WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Laticínios

Dica de queijarias de sucesso: água em quantidade e de qualidade!

Um fator determinante para o sucesso de uma indústria queijeira é a quantidade e a qualidade da água disponível. A água pode ser obtida de várias formas, como fornecimento de concessionária local, captação em poço manual – cisterna, perfuração de poço tubular poço artesiano etc. A fonte de abastecimento deve assegurar vazão suficiente para os trabalhos industriais.

Como devo armazenar queijos?

O queijo é um laticínio bastante popular e que está presente na mesa de famílias por todo o mundo. Há uma grande variedade desse tipo de alimento, que é feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e outros mamíferos, a partir da coagulação. Está disponível no mercado para os diversos gostos, desde os mais suaves até os que possuem sabor mais marcante.

Principais atributos do leite de cabra

O leite de cabra apresenta aroma característico e sabor mais adocicado em comparação ao leite de vaca. Em contrapartida, quando originado de cabras pouco produtivas, cabras alimentadas com forrageiras de odor acentuado ou cabras lactantes criadas com reprodutores, o flavor (aroma e sabor) do leite de cabra sofre alterações.

Sabe quem mais contamina o leite? O ordenhador. Saiba como!

O homem é o único responsável pela operação de ordenha, incluindo o preparo da vaca, a ordenha propriamente dita e a lavagem do equipamento. Ele contamina o leite com roupa e mãos sujas, além da tosse, do espirro, da fala entre outros. “A contaminação com o seu corpo, pode ser evitada com o uso de avental à prova de água, botas de borracha e um gorro de papel descartável ou de...

Dica para um leite de qualidade? Mantenha a vaca sadia!

Para a obtenção de leite de qualidade, o gado leiteiro deve ser sadio, mantido sob controle veterinário, a fim de evitar a incidência de doenças. “O animal deve ter os pelos do úbere e dos flancos aparados, de modo a facilitar sua raspagem e, ou, escovagem antes da ordenha. A cauda deve ser contida enquanto durar a ordenha”,

Vai trabalhar em estábulo? Aprenda a higienizar a ordenhadeira mecânica

Vai trabalhar em estábulo, mais precisamente com a retirada de leite, e precisará higienizar a ordenhadeira mecânica? Saiba, então, que a soda é uma grande alidada ao seu trabalho. “O uso da soda, além de aumentar o período de durabilidade das borrachas, exerce também ação de limpeza a menor custo, reduzindo a frequência da mastite”

Você sabe o que é kefir? Confira os seus benefícios para a saúde

Kefir são grumos simbióticos, formados por leveduras e bactérias lácticas, protegidas por uma película chamada Kefiran (daí o nome). Esses microrganismos fermentam o leite e produzem um tipo de bebida similar ao iogurte natural. Dessa fermentação, surge um poderoso alimento probiótico, amplamente benéfico à saúde.

Qualidade do leite: resfriamento e transporte

A qualidade do leite é determinada essencialmente pela contagem de bactérias nele presentes (abaixo de 100.000 UFC/ml). A qualquer alteração na temperatura do tanque de refrigeração, as características qualitativas do leite são comprometidas, com consequente deterioração do produto. Em menos de 3 horas após a ordenha, o leite deve ser resfriado a 4ºC.

Vai produzir iogurte? Atenção especial à pasteurização!

A principal finalidade da pasteurização é destruir os microrganismos patogênicos, causadores de diversas doenças (tuberculose, cólera, difteria etc.), além de eliminar grande parte da flora microbiana normal do leite (microrganismos saprófitos), favorecendo o crescimento dos microrganismos do fermento, que serão inoculados.

Afinal, leite pasteurizado tem ou não tem vitaminas e proteínas?

O efeito do tratamento térmico altera o teor de nutrientes de qualquer alimento, principalmente o de vitaminas hidrossolúveis, afirma Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso a Distância CPT Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso. Para se ter ideia, a pasteurização reduz em 12% o teor de vitaminas do leite de vaca.

Fique por dentro das novidades!