
Marcel Chiste Bailoni, professor do Curso CPT Projetos e Fabricação de Móveis, ressalta que a profissão de marceneiro exige do profissional amplos conhecimentos sobre as técnicas de fabricação de móveis. Entretanto, além delas, é preciso também que o profissional saiba acompanhar as constantes mudanças desse setor.
Atualmente, as pessoas têm experimentado novos hábitos e estilos de vida que mudaram seus gostos e, consequentemente, vários ramos da indústria. Nesse contexto, a fabricação de móveis se encaixa e passou a ser modificada por tendências que se tornaram cada vez mais fortes e presentes no dia a dia das pessoas.
Por conta disso e, sabendo-se que o setor moveleiro é um dos principais responsáveis pela economia nacional, é válido destacar que estar por dentro de tudo o que é novo no mercado passou a ser uma obrigação dos fabricantes de móveis. Acompanhe algumas informações:
Tendências globais
Não basta pensar apenas no Brasil: há um bom número de tendências que atingem o globo como um todo, impulsionadas pela tecnologia e pelas novas necessidades do mercado. Por exemplo, móveis inteligentes ou aqueles integrados a casas inteligentes são considerados o sonho de consumo de muitas pessoas, mas ainda não são populares por possuírem custo mais elevado. Além disso, um conceito que também ganhou destaque no mercado foi o da sustentabilidade, isto é, móveis produzidos a partir de processos e conceitos que privilegiam o meio ambiente.
Home office
Devido aos acontecimentos dos últimos anos, para muitos, o home office se tornou uma realidade. Logo, fica fácil perceber que a fabricação de móveis destinados a atender esse público que trabalha em casa está em alta. Uma vez que as pessoas costumam destinar um ambiente da sua sala para essa finalidade, móveis que consigam atrelar conforto, beleza e versatilidade são necessários.
Multiuso
Falando em mudanças de estilo de vida, há também uma inclinação a ambientes cada vez menores, o que interfere, também, na escolha dos móveis. Logo, além de reduzir o tamanho dos móveis já considerados clássicos, destiná-los a várias funções é uma excelente ideia para atender a esse estilo reduzido. Exemplo desses móveis são os sofás-camas.
Luxo
Ao mesmo tempo em que há uma popularização de móveis mais compactos e baratos, os móveis de luxo também despontam com potencial para a indústria moveleira. Isso porque, por serem considerados indispensáveis, alguns deles deixaram de ser apenas um elemento e passaram a ser parte da casa de famílias de classes mais abastadas.
Cores
A cada ano, uma variedade de cores se destaca para a fabricação de móveis. Cada vez mais próximos à natureza, móveis com tons terrosos e neutros estão em alta, em tonalidades que variam do marrom chocolate a outras mais claras. Da mesma forma, materiais que fazem lembrar a textura do couro com acabamento fosco, se sobressaem nas indústrias.
Sustentabilidade
Olha o conceito de sustentabilidade aqui novamente! Isso porque realmente esse conceito é considerado uma trend não só nesse setor, como em vários outros. Redução no uso de peças, utilização de matérias-primas sustentáveis e até programas de reaproveitamento do móvel antigo fazem parte de cada vez mais empresas em todo o mundo.
Comércio online
É possível destacar tendências para o setor de móveis não somente relacionadas ao design ou ao conceito. A forma de comercialização também tem passado por mudanças: o crescimento do comércio online é uma realidade e os fabricantes precisam de acompanhá-la. Contudo, não basta anunciar os móveis em um site: deve-se pensar também na entrega e na instalação, serviços que com certeza farão a diferença para os consumidores.
Conheça os Cursos CPT da Área Marcenaria:
Projetos e Fabricação de Móveis
Fabricação de Móveis em Série
Marcenaria – Nível Básico
Fontes: For Móbile Digital – digital.formobile.com.br
Ciser Blog – blog.ciser.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.