WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Redes wireless - conheça mais sobre as redes locais de acesso sem fio

A principal característica das redes (wireless) é a vantagem do custo benefício, por ser de fácil instalação e de custo menos elevado

Redes wireless - conheça mais sobre as redes locais de acesso sem fio

 

A tecnologia Wireless Local Area Network (Rede Local de Acesso sem Fio), conhecida como WLAN, permite que usuários estabeleçam conexões sem fio em uma área local. Sua principal característica é a vantagem do custo benefício, por ser de fácil instalação e de custo menos elevado. As WLAN têm a mesma funcionalidade das LANs (redes cabeadas), porém, as redes sem fio eliminam a necessidade de cabos e outros de equipamentos de rede. Foi por meio da WLAN que surgiu a tecnologia WiFi (Wireless Fidelity).

“Entre os dispositivos utilizados nas redes sem fio, estão computadores de mesa, computadores portáteis, assistentes digitais pessoais (PDAs), pagers e telefones celulares, entre outros. Esses equipamentos móveis permitem uma série de aplicações”, afirmam os professores Cleiton Eloi de Freitas e Éder Moreira de Lélis, do Curso Antenas de Comunicação Wireless – Instalação e Configuração, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

As redes WLAN podem funcionar de duas maneiras distintas de operação: ponto a ponto (AD HOC), em que vários usuários, em uma área limitada, como uma sala de conferência, podem formar uma rede temporária sem usar pontos de acesso, se não precisarem de acesso a recursos de rede; e infraestrutura, estações sem fio (dispositivos com placas de rede de rádio ou modems externos) que se conectam a pontos de acesso sem fio e funcionam como pontes entre as estações e o backbone de rede existente. O backbone (rede de transporte) nomeia o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho.

A rede AD HOC

Esse tipo de operação é conhecido como peer to peer, ou modo direto, pois a comunicação é feita diretamente entre os computadores, sem a presença de um concentrador. A rede AD HOC é considerada a rede de computadores sem fio mais simples, pois, geralmente, são pequenas, com poucos dispositivos interconectados e os seus terminais funcionam como roteadores, permitindo compartilhar arquivos e impressoras, sem a necessidade de um hardware adicional para operar. Em redes sem fio simples e sem a necessidade de interconexão com redes baseadas em cabos, esse modo AD HOC é o recomendado por ter um custo menor.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Redes de Computadores.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre configuração de redes wireless:

Como configurar uma rede sem fio no windows

Como configurar o protocolo TCP/IP no Windows

Dicas para melhorar o sinal da sua rede wireless

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!