
Queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca, possui uma fina crosta de bolor penicillium branco, que se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que matura? Esse é o queijo Camembert.
O que mais dizer sobre esse queijo fino? Vamos lá! Para a adequada degustação deste queijo, deve-se retirá-lo da geladeira com antecedência de uma hora. Adquirida a temperatura ambiente, o Camembert deve ser cortado ao meio e, em seguida, ser fatiado, sempre do centro para a extremidade. Taí o segredo de um equilíbrio ideal entre crosta e massa em cada fatia.
Sugestão de acompanhamento? Tenho também. Sugiro vinhos tintos leves, pouco tânicos (ex.: Côte du Rhône), ou mais frutados (ex.: Bordeaux ou Beaujolais).
“Como a maturação é mais lenta, o queijo quase sempre apresenta sabor mais suave que o Camembert francês com o mesmo tempo de cura”, afirma o professor Alberto Valentin Munk, do Curso CPT Produção de Produção de Queijos Finos e Queijos Mofados.
O Camembert se apresenta no ponto ideal para ser consumido entre 25 a 40 dias após sua fabricação. Consumidores que preferem o queijo mais forte, apreciam-se com até 60 dias de maturação. Neste período, a camada do mofo torna-se mais rala e a casca adquire tons ligeiramente avermelhados, podendo apresentar um odor amoniacal típico de queijo super-curado.
Agora, uma receitinha para você impressionar seus convidados, ou aquela pessoa mais que especial, com esse maravilhoso queijo fino. Acompanhe abaixo.
Folhado de Queijo Camembert com pêssego
Ingredientes
1 rolo de massa folhada
1 queijo camembert (ou Brie)
Pêssego a gosto (eu uso dois pêssegos)
1 gema de ovo
Modo de Preparo
- Pegue um pirex previamente untado e coloque a sua massa folhada.
- Descasque os pêssegos, corte aos cubos e coloque em cima da massa folhada.
- Corte igualmente o queijo em cubos e coloque por cima do pêssego.
- Cubra com a massa restante.
- Pincelar com a gema de ovo e leve ao forno a 200º, até ficar dourado.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.