Wilhelmus Deutsch, professor do Curso CPT Marcenaria – Nível Básico, ressalta que em muitas casas, as madeiras não estão presentes apenas nos móveis ou em ambientes externos, como elemento decorativo, mas também no chão, haja vista a beleza e a praticidade que os pisos de madeira são capazes de proporcionar.
Marcel Chiste Bailoni, professor do Curso CPT Projetos e Fabricação de Móveis, ressalta que A profissão de marceneiro exige do profissional amplos conhecimentos sobre as técnicas de fabricação de móveis. Entretanto, além delas, é preciso também que o profissional saiba acompanhar as constantes mudanças desse setor.
A fabricação de móveis é uma das principais atividades em muitas cidades do Brasil. Cada vez mais modernos, sofisticados, práticos e bonitos, os diversos móveis podem ser combinados e criarem ambientes totalmente inovadores nos lares de compradores cada vez mais exigentes. Nesse sentido, não basta apenas saber fabricá-los, é necessário saber também quais são as principais tendências.
A estruturação de uma pequena fábrica de móveis deve ser simples e muito bem planejada, permitindo o funcionamento de uma marcenaria com segurança, conforto, possibilitando um fluxo de materiais adequado, com espaço adequado para as máquinas.
A circulação interna da produção em uma marcenaria deve respeitar os limites de segurança. O que se tem observado é a preocupação de delimitar os espaços usando cores diferentes no piso para cada setor. “A cor cinza, por exemplo, pode definir a área de trabalho com as máquinas e movimentação de trabalhadores e, ou ajudantes com peças durante o corte.
Vai fabricar móveis? Saiba, então, que a instalação física de sua marcenaria deve ser um galpão, projetado conforme a capacidade produtiva desejada, a quantidade de máquinas e ferramentas a serem adquiridas, a necessidade de estoque de matéria-prima e do produto acabado.
Ao envernizar móveis de madeira, forma-se uma película protetora, que aumenta a sua durabilidade. Dessa forma, os móveis resistem à poeira, à água e ao óleo. Além disso, “o verniz confere à madeira um acabamento charmoso e elegante. Entretanto, para uma envernizagem perfeita, são necessários alguns cuidados indispensáveis.
Tanto a marcenaria amadora como a profissional requerem o uso de ferramentas de qualidade para que o trabalho na madeira alcance ótimos resultados. Entretanto, antes de adquirir os instrumentos de marceneiro, é importante planejar o que será trabalhado, se objetos de madeira ou móveis. As ferramentas essenciais à marcenaria são serrote, formão, entre outras.
A união entre marcenaria e decoração traz praticidade, funcionalidade e beleza ao ambiente. Não basta seguir as últimas tendências, usar as cores mais propícias ou colocar perfeitamente os revestimentos. Tudo deve ser criteriosamente planejado para se chegar aos melhores resultados.
A suta é um instrumento para medição, verificação e marcação de ângulos. É composto por uma base e uma lâmina articulada, cujo movimento rotatório permite ajustar qualquer ângulo. Para fixação, esse conjunto conta com uma borboleta, que viabiliza uma medição mais exata. Para que um novo ângulo seja obtido, a borboleta é solta, fazendo-se o ajuste entre a base e a lâmina móvel.