WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Especialista: Sistema de irrigação com linhas enterradas tem mais vida útil

O sistema de irrigação com as linhas enterradas apresentará maior vida útil, porque as tubulações ficam protegidas de choques mecânicos

Especialista: Sistema de irrigação com linhas enterradas tem mais vida útil   Artigos Cursos CPT

 

Os sistemas fixos têm como característica possuir todas as tubulações necessárias instaladas na área a ser irrigada, dispensando, portanto, as mudanças de posições das linhas laterais e a existência eventual de linhas de espera. Se por um lado apresentam maior custo de implantação, por outro necessitam de menos mão de obra para serem operados.

Em alguns casos, essa particularidade pode se tornar altamente vantajosa, como acontece em cultivos de algumas fruteiras, como uva e maracujá, por exemplo, onde as mudanças das linhas laterais são mais difíceis de ser realizadas, por causa das espaldeiras para tutoramento das plantas. É também mais econômico o seu uso em regiões com escassez de mão de obra ou quando a mesma tem alto custo.

As tubulações, que poderão ser de PVC rígido (mais comum) ou aço zincado, são instaladas sobre a superfície do solo ou enterradas a uma profundidade de aproximadamente 60 cm. Para isso, torna-se necessário abrir valas na área, em todos os locais onde as linhas deverão ser posicionadas. As valas normalmente são abertas por máquinas retroescavadoras.

“A abertura das valas, sem dúvida, contribui para aumentar o custo de implantação do sistema, mas, em contrapartida, permitirá a realização do preparo do solo, com a utilização de máquinas agrícolas, sem haver a necessidade de remover o sistema da área a ser preparada”, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão. Além disso, o sistema de irrigação com as linhas enterradas apresentará maior vida útil, porque as tubulações ficam protegidas de choques mecânicos. Isso sem considerar que poderão ser danificadas em decorrência das repetidas manobras feitas durante as trocas de posições das linhas laterais (sistemas portáteis e móveis).

Apesar de possuir todas as linhas montadas no campo, o funcionamento do sistema é feito de maneira semelhante aos sistemas portáteis e móveis, irrigando apenas uma fração da área por vez. Nesse sistema, não há possibilidade de movimentar as tubulações, quando da troca de posição de irrigação. Isso será feito somente por meio da abertura e do fechamento de registros (operação manual) ou válvulas hidráulicas (operação automatizada), podendo, ainda, haver troca de aspersores em alguns casos. Por isso, a mão de obra requerida na operação de sistemas fixos de aspersão convencional é menor, quando comparada com as demais.

Existem basicamente dois tipos básicos de sistemas de irrigação por aspersão convencional fixo: com troca de aspersores ou com aspersores na posição fixa.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Sistemas portáteis de irrigação por aspersão: quando utilizar
- Transpiração, evaporação e evapotranspiração: como explicar?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?