desobediência. Sendo assim,...

Como organizar a sua marcenaria

O mercado da marcenaria tem apresentado um crescimento bom, mesmo em tempos de crise. Vários marceneiros estão em busca de técnicas cada vez mais avançadas, para oferecer o que há de mais novo e moderno para os seus clientes. Porém, o que muitos têm deixado de lado é a administração da marcenaria, que é parte fundamental para o sucesso dela.

Fábrica de móveis: destinação correta dos resíduos

As fábricas de móveis, serrarias e marcenarias geram diversos resíduos de madeira no seu dia a dia, e estes resíduos precisam ter destinação correta. Cada estado tem suas leis específicas para esse fim e são subordinadas às Secretarias Estaduais de Meio Ambiente. O tema é regulamentado pela Lei Federal 9605, de 12 de fevereiro de 1998, que prevê destinação a estes materiais.

Madeiras certificadas: conheça os benefícios de sua utilização

Além das madeiras reflorestadas, um outro conceito surgiu: o de madeiras certificadas. Mas a simples adoção desse tipo de matéria-prima não foi suficiente para que as preocupações com o meio ambiente fossem atendidas. Surgiu, então, o conceito de certificação da madeira, feita por entidades que se especializaram nisso, com alguns objetivos:

Compensado, aglomerado e MDF - qual a diferença entre eles?

Com o avanço das tecnologias de processamento da madeira e também dos materiais usados na fabricação de móveis, a madeira maciça tem sido substituída por algumas alternativas de madeira processada como painéis e lâminas de madeira. Segundo Wilhelmus Deutsch, professor do Curso a Distância CPT de Marcenaria - Nível Básico, em Livro+DVD e Curso Online, "As chamadas madeiras de Lei são...

Cozinhas planejadas - conforto e comodidade em só lugar

Lar, doce lar! Dos vários cômodos que o compõe nada melhor que passar horas e horas na cozinha, definitivamente, o melhor lugar da casa. A cozinha é um ambiente especial, representa movimento, fluxo constante, e como tal merece todos os cuidados, seja para propiciar facilidade durante o preparo dos alimentos, seja para receber os amigos e familiares para um delicioso almoço de domingo.

Marcenaria - uma atividade muito procurada e valorizada na construção civil

O mercado de móveis planejados nunca esteve tão em alta. Em todo o Brasil, todos os dias milhares de chaves são entregues aos clientes, afoitos por irem morar em suas casas novas. Sejam grandes ou pequenos, quartos, cozinhas e banheiros compostos por lindos móveis planejados têm seu ambiente valorizado, são mais agradáveis esteticamente, confortáveis e aconchegantes, o que agrega valor...

Como desidratar madeiras resinosas

Muitos tipos de madeira são fortemente resinosos em seu interior, o que frequentemente provoca o aparecimento de manchas durante e após a pintura ou a aplicação do verniz. Para evitar que isso aconteça, essa resina interna deve ser eliminada por um processo conhecido como desidratação.

Atendimento Online
Quer Facilidade