WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Wireless: sistema de redes sem fio

Esta tecnologia possibilita que, por meio de ondas de rádio, sejam realizados os mais diferentes tipos de transição

Rede wireless

O Sistema Wireless possibilita que, por meio de ondas de rádio, sejam realizados os mais diferentes tipos de transição

O termo wireless vem do inglês que, traduzindo, significa sem fio. Daí o nome rede sem fio. Esta tecnologia possibilita que, por meio de ondas de rádio, sejam realizados os mais diferentes tipos de transição. Em outras palavras, uma rede sem fio refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.

Rede cabeada

 

A rede cabeada caracteriza-se por ligar ou conectar diversos equipamentos, com o computador ou a impressora, por meios de cabos. Para esses equipamentos serem interligados, são necessários concentradores, com os switches e Hubs. Estes switches possuem um número de portas fixo, normalmente de 8, 16 e 24 portas, sendo uma porta para cada PC.

 

“Para que os computadores entrem em rede, eles precisam ser conectados a este switch por cabos específicos. A quantidade de máquinas que poderá fazer parte dessa rede cabeada é limitada à quantidade de portas que esse concentrador possui”, afirma o professor Marcílio Bergami de Carvalho, do curso Instalação de Redes sem Fio (Wireless), elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Uma rede sem fio refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência. Foto: reprodução 

Rede sem fio

 

No caso da rede sem fios, em princípio, não temos essa limitação, porque o sinal da rede passará a se propagar por ondas de rádio, captados por essa antena. Basta ser instalada uma placa de rede sem fio em cada computador, realizar as devidas configurações e pronto, os computadores e equipamentos estarão trocando arquivos e trabalhos de impressão, com uma configuração muito rápida, sendo feita em poucos minutos.

 

Acrescente a vantagem de não ser necessária a passagem de cabos, a quebra de paredes ou a instalação de dutos, canaletas, eletrocalhas. Além disso, com o barateamento das redes sem fios, nos últimos anos, isso tudo tem sido realizado com um custo muito acessível.

 

Rede bluetooth

 

A rede bluetooth é um padrão, relativamente novo, que tem sido popularizado por conta de sua facilidade de uso, configuração e porque grande parte dos notebooks já vem de fábrica com esse tipo de rede. Ela é uma rede de menor velocidade e alcance, muito utilizada para conexão de smart phones, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras entre outros equipamentos e acessórios. Outro uso muito comum da rede bluetooth é conectar notebooks ao telefone celular para ter acesso à internet, principalmente, à internet de terceira geração, conhecida como 3G.

 

Uma grande vantagem da rede bluetooth é a possibilidade de fazer com que dois ou mais dispositivos troquem informações por meio de uma simples aproximação entre eles. A transmissão de dados é feita por meio de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte outro, independente de suas posições, desde que estejam dentro de um limite estabelecido de proximidade.

 

Rede AD HOC

 

O termo AD HOC vem do latim e significa “para esse caso", "eventualmente", "criado para este propósito especifico”, "pontual", "como e quando necessário”. Ou seja, AD HOC sugere uma solução para um problema ou tarefa específica, que não pode ser aplicada em outros casos. Normalmente, indica uma situação provisória ou improvisada.

 

Dessa forma, uma rede de computadores AD HOC é aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando, de forma comunitária, as comunicações advindas de seus terminais vizinhos. Portanto, ela é a rede de computadores sem fios mais simples, onde não se utilizam concentradores como access point ou wireless router. A rede é formada diretamente a partir das placas de rede sem fio dos computadores.

 

Rede de infraestrutura

 

A rede de infraestrutura é a rede sem fios instalada de forma permanente e mais profissional. Nesse tipo de rede, os dispositivos comunicam-se por meio de um concentrador ou ponto comum que funciona como um switch na rede cabeada. Esse ponto comum é chamado ponto de acesso sem fio. O ponto de acesso sem fio também pode funcionar como uma ponte entre a rede sem fio e uma rede com fio tradicional.

 

Os concentradores utilizados para a rede de infraestrutura são o access point e o wireless router. Esses concentradores também podem conectar a rede sem fios diretamente ao modem de internet, disponibilizando-a para toda a rede sem fios e, inclusive, para a rede cabeada, se ela estiver conectada à rede sem fios. Portanto, as redes sem fio no modo de infraestrutura podem fazer parte de uma rede maior, o que tem ocorrido na maioria das empresas.

 

O número de dispositivos que podem utilizar um único ponto de acesso varia em função do dispositivo e do uso da rede sem fios. De forma geral, ela pode estar entre 2 e 100 computadores. Mas esse número pode alcançar o limite de até 254 computadores. No entanto, um número excessivo, maior que o recomendado para a rede, reduzirá o desempenho da rede sem fio, principalmente, se a troca de dados entre os computadores for intensa.

 

Padrões da rede WIFI

 

WPAN

 

A WPAN tem como tecnologia mais popular o bluetooth. Utilizado para interligar notebooks, ou mesmo desktops, com telefones celulares, fones sem fios, mouse entre outros equipamentos.

 

WLAN

 

Temos como tecnologia mais conhecida e mais popular a WIFI, que são as redes locais sem fios. Usadas para montar redes sem fios em salas, escritórios, andares e prédios.

 

WMAN

 

A rede WMAN é utilizada para interligar empresas com várias sedes, cidades ou até mesmo países. Tem a tecnologia mais famosa, chamada WIMAP, voltada para a interligação em uma cidade, voltada a um acesso internet, o que chamamos de última milha. O acesso à internet de banda larga sem uso de fio, sem uso de cabos.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Redes de Computadores.

 

Por Andréa Oliveira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!