WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O grande gargalo da caprinocultura leiteira? A comercialização

A comercialização é, sem dúvida, o grande "gargalo" da caprinocultura leiteira, estando o resultado dessa atividade sempre condicionado ao desempenho dos produtos no mercado

O grande gargalo da caprinocultura leiteira? A comercialização

A comercialização é, sem dúvida, o grande "gargalo" da caprinocultura leiteira, estando o resultado dessa atividade sempre condicionado ao desempenho dos produtos no mercado, explica Paulo Roberto Celles Cordeiro, professor do Curso CPT Industrialização Do Leite de Cabra.


Pontos importantes a considerar são a necessidade de oferta constante de um produto de excelente qualidade, o acondicionamento e apresentação, a frequência de entrega e o número de clientes, além do "marketing" adequado, voltado para o público em geral ou, se for o caso, uma divulgação técnica específica para médicos, pediatras, alergistas, geriatras e homeopatas.


A industrialização do leite e derivados surge como uma necessidade para a maioria dos produtores no Brasil, pela falta de opção para comercializá-lo "in natura" e pela possibilidade de maior faturamento bruto mensal, por agregar um valor maior ao leite produzido.


Dentre os produtos de industrialização, os mais frequentes são:


 - Leite Integral, pasteurizado e congelado.
 - Iogurte – natural com frutas - possui vantagens como o baixo custo de produção, por não necessitar equipamentos sofisticados, facilidade de preparo e melhor conservação.
 - Queijos – Frescal, Boursin - natural ou com especiarias (alho, cebola, ervas etc.), massa semi-dura como Moleson, e massa semi mole como Chevrotin, Chabichou, Crotin, Saint Maure, Piramide.

Os laticínios nacionais especializados sofrem concorrência dos produtos lácteos importados, principalmente da França. Talvez seja mais lógico voltar-se para a política de mercado interno, que se apresenta com grande potencial. Uma alternativa é a fabricação de queijos menos requintados e a preços mais acessíveis, contribuindo para a expansão do mercado e consequente aumento do mesmo.


- Sorvete –
um grande mercado a ser explorado.
- Cosméticos - (sabonetes, xampus, condicionadores, cremes hidratantes, loções, etc.). Este mercado ainda está em estágio inicial. É essencial como possibilidade de compra do leite "in natura" e como elemento de marketing.
- Leite de Cabra em Pó – Trata-se da maneira ideal de se regularizar a oferta no mercado, garantindo ao consumidor leite durante o ano inteiro e possibilitando ao produtor o escoamento na época de maior produção. Exige equipamentos e instalações de alto custo.

O mercado para o leite de cabra é diversificado, atraente e pouco explorado. Pessoas alérgicas ao leite de vaca, crianças, idosos e grupos religiosos consomem normalmente o leite de cabra em pó ou “in natura”. Na gastronomia, usa-se largamente o leite caprino na confecção de pratos e molhos deliciosos, sem falar da produção de derivados.


Com a industrialização do leite e derivados nas propriedades, porém, há a exigência de instalações, equipamentos, técnicas adequadas e também credenciamento junto ao Serviço de Inspeção Federal – SIF. Assim, as informações do nosso curso são uma excelente forma de instrução para o produtor que deseja processar seu leite, adotando técnicas adequadas e se inserir num mercado diferenciado agregando valor ao seu produto.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 


Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios.
Por Equipe CPT de Redação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rimarck Vieira de Carvalho

2 de nov. de 2013

Gostaria de montar um pequeno laticínio para leite de cabras começando com pasteurizar o leite de cabra e embalar, em seguida ir complementando com a industrialização na sequencia: queijos, iogurtes, doces. Seria um pequeno laticínio para processar 200 litros de leite dia a princípio .

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov. de 2013

Olá, Rimarck!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações recomendamos que conheça o Curso CPT Industrialização de Leite de Cabra.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Antonio José Cabral Guimarães

21 de out. de 2013

Por favor, desejo maiores informações sobre o curso Industrialização Do Leite de Cabra. Atenciosamente, Antonio Guimarães

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de out. de 2013

Olá, Antônio José!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Industrialização do Leite de Cabra.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?