WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Windows Server 2008: saiba mais sobre ele

O Windows Server 2008 é um produto comercial. Para ser utilizado na rede local é necessário, via rede autorizada Microsoft, uma licença de uso para cada computador em que for instalado

Windows Server 2008: saiba mais sobre ele   Artigos Cursos CPT
 

O Windows Server é um produto comercial, ou seja, para utilizarmos o Windows Server na rede local, precisamos, via rede autorizada Microsoft, de uma licença de uso para cada computador em que ela for utilizada. "Segundo Microsoft (WINDOWS SERVER TECHCENTER, 2007), para avaliar o Windows Server não é necessário ativar ou inserir uma chave de produto. Qualquer edição do Windows Server 2008 pode ser instalada sem ativação e ser avaliada, gratuitamente, durante 60 dias iniciais", afirma Dr. Marcilio Bergami de Carvalho, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Redes Locais com Windows Server, em Livro+DVD e Curso Online.

Se precisar de mais tempo para avaliar o Windows Server 2008, o período de avaliação de 60 dias pode ser redefinido (ou reiniciado) três vezes, o que possibilita uma extensão de 180 dias do período original de 60 dias e um total de 240 dias para a avaliação. Decorrido esse período, você precisará desinstalar o software, ou atualizá-lo para uma versão licenciada do Windows Server 2008. Portanto, você pode, para efeito de testes, utilizar uma cópia do sistema ou ainda baixar na internet a versão do Windows Server de sua preferência.

Depois de configurado todo o servidor e de serem realizados os testes, não é necessário reinstalar todo o sistema, basta registrar essa versão de teste, entrando em contato com a Microsoft para registrá-la, não sendo necessário instalar todo o sistema novamente.

Existem, ao todo, 4 versões do Windows Server 2008, sendo que as duas versões mais utilizadas são as “Standart” e a “Enterprise”. A versão “Standart” é mais simples, de menor custo e oferece os recursos básicos de um servidor e a versão “Enterprise” aceita hardware com 4 processadores, mais de 50 conexões simultâneas de estações de trabalho, além de outras melhorias como aceitar cluster. São elas:

Características de cada uma das versões do Windows Server 2008


- Windows Server 2008 Standard Edition

Versão que substitui o Windows Server 2003 e foi projetada para fornecer serviços e recursos para outros sistemas em uma rede. O sistema operacional tem um numeroso conjunto de recursos e opções de configuração. O Windows Server 2008 Standard Edition dá suporte a 2-way e 4-way SMP (multiprocessamento simétrico) e a até 4 gigabytes de memória em sistemas de 32 bits e 32 GB em sistemas de 64 bits.

- Windows Server Enterprise Edition

Essa versão estende os recursos fornecidos no Windows Server 2008 Standard Edition, proporcionando maior estabilidade e disponibilidade, além de dar suporte a serviços adicionais, como o Cluster e Serviço de Federação do Active Directory. Também dá suporte a sistemas de 64 bits, memória RAM hot-swap e non-uniform memory access (NUMA). Os servidores enterprise podem ter até 32 GB de RAM em sistemas x86 e dois terabytes (TB) de RAM em sistemas de 64 bits e 8 CPUs.

- Windows Server 2008 Datacenter Edition

É o servidor Windows mais robusto. Ele aperfeiçoou os recursos de cluster e dá suporte a configurações de memória muito amplas com até 64 GB de RAM em sistemas x86 e dois TB RAM em sistemas de 64 bits. Tem requisito mínimo de CPU e pode dar suporte a até 64 CPUs.

- Windows Web Server 2008

Essa versão foi projetada para fornecer serviços Web para a implantação de sites e aplicativos baseados na Web. Essa versão do servidor somente dá suporte a recursos relacionados. Ela inclui, especialmente, o Microsoft.NET Frameworks, o Microsoft Internet Information Services (IIS), o ASP.NET, o servidor de aplicativos e recursos de balanceamento de carga de rede. Entretanto, não possui muitos outros recursos, incluindo o Active Directory, sendo preciso instalar o server core para obter alguma funcionalidade padrão. O Windows Web Server 2008 dá suporte a até 2 GB de RAM e 2 CPUs.

Ao lado de cada versão do programa, existe essa indicação (x86 e x84), com exceção da versão para sistema baseada em Itanium. A designação x86 informa que é desenvolvida para os processadores de 32 bites, por exemplo o Pentium II e Pentium III. Já o x64, para os processadores com o núcleo de 64 bits, possuem novos processadores, como os da linha Athlon da AMD e os processadores da linha core e da linha Core 2 duo da Intel. A versão destinada para 32 bits possui apenas 1,7 GB e a versão 64 bits possui 2,5 GB. Sendo assim, para escolhermos a versão para baixar, temos de saber qual é o tipo do nosso processador.

O download do Windows Server é feito com um arquivo .ISO, que é uma imagem do DVD de instalação deste sistema operacional. Após fazer esse download, temos de criar o Windows Server 2008, em DVD, utilizando um programa de gravação de DVD, que possua esse recurso.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Redes de Computadores.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!