Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Laticínios

Vai construir uma queijaria? Conheça os tanques de fabricação!

O tanque de fabricação talvez seja o equipamento mais popular no laticínio. Ele é um tanque, normalmente retangular, construído em aço inoxidável. “Existem dois tipos principais na indústria de queijos, que são o de camisa simples e o de camisa dupla”, afirma Juliano Gomide Souza, professor do Curso a Distância CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade.

Queijaria: higienização de formas, caixas e embalagem

A indústria queijeira deve dispor de local próprio e exclusivo para se proceder à limpeza e sanificação das formas plásticas, dentro das dependências industriais e dispor de ponto de vapor. “Quando existentes, os dessoradores deverão também ser higienizados nesta dependência”

Vai construir uma queijaria? Atenção especial à Barreira Sanitária!

Deve ser prevista a construção de pelo menos uma barreira sanitária nas queijarias, que deve ser o único acesso rotineiro dos funcionários às dependências industriais, e de preferência deve conectar-se diretamente com os vestiários e as instalações sanitárias, de maneira a tornar mais eficiente o controle da utilização da barreira.

Montando uma miniqueijaria

O professor do Curso a Distância CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade, Juliano Gomide Souza, ressalta que instalar uma queijaria é um bom negócio, pois o mercado consumidor de queijos já está consolidado e em constante ampliação. No entanto, para obter sucesso neste empreendimento, é necessário ter qualidade, que pode ser conseguida com as boas técnicas de fabricação...

Produção de queijo: artesanal e industrial

Um dos ingredientes mais apreciados na culinária mundial é o queijo. Isso porque existe milhares de tipos de queijos, que podem ser utilizados nas mais variadas receitas. O seu processo de fabricação é relativamente simples, mas, quem olha para algum queijo na prateleira de um supermercado, por exemplo, não consegue imaginar os diferentes processos pelos quais passa.

Principais defeitos em queijos

Durante a fabricação de queijos alguns detalhes podem aparecer e prejudicar a produção inteira. Qualquer alteração indesejável no sabor, textura, cor ou formato denota que houve algum erro na fabricação e ele precisa ser reparado para não causar enormes prejuízos aos produtores.

Cabra, vaca ou humano: conheça as características desses leites

Quadros (2008) observa que os leites de cabra, de vaca e de humano apresentam diferenças entre si, tanto na quantidade, quanto na classe da proteína. O leite de cabra pode ser utilizado por crianças alérgicas ao leite de vaca, ou pessoas que fazem tratamento quimioterápico, pois pode diminuir a queda dos cabelos. A porcentagem média do teor de proteína do leite de cabra é de 3,98%,...

Bebida láctea: aprenda fazer

O processo de fabricação de bebidas lácteas pode ser resumido como a mistura de iogurte e soro em proporções adequadas, adicionando-se, em seguida, ingredientes tais como aromatizantes, corantes, edulcorantes, polpa de frutas e outros, de acordo com a formulação do fabricante.

Saiba mais sobre os principais tipos de queijos

O queijo é um alimento que pode ser fabricado com leite de ovelha, vaca, cabra, ou ser composto por uma mistura de vários leites. Por isso, a sua consistência e paladar variam conforme a região onde é produzido

Quer saber um pouco mais sobre o queijo do Serro? Leia!

Por volta do ano de 1700, os paulistas chegaram à região do Serro, a serviço da Coroa Portuguesa, para a extração do ouro. A terra era ocupada por índios que a chamavam de Ivituruí, que significa serro frio. Somente ao longo do século XX, porém, que o desenvolvimento se dá através da criação de gado leiteiro, base econômica da cidade até os dias atuais. Por causa da dificuldade de...

Fique por dentro das novidades!