
Proxy server é um servidor intermediário entre usuário da internet e site de destino. Trata-se de um hub de computador onde são processados os comandos enviados pelo internauta. “Uma das vantagens do proxy é ocultar o endereço IP domiciliar, o que garante ao usuário da rede privacidade e segurança. Ao contrário de quem não o usa, que se expõe outros computadores da rede, inclusive a hackers”, afirma Marcilio Bergami de Carvalho, professor do Curso CPT Como Montar Redes Locais com Windows Server.
Razões para usar
Além de tornar oculto o endereço IP residencial, o proxy server apresenta outras grandes vantagens. Esse servidor intermediário garante uma navegação segura na internet já que o usuário permanece anônimo. Além disso, ele filtra conteúdo on-line, contorna restrições de localização, rastreia uploads/downloads, permite o acesso a sites internacionais e assegura a privacidade do usuário da web.
Como configurar
Configurar o proxy server no Google Chrome é semelhante à configuração em navegadores, como o Firefox, o Microsoft Edge, entre outros. Basta seguir os passos abaixo:
->Abra o navegador e clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;
->Clique em “Configurações”, desça a página e clique em “Avançado”;
->Desça novamente até encontrar a opção “Sistema”;
->Clique em “Abre as configurações de proxy do computador”;
->Na janela, procure por “Detectar configurações automaticamente” e ative essa opção se você tiver uma VPN;
->Caso você não tenha uma VPN instalada, siga para a “Configuração de proxy manual” e ative essa opção para inserir o endereço proxy.
Proxy em empresas
Assim como no ambiente doméstico, o proxy server protege a privacidade do usuário e mantém a navegação anônima de quem acessa a internet na empresa. Além disso, esse servidor intermediário realiza o controle administrativo da rede e impede que informações sigilosas da empresa, quando acessadas por seus colaboradores na intranet, não “vazem” na rede aberta e se tornem alvo de hackers.
Usuários sem proxy
Quando não se usa o proxy server, o provedor de internet tem acesso a todos os sites navegados pelo usuário. São duas as razões que impulsionam o provedor a rastrear a navegação. A primeira é limitar a velocidade de conexão quando o consumo de dados aumenta. A segunda razão é divulgar os hábitos do usuário da rede a empresas de publicidade on-line sem que ele esteja ciente disso.
Proxy ou VPN?
São boas as vantagens de se usar o proxy server. Mas e quanto ao uso da rede privada virtual (VPN)? De acordo com especialistas, a VPN é mais vantajosa que o proxy por vários motivos. Um deles é a instalação praticamente automática. Outro grande motivo é que a VPN protege o usuário de ciberataques mais elaborados, diferentemente do proxy. Este último não consegue impedir o phishing em websites (como revelar senhas e CPF), por exemplo.
Conheça os Cursos CPT da Área Redes de Computadores:
Como Montar Redes Locais com Windows Server
Redes de Computadores - Básico
Instalação de Redes sem Fio (Wireless)
Fonte: Administradores.com - administradores.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.