WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Como estruturar a circulação interna em uma marcenaria?

A circulação interna da produção em uma marcenaria deve respeitar os limites de segurança. O que se tem observado é a preocupação de delimitar os espaços usando cores diferentes no piso

Como estruturar a circulação interna em uma marcenaria?   Artigos CPT

 

A circulação interna da produção em uma marcenaria deve respeitar os limites de segurança. O que se tem observado é a preocupação de delimitar os espaços usando cores diferentes no piso para cada setor. “A cor cinza, por exemplo, pode definir a área de trabalho com as máquinas e movimentação de trabalhadores e, ou ajudantes com peças durante o corte. Já a cor verde delimita a área de livre circulação de pessoas. Como limite de separação das áreas cinza e verde, observamos as faixas amarelas”, afirma Prof. Dr. José Reinaldo Moreira da Silva, do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis.

Essa distribuição de cores pelo piso garante a circulação segura de trabalhadores, visitantes, matéria-prima, insumos, peças semiacabadas e produtos acabados e também conforto para o trabalho nas máquinas. Além disso, em determinadas áreas, a delimitação da área de circulação pode ser feita também com correntes e suportes.

Essa preocupação adicional fica ainda mais importante quando as máquinas utilizadas possuem movimentos bruscos durante o corte. Esses movimentos dificultam a visualização total da área de risco de acidente da referida máquina. A barreira física (correntes e suportes) também é utilizada quando, por deficiência das instalações, a circulação de pessoas for intensa, como, por exemplo, se o acesso aos sanitários obrigarem toda a equipe de trabalho a circular, seguidas vezes, ao longo do dia pela área.

Além da distribuição das máquinas e, ou equipamentos no planejamento de uma marcenaria, você deverá se preocupar com alguns detalhes construtivos importantes. Um deles é o piso. Independente do material que for construído, ele deve ser muito resistente, pois terá de suportar elevadas massas de algumas máquinas e intensa circulação de pessoas e de madeira pesada.

Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) abaixo:


- Vai montar uma marcenaria? Atenção às partículas sólidas de madeira!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:



Conheça os Cursos CPT da área Marcenaria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!