WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hortas caseiras: controle de pragas e doenças

Nas hortas caseiras deve-se evitar o uso de defensivos agrícolas, pois os ataques de pragas e doenças não são severos e a oportunidade de produzir um alimento livre de resíduos deve ser aproveitada

Hortas caseiras: controle de pragas e doenças

As pragas são insetos que parasitam as plantas, causando-lhes certos prejuízos. É comum se observar, ao fazer a manutenção de hortas caseiras, ou não, insetos que causam danos diretos como as lagartas e besouros, que podem atacar folhas, frutos, raízes e tubérculos, e outros insetos que são vetores de doenças, como tripes e pulgões, que podem transmitir viroses.


Pragas e doenças ocorrem durante o cultivo de qualquer espécie vegetal, e portanto, as hortaliças não são exceção. As hortaliças normalmente são espécies bem adubadas, geralmente herbáceas e de porte rasteiro, cultivadas praticamente durante o ano todo, por isso constituem um alvo fácil e constante para o ataque de insetos, pragas e dos agentes causadores de doenças.


As hortaliças são ricas em cálcio, indispensável para a formação dos dentes e ossos. O fósforo, que é indispensável para o sistema nervoso, é encontrado em pequenas quantidades em todas as hortaliças. O ferro faz parte do sangue e sua falta na alimentação pode ocasionar anemia e provocar cansaço permanente nas pessoas.


As vitaminas, principalmente as A e C, são substâncias muito importantes para o crescimento e a manutenção da saúde e sempre são encontradas nas hortaliças. As outras vitaminas, como as do complexo B e vitaminas E e K, são encontradas em pequenas quantidades, mas o suficiente para completar a cota diária.


A produção caseira de hortaliças permite a obtenção de produtos saudáveis e variados, além de oferecer a satisfação de consumir vegetais produzidos pelas próprias mãos de quem o está produzindo. Por não ter a preocupação constante com a produtividade e a lucratividade, manter uma horta caseira se torna fundamental para aqueles que optam pela qualidade, variabilidade e confiabilidade nos produtos consumidos.

“Na horta caseira, no entanto, deve-se evitar o uso de defensivos agrícolas, pois os ataques de pragas e doenças geralmente não são tão severos e a oportunidade de produzir um alimento livre de resíduos deve ser aproveitada”, afirma o professor Fabrício Rossi, do curso Horta Caseira – Implantação e Cultivo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


A horta caseira, além de ser muito importante para a saúde, pode colaborar com uma diminuição sensível de gastos com a aquisição destes produtos e permite um maior contato com a natureza, durante todo o processo produtivo das diferentes espécies vegetais que são produzidas.


As principais pragas da horta caseira são: a lagarta-rosca, as lesmas, os pulgões, a mosca-branca, os tripes, os ácaros, entre outros, conforme abaixo:


a) lagarta-rosca: lagartas de coloração marrom-escuro que durante o dia se escondem enterrando-se no solo próximo do local de ataque. Podem medir de 3,0 a 5,0 centímetros de comprimento, e têm o hábito de se enrolarem, de onde vem o nome. Para se encontrar esse inseto, é necessário cavar o solo próximo do local.

b) Lesmas, caracóis: possuem o corpo mole e por onde passam deixam um rastro brilhante. Durante o dia são encontrados debaixo de tábuas, tijolos, entulhos diversos, ou mesmo debaixo das folhas basais das plantas que podem ser atacadas.

c) Pulgões: inseto pequeno, de coloração variada, que sugam a seiva da planta. Ataca preferencialmente as brotações novas e os tecidos muito suculentos. Alojam-se na face dorsal das folhas, vivem em colônias com grande número de indivíduos e provocam o injuriamento das partes atacadas da planta. Além de causarem a deformação da parte atacada, podem transmitir viroses.

d) Mosca-branca: são insetos alados, isto é, que possuem asas, de coloração branca bastante característica. São insetos sugadores que atacam sugando a seiva das plantas desde o estágio de ninfa e podem transmitir viroses de plantas doentes para plantas sadias. Vivem em colônias com muitos indivíduos.

e) Tripes: são insetos que se alimentam de seiva desde a fase de ninfa ou forma jovem até a fase adulta. Normalmente se alojam em locais mais protegidos da planta (ex.: cartucho das folhas novas da cebola), onde sugam a seiva. Podem ser transmissores de viroses.

f) Ácaros: normalmente invisíveis a olho nu, diferenciam-se dos insetos por possuírem quatro pares de patas.

