WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Tutorial simples para estabilizar o sinal Wi-Fi

Com um bom sinal Wi-Fi, é possível assistir a filmes, shows e notícias on-line, ou mesmo fazer chamadas de vídeo em tempo real

Tutorial simples para estabilizar o sinal Wi-Fi

De acordo com Marcilio Bergami de Carvalho, especialista em redes e professor do Curso CPT Curso Instalação de Redes sem Fio (Wireless), com o advento da era digital, não há casa em que não tenha uma rede sem fio. Hoje, com o Wi-Fi (Wireless Fidelity), é possível se conectar com uma infinidade de dispositivos móveis para acessar sites e redes sociais, assistir a filmes, shows e notícias on-line, ou mesmo fazer chamadas de vídeo em tempo real.

Por outro lado, quando a conexão wireless não funciona como deveria, navegar de forma remota torna-se uma missão praticamente impossível. Mas, calma! Não se preocupe! Saiba o que fazer para estabilizar o sinal Wi-Fi e desfrutar da melhor navegação via internet.

Reinicialização do roteador


Os travamentos em roteadores vêm do superaquecimento dos aparelhos. Normalmente, ninguém pensa em desligá-los quando não estão em uso. Como funcionam ininterruptamente, eles começam a travar. Sendo assim, a reinicialização periódica do roteador torna-se estritamente necessária. Basta desligá-lo à noite e ligá-lo pela manhã. Além de aumentar a vida útil do aparelho, a transmissão do sinal será bem melhor.

Roteador em local estratégico


Como o sinal do roteador é transmitido por ondas, torna-se indispensável posicioná-lo em local estratégico. O melhor local de instalação é no alto, fixo na parede, preferencialmente no centro da edificação. Com isso, o sinal será ampliado e distribuído para baixo e para os lados. Sem falar que o aparelho estará livre de obstáculos, que bloqueiam o sinal do roteador para os dispositivos e aparelhos móveis.

Senha forte contra invasores


Outra forma de estabilizar o sinal Wi-Fi é com o WPA, módulo de segurança superavançado. Por meio dele, uma senha é cadastrada no roteador para dificultar o acesso de invasores. Entretanto, é importante agrupar caracteres, que fortaleçam a senha, com a mescla de letras, números e símbolos (como Ramag257*). Outra opção é com o bloqueio do roteador pelo endereço MAC.

Programas sequestradores de banda

Programas que envolvem streaming de filmes e games on-line são grandes sequestradores de banda. O principal motivo é porque eles exigem conexão ininterrupta, que consome boa parcela do sinal Wi-Fi. Para reverter esse quadro, a QoS é uma ótima alternativa, disponível em praticamente todos os roteadores do mercado. Por meio dessa ferramenta, são criados protocolos para transferência de dados, que barram o programa sequestrador.

Modelos de roteador mais modernos


Como a tecnologia avança a passos largos, os aparelhos de rede Wi-Fi se mantêm em contínua evolução. Atualmente, os modelos de roteador mais modernos são projetados para maior velocidade e segurança na transmissão de dados. Os padrões IEEE 802.11 mais comuns são: A, B, G e N. Entretanto, para quem pretende dar um upgrade no roteador, a melhor opção é o padrão N, que envia e recebe dados em torno de 600 Mbps.

Quer uma prévia do Curso Instalação de Redes sem Fio (Wireless)? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Redes de Computadores.

Leia o artigo "Redes wireless - conheça mais sobre as redes locais de acesso sem fio."

Fonte: canaltech.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!