WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dúvidas comuns em relação ao uso de redes wireless

A utilização de uma rede sem fio para acesso à internet é popular, mas ainda gera algumas dúvidas

Redes sem fio - imagem ilustrativa

Marcilio Bergami, professor do Curso CPT Instalação de Redes sem Fio (Wireless), relata que com o avanço da informática, as redes sem fio (wireless) têm conquistado espaço cada vez maior, seja em ambientes corporativos seja em ambientes domésticos. O barateamento de sua implantação e a popularização da tecnologia criaram grande oportunidade para técnicos que queiram aprender a implantar este tipo de rede de forma profissional.

Essa forma tão popular de conexão à internet, ainda que tenha atingido boa parte dos lares em nosso país, ainda acaba gerando algumas dúvidas em relação à sua utilização. Por conta disso, apresentamos algumas das dúvidas mais comuns sobre essa rede sem fio, bem como as respostas para elas:

Qual a forma mais segura de utilização do wi-fi?

Em se tratando de internet, é possível afirmar que nem tudo está 100% seguro. Entretanto, há formas de deixar o wi-fi um pouco mais protegido para evitar a “invasão” de terceiros. Dentre elas, está a criação de uma senha forte – que contenha, por exemplo, uma combinação de letras, números e símbolos – e a alteração do nome de usuário e a senha do Admin, que dá acesso às configurações do seu roteador.

Qual a melhor encriptação para o roteador?

Dentre as opções disponíveis, a melhor encriptação é a “WPA2” (somada a um bom sistema de criptografia, como o “AES” ou o “TKIP”), utilizada para aumentar a segurança do wifi e para dificultar o trabalho de invasores.

Consigo saber se há alguém, além de mim, utilizando o meu wi-fi?

Sim! O roteador consegue mostrar todos os endereços IP e Mac dos dispositivos que, porventura, estejam conectados ao seu roteador, sendo possível visualizá-los nas configurações do seu próprio roteador.

Colocar o roteador em um ponto mais alto melhora o sinal. Mito ou verdade?

Verdade! As “ondas de internet” emitidas pelo aparelho irradiam de frente e para baixo, formando uma espécie de nuvem em formato de guarda-chuva. Logo, a melhor posição de um roteador é em um ponto mais alto, o que permitirá que o sinal chegue mais fácil a outros cômodos.

Eletrodomésticos interferem no meu wi-fi?

Todos os aparelhos eletrônicos que emitem ondas eletromagnéticas interferem, sim, no sinal do seu aparelho de rede sem fio. Microondas e telefones, por exemplo, são alguns deles. A melhor alternativa é manter o roteador longe deles, caso o sinal esteja muito ruim, ou, em um melhor cenário, desligá-los para que não haja interferência no sinal.

Vários roteadores melhoram o sinal da minha internet?

Vários roteadores, não, mas se você tiver um repetidor, sim. A presença de dois roteadores em um mesmo local pode causar interferência e comprometer o serviço dos dois, além de ser uma opção mais cara do que a aquisição de um repetidor, que fará o trabalho de forma eficiente e efetiva.

Existe uma velocidade máxima no wi-fi?

A depender do padrão do seu wi-fi, a taxa de transferência pode mudar. O mais comum é que a velocidade máxima em modelos bem utilizados seja de 1300Mb/s na banda 5GHz e 450Mb/s na 2,4GHz. Contudo, novos modelos de aparelhos wi-fi prometem velocidades ainda mais expressivas.

Qual a melhor opção: a banda 2,4GHz ou a 5GHz?

Essa escolha depende de fatores como o espaço de que você dispõe e de que você precisa. A banda menor é mais lenta que a de 5GHz, mas consegue atravessar paredes mais facilmente, ao passo que a de 5GHz é mais rápida, mas mais restrita. Logo, se você se conecta no cômodo onde o seu aparelho está conectado, a melhor opção é utilizar a maior banda, que te garantirá mais velocidade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Redes de Computadores:

Instalação de Redes sem Fio (Wireless)
Redes de Computadores – Básico
Cabeamento Estruturado

Fonte: Tech Tudo Informática – techtudo.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!