De modo geral, as doenças são causadas por fungos, bactérias, vírus e nematoides.


a) Fungos: provocam o aparecimento de pintas ou pequenas manchas, geralmente nas folhas, nas hastes ou nos frutos. Podem causar secamento ou apodrecimento das partes atacadas, murchamento e a morte das plantas.

b) Bactérias: causam manchas, geralmente escuras, podridão, secamento das partes atacadas, murchamento e morte das plantas.

c) Vírus: causam amarelecimento, deformação, engruvinhamento, mau crescimento das folhas, mau desenvolvimento das plantas.

d) Nematoides:
provocam formação de nódulos nas raízes, amarelecimento, murchamento e mau desenvolvimento das plantas.

Muitos desses sintomas mencionados de doenças podem ser confundidos com falta de adubos às plantas, falta ou excesso de água, excesso de calor ou frio, clima desfavorável à espécie, entre outros. Portanto, antes de fazer um controle é preciso diagnosticar o problema com precisão.


Dadas as características da horta caseira, tais como a grande variedade de espécies olerícolas, o controle de pragas e doenças deve ser feita de maneira a evitar a utilização de defensivos agrícolas, sendo que podem ser usadas medidas preventivas e medidas curativas.

Medidas Preventivas:


a) rotação de culturas;
b) cultivo em canteiros;
c) solarização;
d) prover condições favoráveis à manutenção dos inimigos naturais;
e) manter as plantas com bom equilíbrio nutricional e sem estresse durante o seu desenvolvimento (falta d'água por exemplo);
f) proteção na fase de produção de mudas.

Medidas Curativas:


a) Coleta manual e destruição dos insetos-praga ou eliminação das partes atacadas pelas doenças;
b) Revolvimento do solo, expondo as pragas que aí se abrigam durante alguma fase do seu ciclo evolutivo;
c) Poda e destruição das partes vegetais mais atacadas;
d) Uso de armadilhas: coloridas, atrativas, adesivas, feromônio, luminosas, e outras;
e) Uso de extratos vegetais;
f) Uso de controle biológico;
g) Uso de caldas.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Horticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

REGINA RAMOS SAQUETTE

14 de out. de 2023

Olá, gostei muito da matéria. Tenho algumas ervas aromáticas em meu quintal e a hortelã está com as folhas comidas, parece uma renda, fica só o esqueleto da folha. O que pode estar comendo a mesma? Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out. de 2023

Olá, Regina Ramos Saquette! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Inácio Ferreira de Oliveira

23 de out. de 2021

Excelente matéria para bens, Gostaria de receer outras. Att inácio

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de dez. de 2021

Olá, Inácio! Como vai?

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Cadastramos seu e-mail para receber sempre nosso boletim informativo. 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Harlei Passarella

7 de nov. de 2019

Peço orientação sobre assunto relacionado a sabotagem em horta comunitária.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de nov. de 2019

Olá,Harlei

Como vai?

O CPT disponibiliza o curso: Horta Caseira - Implantação e Cultivo - Nada melhor que reduzir gastos na hora de comprar alimentos, não é mesmo? Com um pouquinho de espaço é possível planejar uma horta e dispor de verduras, temperos e ervas frescas, sem contar que tudo pode ser realizado de forma orgânica, sem agrotóxico.

