Os hotéis, como todos sabem, sempre estão hospedando pessoas que, por sua importância econômica, política, artística ou social, requerem atenção e cuidados especiais. São os chamados hóspedes VIP e entre esse tipo de hóspede, figuram os artistas, atletas, políticos, grandes empresários ou qualquer outra pessoa que exija uma atenção maior durante sua estada no estabelecimento hoteleiro.
Faz-se necessário, então, que os hotéis disponham de mão de obra devidamente qualificada, de forma a oferecer a melhor prestação de serviços a estes hóspedes e a melhor forma de se ter sucesso nesta investida, é contratando profissionais aptos ao exercício da profissão de segurança pessoal, ou investir seriamente no treinamento dos seus próprios funcionários, de forma a eliminar, totalmente, qualquer tipo de amadorismo. É bom lembrar que um bem organizado sistema de segurança contribui para a boa imagem do hotel, além de atrair cada vez mais clientes e garantir a fidelidade dos antigos.
Assim como toda profissão, exercer a profissão de segurança pessoal exige estudos, treinamentos constantes, atualizações, além, é claro, da prática estudar. A atividade não se resume a só possuir tamanho e uma arma na mão. Muito pelo contrário, se o profissional de segurança pessoal chegar a empunhar sua arma, muito provavelmente é porque não foi competente.
Um bom segurança pessoal deverá estar sempre atento a fatores relevantes que, quando analisados de maneira eficiente, evitam que seus clientes se metam em “saias justas”. Entre estes fatores apontam-se:
1. A localidade – esse é um dos principais pontos que um segurança pessoal precisa saber trabalhar. Um segurança pessoal tem que conhecer muito bem o local a ser visitado, e ter voz para impedir que o protegido vá a determinados lugares, localizando alternativas para que este não vá.
2. A quantidade – vamos considerar que o VIP não possa, realmente, deixar de ir ao local. Então, a solução é fazer um reconhecimento detalhado da região e dimensionar os riscos e a equipe que vai trabalhar. Dependendo do lugar, o hotel deverá contar com dois ou três carros, com cinco ou mais homens.
3. A formação – dependendo da quantidade de homens na equipe, temos de saber dimensionar a proteção.
4. A equipe – uma equipe tem de possuir ferramentas de apoio, não apenas um celular para ligar 190, mas rádios, carros blindados, armamento e, principalmente, cérebro. Pois, em uma situação de emergência, o apoio tem de ser rapidamente informado, as armas precisam ser usadas da melhor forma possível, e os demais equipamentos devem estar prontos para o uso.
5. O treinamento – por fim, o mais importante é o preparo da equipe.
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Por Silvana Teixeira.
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