WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Comunicação wireless - localização da antena

Com relação à localização da antena, não podem existir obstáculos, pois estes interferem na emissão e na recepção da onda.

Com relação à localização da antena, não podem existir obstáculos, pois estes interferem na emissão e na recepção da onda.

É imprescindível escolher a antena conforme sua utilização. Além disso, é preciso atentar para a área que cada tipo de antena vai cobrir, observando bem a intensidade do sinal.

Com relação à localização da antena, não podem existir obstáculos, pois estes interferem na emissão e na recepção da onda. Aliado a isso, o posicionamento da antena é primordial para que se obtenha sucesso na transmissão dos dados e no bom funcionamento da sua rede wireless.

Para evitar os obstáculos, principalmente quando são utilizadas antenas de longo alcance, é preciso posicioná-las em locais mais altos, como em coberturas de prédios e topo de morros, evitando, assim, obstáculos à sua frente. Nesse caso, não haverá problema na comunicação entre transmissor e receptor, no circuito modulador de frequência, conhecido como RF, e o link não será afetado.

Para calcular o alcance de uma antena, faz-se a seguinte conta: para cada dbi de ganho de uma antena, podemos cobrir um lóbulo de aproximadamente, 900 m de área livre sem obstáculo. Se tivermos uma antena de 15 dbi e access point de 32 mv de potência, podemos ter um alcance teórico, aproximado, de 13.500 m.

Por outro lado, quando existe um obstáculo entre as antenas, é necessário verificar o grau de interferência. De modo geral, 20 % do bloqueio da Zona de Fresnel é aceitável, por equipamentos adequados, porém, acima de 20%, a perda de sinal já se torna muito significativa, razão por que, mesmo estando no alto de um prédio, é necessário acrescentar suportes para suspender as antenas ou instalar repetidoras para ligar as duas estações.

Outros artigos relacionados ao tema:

Comunicação wireless – características das antenas.

Comunicação wireless – tipos de antenas.

Comunicação wireless – Zona de Fresnel.

Comunicação wireless – principais barreiras que interferem no sinal.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Redes de Computadores.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!