Acesse o link: https://www.cpt.com.br/cursos-horticultura-agricultura/horta-caseira-implantacao-e-cultivo  e fique por dentro os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Leonir Rossetto

13 de jun. de 2018

Gostei das informações achei muito produtivas porém quero trabalhar com horta orgânica preciso saber quais caldas que posso usar para esses insetos e doenças modo de preparar

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun. de 2018

Bom dia Leonir Rossetto,

Para mais informações sobre os Cursos nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

EDCARLOS ADAM PETRUCCI

19 de mar. de 2017

Olá, boa noite estou com um grande problema na produção de alface, aparecimento de manchas prateadas e engruvinhamento das folhas deixando as plantas extremamente atrasadas e levando ate a morte se quiser posso enviar fotos

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mar. de 2017

Olá Edcarlos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Eudimar Sousa Lustosa

3 de jul. de 2016

Achei tudo fantástico obrigada. Fiquei entusiasmada.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul. de 2016

Olá Eudimar,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Aloisio Porto

22 de jul. de 2015

Falar de controle de pragas é de suma importância para HORTAS caseiras já instaladas, mas na nossa opinião seria de grande valia se V.Ss.se se propusessem a divulgas a ARTE de se produzir uma HORTA - em outras palavras, um be a bá de como chegarmos a bom termo na construção de hortas caseiras, se é que me entendem, pois já tentei te-las mas sem sucesso e tenho certeza de que em breve terei boas noticias e assim passarei a novas tentativas ( não se assustem, não sou trabalhador e/ou produtor rura/ não possuo terrenos a não ser uma nesga do terreno de minha residência - sou curioso - e para tanto aguardo boas noticias) Atenciosamente Aloisio

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jul. de 2015

Olá, Aloísio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre horta caseira, clique aqui.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

iverli damo

11 de fev. de 2015

Tenho um canteiro de temperos e a manjerona esta toda comida as folhas. Gostaria de saber o que posso fazer para acabar com esta praga que esta comendo tudo ate as folhas da pimenteira. Grata

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de fev. de 2015

Olá, Iverli!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Incialmente é preciso saber qual praga que está atacando seu canteiro, seria interessante consultar um especialista para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

antonia elda

20 de nov. de 2014

Queria saber que tipo de lagarta e essa que é muito pequena e vive entre a folha da cebola e onde passa deixa um caminho com curvas esbranquiçada e depois vai matando a cebola.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov. de 2014

Olá, Antônia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações e um correto diagnóstico seria interessante consultar um engenheiro agronômo para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Larissa Siqueira

6 de set. de 2014

Olá, tudo bem? Eu tenho uma hortinha em casa e apareceu umas pigmentações amareladas ai acaba virando uma mancha e as folhas ficam todas amarelas e caem. Achei isso no cheiro verde , hortelã e orégano. Não tem bichinhos .. nem é parecido com um pó. Alguém pode me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de set. de 2014

Olá, Larissa!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os sintomas nas folhas iniciam pelo surgimento de manchas amarelas, pequenas que aos poucos crescem transformam-se em lesões corticosas, salientes, localizadas, na mesma região da folha, nos dois lados. Com o envelhecimento da lesão aparece um bem delineado halo amarelo em sua volta. Nos ramos as lesões são crostas salientes de cor parda, semelhantes à das folhas, porem agrupadas, recobrindo extensas áreas. Nos frutos os sintomas são inicialmente superficiais, com lesões necróticas salientes que provocam o rompimento da casca, possibilitando a entrada de outros microorganismos que irão acelerar a podridão.

A prevenção é a melhor arma contra o cancro cítrico e deve ser feita já na implantação ou renovação do pomar, com mudas sadias, e plantio de quebra ventos. Os cuidados devem ser redobrados durante a colheita. Essa época é a mais favorável para a disseminação da doença por causa do intenso trânsito de pessoas e materiais dentro da propriedade. A bactéria pode sobreviver na madeira, plástico, metal e tecido. As medidas preventivas devem começar com uma rigorosa inspeção dos pomares.

A muda deve ser adquirida de viveiros conduzidos em telados com proteção contra insetos; o controle da larva minadora deve ser feito de modo eficiente sempre que no talhão, 50% das plantas apresentem brotações novas; as escadas e sacolas e caixas devem ser devem ser desinfestadas.

Para mais informações recomendamos que consulte um especialista na área.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?