WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Plasticultura no plantio de tomate reduz o uso da água e do agrotóxico

O objetivo desse método é a produção de plantas em um local onde é possível condicionar um ou mais fatores ambientais

 

 O cultivo de tomate em estufas oportuniza a colheita em épocas com melhor preço de mercado.

Como o nome já diz, plasticultura é o cultivo agrícola auxiliado por plásticos, ou seja, por meio da utilização de estufas, que usam plástico nos formatos de filmes, telas de sombreamento, telas anti-insetos, filmes para cobertura do solo, entre outros.

O objetivo desse método é a produção de plantas em um local onde é possível condicionar um ou mais fatores ambientais, conforme o sistema adotado. Em plasticultura, o termo “cultivo em ambiente protegido” é o mais usado atualmente, e inclui as estufas, os telados e os túneis agrícolas.

A utilização de estufas na agricultura, proporciona um ambiente mais favorável para as culturas; principalmente de hortaliças, garantindo o cultivo de várias espécies durante todo o ano, aumentando a produção e a qualidade e ainda possibilita o aproveitamento de pequenas áreas com alta produtividade e qualidade. Além disso, traz significativa redução no desperdício de água e aplicação de agrotóxicos.

A prática de utilização de estufas para hortaliças é indicada para culturas que necessitem de condições especiais, como controle de temperatura, produção fora de época e isolamento de pragas, bem como para cultivos com valor de retorno alto. Os objetivos são diminuir o ciclo produtivo e melhorar a qualidade do produto.

 

O plantio  de tomate em ambiente protegido permite a obtenção de produtos de elevado padrão de qualidade.

 

O plantio de tomate em ambiente protegido é uma atividade relativamente recente no Brasil, mas encontra-se em franca expansão, sobretudo nos estados do Sul e Sudeste. Em vista do manejo diferenciado, esse modo de cultivo necessita de cultivares bem adaptados e que proporcionem o máximo rendimento de produtos de elevado padrão de qualidade. Embora o número desses ainda seja limitado, o tomate, ao lado do pimentão, é a espécie que tem mostrado crescimento mais consistente e é uma alternativa muito rentável do setor.

Antes de tudo, é extremamente importante que o produtor conheça bem a planta que quer cultivar, desde sua origem, as partes que a compõem até o ambiente em que essa se adapta. O tomateiro é uma planta exigente quanto ao clima, por isso em condições controladas, a produtividade é muito superior permitindo que seja cultivada em períodos que, devido às intempéries, não seria possível fazê-lo a céu aberto. O que oportuniza a colheita em épocas com melhor preço de mercado.

O curso Cultivo de Tomate em Estufa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é uma oportunidade de fornecer subsídios a todos os interessados na montagem e operação das estufas, abordando aspectos importantes sobre sua instalação e manejo para o cultivo do tomate. No curso você receberá informações da professora Dr. Rumy Goto, chefe do departamento de horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP- Botucatu.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A regularidade de oferta, qualidade e quantidade do produto são condições básicas para que o horticultor tenha sucesso no seu empreendimento. Por isso, cada um deve avaliar se há mercado para a cultura que deseja produzir e também se a produção esperada cobrirá os custos do investimento.

Na maioria dos casos, a comercialização do tomate pelo produtor é feita através das Centrais de Abastecimento – CEASA. No entanto, o mercado atual, principalmente os grandes supermercados, tem feito uma compra diferenciada dos produtos, principalmente com aumento de áreas de cultivo protegido, aliando-se ao fato desse seguimento de hortifrúti ter se valorizado dentro desse tipo de comercialização, além do surgimento de “boutiques” nos grandes centros. Com isso, consegue-se uma freguesia constante e um melhor preço.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Odair Mineiro

24 de ago de 2019

Quero saber sobre o uso da plasticultura no enxerto do tomateiro.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago de 2019

Olá Odair Mineiro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A plasticultura trata-se da utilização de estufas agrícolas para aprodução de frutas e hortaliças. Este sistema de produção reduz a utilização de defensivos agrícolas pelo fato de criar uma certa proteção do ambiente produtivo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que atenderá às suas necessidades.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Clelio Serafim

26 de jun de 2016

Entendi o uso de estufas para cultivo protegido em regiões frias. A minha questão ė: Existe tecnologia desenvolvida para regiões quentes. Onde se usa a estufa para se conseguir ambiente refrigerado? Com a finalidade do cultivo de plantas que não se adaptam ao calor acima de 25 graus por exemplo? Como refrigerar uma estufa para se cultivar alface por exemplo Onde a temperatura chega facilmente a 40 graus no verão.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jun de 2016

Olá Clélio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As estufas podem ser reguladas tanto para temperaturas maiores quanto para temperaturas menores. No caso de temperaturas menores basta colocar ar condicionado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Clelio Serafim

20 de jun de 2016

Queria saber se existe plasticultura para regiões quentes com refrigeração usando painéis solares para acionar refrigeradores de ar.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun de 2016

Olá Clélio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

JOSE PEDRO MACHADO LOPES

26 de nov de 2015

Deveras úteis as publicações. Uma forma de acesso às novidades da produção rural, em especial. Com relação ao Curso de Pepino em Estufa, é em livro ou CD. GRATO..

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de nov de 2015

Olá, José Pedro!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em relação ao Curso Cultivo de Pepino em Estufa ele é constituído de livro interativo e filmes em DVD.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Josivania araujo

11 de ago de 2015

Muito Bom!..

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de ago de 2015

Olá, Josivania!

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre plasticultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

sergio

24 de jun de 2015

Gostei muito e pretendo entrar no ramo. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jun de 2015

Olá, Sérgio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso cnteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Djalma Paulo De Jesus

15 de jan de 2014

Sempre conseguir tirar minhas duvidas através das publicações de vocês, elas sempre foram de relevante importância para mim. Valeu.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jan de 2014

Olá, Djalma!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo sobre plasticultura no plantio de tomate.

Atenciosamente,

Vilmara Silva.

caroline

25 de out de 2013

gostaria de fazer o curso on line, como e possível? obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de out de 2013

Olá, Carolina!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com ais informações sobre este curso.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

josue

15 de jul de 2013

GOSTEI , MUITO BOM , PARABENS

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jul de 2013

Olá, Josue!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

FABIO JULIO DE OLIVEIRA LOREDO

30 de mai de 2013

ESSE PLANTIO DE TOMATE É MUITO ESPECIAL.MUITO LEGAL,PARABÉNS.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai de 2013

Olá, Fábio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!