WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fortalecer a segurança de rede da empresa

Para bloquear ciberataques, medidas de segurança de rede devem ser adotadas incessantemente

Como fortalecer a segurança de rede da empresa

“De nada adianta uma rede de computadores bem estruturada se sua segurança não for fortalecida. Com isso, dados sigilosos e insubstituíveis ficam à mercê do ataque de hackers e vírus, o que pode comprometer seriamente os negócios. Para bloquear ciberataques, medidas de segurança de rede devem ser adotadas incessantemente”, ressalta Marcilio Bergami de Carvalho, professor do Curso CPT Como Montar Redes Locais com Windows Server.

Políticas de acesso à internet


Quando um colaborador acessa links externos, coloca toda a rede vulnerável a ataques cibernéticos. As consequências podem ser catastróficas: dados podem ser corrompidos, senhas podem ser roubadas, contas bancárias podem ser acessadas. Por esses motivos, a empresa deve desenvolver políticas de acesso à internet a fim de aumentar a segurança da rede. Uma boa opção é o uso de firewall.

Além disso, nem todos os colaboradores devem acessar determinados dados da empresa. Deve haver uma hierarquia de acesso para garantir a segurança de informações, devidas somente a determinado setor. Sendo assim, é indispensável definir níveis de acesso, que mantenham informações estratégicas salvas, preservadas e organizadas, pois apenas um grupo seleto poderá acessá-las.

Wi-Fi com senhas fortes


Colaboradores que trabalham fora da empresa, mas usam notebooks da corporação, não podem acessar a internet em Wi-Fi público. Vale lembrar que, nesses dispositivos, há informações concernentes à empresa, muitas delas táticas e sigilosas. Não é mera coincidência que algumas empresas programam equipamentos, de uso exclusivo, para bloquear redes abertas. Assim, o acesso à internet só é possível, em ambiente corporativo, com senha específica.

Outro meio de fortalecer a segurança da rede é investir em senhas fortes, ainda que usadas por colabores de extrema confiança. Além de evitar invasões na rede interna da empresa, isso permite que o setor responsável pela segurança de rede veja de onde partiu o acesso. Ao saber quem acessou as informações, a violação de senhas é praticamente impossível.

Atualização de sistemas e backups diários


Backups diários resguardam as informações quando em falhas do sistema ou invasão de hackers. Por meio deles, os dados são armazenados em outro local e podem ser recuperados independentemente da época de sua criação. Algumas empresas usam servidores para backup, outras preferem o armazenamento em nuvem. Este último apresenta grande viabilidade técnica e econômica, pois protege os dados até mesmo de incidentes externos.

Outra medida fundamental para a preservação de dados é a atualização dos sistemas operacionais, pois isso evita brechas na segurança. Sendo assim, ao atualizar os sistemas para as novas versões, a empresa proporciona melhorias em toda a rede, além de bloquear ações mal intencionadas que permeiam o mundo virtual.

Conheça os Cursos CPT da Área Redes de Computadores.

Leia o artigo "Redes wireless - como configurar o protocolo TCP/IP no Windows."

Fonte: blog.starti.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!