WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são os queijos de cabra mais populares?

Além do feta, há vários outros queijos com aparência e sabor únicos produzidos a partir do queijo de cabra

Queijos de cabra - imagem ilustrativa

André de Almeida, professor do Curso CPT Produção de Queijos de Leite de Cabra, ressalta que no Brasil, o leite de cabra vem conquistando crescente mercado graças às várias finalidades para as quais ele pode ser utilizado. Dentre elas, está a utilização na fabricação de queijos, que são apreciados pelos consumidores e valorizados pelo mercado.

Contudo, o mercado para o leite de cabra, apesar de diversificado e promissor, ainda é pouco explorado. Nesse sentido, a transformação desse produto em um laticínio popular consegue agregar valor a ele e torná-lo mais atrativo, dado o sabor único e marcante que esses queijos possuem.

Assim como acontece com o leite de vaca, há uma grande variedade de queijos que podem ser produzidos a partir do leite de cabra. Fique por dentro do assunto:

Grupos de queijos de cabra

Os queijos de cabra podem ser organizados em quatro grupos:

- Macio e de crosta típica, natural;
- De massa mole e crosta de mofo;
- Fresco;
- Prensados não cozidos.

Há também outros agrupamentos possíveis. No entanto, agora focaremos nos principais tipos:

Feta

Um dos mais populares, o queijo feta é conhecido por seu sabor leve e salgado. Sua produção é altamente técnica e ele é característico da Grécia. Queijo de coalhada em salmoura, é fabricado com leite pasteurizado coalhado com iogurte fresco. Também é possível utilizar o leite de ovelha para a obtenção do queijo feta.

Büche

Tipo refinado, esse tipo é, por sua vez, um queijo de pasta mole, macio, amadurecido e com 50% de teor de gordura. Apresenta-se cremoso e escamoso, com coloração branca e sabor doce e levemente picante. Destaca-se por derreter facilmente e por ser coberto por uma crosta fofa branca e grossa.

Rocamadour

A crosta do queijo rocamadour apresenta variação de cor que vai desde o branco até o bege, com listras e textura aveludada. Macio, cremoso e suave, é fabricado a partir do leite cru coalhado enquanto quente. Seu processo de coagulação lática é longo e não pode ser concluído antes de 20 horas.

Crottin de Chavignol

É conhecido por “de Chavignol” por ter sido concebido por habitantes da aldeia de Chavignol, que fica na França. Também passa pelo processo de coagulação lática e caracteriza-se por ser seco e, em condições ideais de armazenamento, deve ser mantido em temperaturas entre 4°C e 8°C. Todavia, além de frio, pode ser consumido quente.

Camembert de Chèvre

O queijo camembert é responsável por revelar todo o sabor e o aroma do leite de cabra. Sua massa e casca são moles e ele pode obter um lado cremoso durante o amadurecimento, quando se transforma em um queijo macio, com textura amanteigada e com aspecto gorduroso.

Chevrotin

Pertencente ao grupo dos prensados não cozidos, o chevrotin é branco e pouco gorduroso. Sua casca pode variar entre a coloração rosa ou laranja e a sua maturação dura, pelo menos, três semanas. Depois de produzido, seu sabor é sutil, mas, ao longo do tempo, sofre alterações perceptíveis pelo paladar.

Chabichou

A crosta do cabichou é natural e fina, mas a massa é arejada, lisa e pode se apresentar seca a quebradiça. O processo de produção é feito a partir de leite cru, coalho lentamente drenado sobre tela que, depois de desmoldado, é salgado e seco. Visualmente, é cilíndrico e possui bordas arredondadas de 3 a 5 cm de altura.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios:

Produção de Queijos de Leite de Cabra
Industrialização de Leite de Cabra – Pasteurização, Empacotamento, Leite em Pó, Iogurte, Sorvetes e Cosméticos
Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade

Fonte: Os Tipos De – ostiposde.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!