WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai desidratar madeiras resinosas? Tenho ótimas dicas para você. Leia!

Por que desidratar algumas madeiras? Porque a resina pode manchar a pintura ou o verniz aplicados nos objetos posteriormente

Vai desidratar madeiras resinosas? Tenho ótimas dicas para você. Leia!

Você pretende abrir uma marcenaria e terá de trabalhar com madeiras resinosas, mas não sabe como desidratá-las? Posso ajudar. Para começar a nossa conversa, primeiramente é necessário saber que nem toda madeira é igual, ou seja, cada tipo apresenta propriedades específicas como cor, cheiro e durabilidade.

Você já deve ter observado, por exemplo, que há madeiras muito duras e resistentes, enquanto outras são mais brandas e menos resistentes. Se a madeira for originalmente escura, por exemplo, é sinal de que tem muita resina, sendo preciso fazer a sua desidratação antes de trabalhar na fabricação de móveis.

Sabe por quê? Simples: “a resina nela contida pode manchar a pintura ou o verniz aplicados nos objetos, formando, mais tarde, nódoas que enfeiam o trabalho final no móvel”, explica o professor Wilhelmus Deutsch do Curso CPT de Marcenaria — Nível Profissional.

E como é feita a desidratação de madeiras resinosas?


Pois bem, vamos lá. Sucupira, mogno e imbuia são as madeiras resinosas mais usadas na confecção de móveis. A desidratação é feita com a aplicação de peróxido de hidrogênio e amônia, em proporções iguais. Com o auxílio de uma trincha, passe a mistura e aguarde 15 min. Aplique a mistura, várias vezes, até que o pano saia bem limpo. Enquanto sair nódoa da madeira, deve-se aplicar a mistura e retirar com pano. A mistura será absorvida pelas fibras e, posteriormente, durante a evaporação, arrastará a resina para fora.


Mas, atenção!
Cuidado ao manipular a amônia, por ter cheiro muito forte. Use-a ao ar livre, evitando aspirar o seu cheiro. Cuidado com os olhos!


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!




Conheça os Cursos CPT da Área Marcenaria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?