WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Sabe quem mais contamina o leite? O ordenhador. Saiba como!

O homem é responsável pela operação de ordenha. Além de poder contaminar o leite nessa etapa de processamento, ainda o faz por meio de sua roupa, mãos sujas, tosse, espirro, fala, entre outros

Sabe quem mais contamina o leite? O ordenhador. Saiba como!    Artigos Cursos CPT

 

O homem é o único responsável pela operação de ordenha, incluindo o preparo da vaca, a ordenha propriamente dita e a lavagem do equipamento. Ele contamina o leite com roupa e mãos sujas, além da tosse, do espirro, da fala entre outros.

A contaminação com o seu corpo, pode ser evitada com o uso de avental à prova de água, botas de borracha e um gorro de papel descartável ou de tecido lavável”, afirma Prof. Juliano Gomide Souza, do Curso CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade. Os microrganismos podem ser desalojados das mãos do ordenhador durante o seu trabalho, enquanto, roupas sujas com esterco e, ou terra aumentam a queda desses detritos contaminantes no leite.

É necessário ter um banheiro e pias no estábulo, para asseio pessoal dos retireiros, que devem estar com as mãos limpas e secas, e as unhas aparadas. É impossível produzir leite de boa qualidade com mãos molhadas ou sujas. A água deve ser abundante e de boa qualidade. Antes de dar início à ordenha, as suas mãos e braços devem ser completamente lavados com água e sabão e desinfetadas, repetindo-se esta operação caso sujem novamente durante a ordenha.

Se forem usadas ordenhadeiras mecânicas, as mesmas precauções devem ser seguidas. A ordenhadeira mecânica requer muito cuidado na sua higienização, além dos cuidados normais no meio ambiente do estábulo. A presença da ordenhadeira mecânica na propriedade não elimina a necessidade de limpeza pessoal dos funcionários.

É importante que o ordenhador tenha conhecimento sobre princípios higiênicos. Não é recomendado que o funcionário responsável pela ordenha seja o mesmo que realiza limpeza do estábulo e manejo dos animais. Quanto mais reduzidas forem as fontes de contaminação do leite, durante sua produção e manuseio, melhores serão as suas características bacterianas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Dica para um leite de qualidade? Mantenha a vaca sadia!
- Vai trabalhar em estábulo? Aprenda a higienizar a ordenhadeira mecânica

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!