
O Estragão é uma planta herbácea perene muito usado na culinária europeia com ovos, champignon, tomates, molhos, peixe e frango. É ingrediente essencial em molho Béarnaise. É uma das quatro que compõem a famosa mistura "Fines Herbes", ervas finas que devem ser utilizadas frescas, para que o sabor seja apreciado totalmente, e para dar um toque de requinte aos mais variados pratos.
Na medicina natural (assim como outras variedades de Artemísia), o Estragão é utilizado como anticatarral, digestivo e para insônia. É usado, também, no tratamento da dor-de-dente, artrite, insônia, vermes, soluço, falta de apetite, hiperatividade, reumatismo, gases intestinais, mau-hálito, gota e náuseas.
Usa-se os ramos e as folhas secas para culinária e para o preparo medicinal. Tem sabor parecido com o manjericão, um pouco picante e pouco doce. Ao colocar na comida, ela já fica com bastante cheiro. Se cozinhar demais o cheiro sai mas o gosto fica. Use o Estragão no preparo de ovos, peixes, aves, batatas, frutos do mar e alcachofra. Quando misturado com outros temperos, louro, manjericão, salsa, ervas diversas para saladas, e outras, o condimento fica maravilhoso. Também serve para temperar vários tipos de queijos e na produção de vinagres de ervas, mostardas e manteigas.
Uma curiosidade sobre esta planta é o fato de ela ser considerada uma boa planta companheira, já que o seu aroma mantém afastadas muitas pragas de jardim. O estragão é uma planta que cresce e desenvolve com relativa facilidade em solos com boa exposição solar e temperaturas moderadas. Desenvolve em terra rica em húmus e gosta de rega regular.
Como plantar o Estragão
Por todo o ano, é possível plantar o Estragão exceto em épocas de geadas. A germinação da planta tem tempo médio de 15 à 21 dias. Deve ser plantado a uma profundidade de 0,5 cm de profundidade. O espaçamento entre mudas deverá respeitar de 35 x 30 cm, já que o Estragão pode atingir até 1 m de altura.
1- Plante em solo rico em composto orgânico, que seja parcialmente seco e num lugar onde dê bastante sol.
2- Expande-se através da divisão das raízes. Divida os rizomas brancos no inverno e propague a planta cortando partes de seu caule.
3- Quando estiver crescendo, proteja-as da geada.
Uma ou duas plantas são suficientes para o uso doméstico já que o Estragão cresce rapidamente. Ao fim de 3 ou 4 anos, a planta atinge a sua maturação máxima e devem então ser substituídas por novas plantas.
Conheça os Cursos CPT, da área Horticultura, entre eles o Curso Horta Caseira - Implantação e Cultivo, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Por Silvana Teixeira
Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.