
A Couve é uma planta herbácea, com tempo indefinido de produção. Possui o caule ereto, por vezes longo, com folhas grandes, coriáceas, coloração verde-claro a escuro conforme a variedade e pode atingir cerca de 60 a 1 metro de altura. "Podem ser onduladas e denteadas na borda, formando ou não cabeças na parte superior quando se prepara para florir. Suas flores são brancas ou amareladas, pequenas, seguidas de fruto do tipo síliqua", afirma Dr. João Tessarioli Neto, professor do Curso a Distância CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.
Em clima frio, o desenvolvimento da couve mostra-se ser bem melhor. Costuma-se plantá-la, em regiões de clima tropical, durante o outono-inverno. Ela pode ser cultivada em todo o país, desenvolve-se melhor em condições de alta luminosidade, com a incidência de sol direto.
O plantio pode ser realizado por meio de sementes ou por meio de mudas retiradas de plantas adultas. As mudas, também conhecidas como rebentos, são retiradas do caule da planta mãe. Quando plantadas em sementes plante-as diretamente na horta. Há, ainda, a possibilidade de plantá-las em sementeiras de onde deverão ser retiradas e transplantadas para o local definitivo ao atingirem 10 cm de altura aproximadamente.
Como plantar a Couve
A Couve pode ser semeada em caixotes com terra peneirada ou casca de arroz carbonizada, nivelada e úmida. Dê atenção especial ao solo onde a planta será cultivada pois, para o seu desenvolvimento ela precisará que ele seja bem drenado e fértil.
1- Colocar 2 a 3 sementes por célula se usar bandeja de semeadura ou cova se usar caixote.
2- A profundidade de plantio é de 0,5 cm.
3- Cobrir a semente com terra seca peneirada e regar. Repetir a rega todos os dias até que esteja com 10 cm de altura, quando então poderá proceder ao transplante.
4- A germinação ocorre em torno de 5 a 10 dias e deverá esperar até que cresça uns 8 cm de altura para levar ao canteiro.
5- Preparar o solo do canteiro revolvendo bem a terra e adicionando de 2 a 5 kg/ m² de adubo animal bem curtido. Caso sua horta não seja completamente orgânica poderá acrescentar adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 30 g/m².
6- Nivelar e fazer linhas de plantio, com espaçamento de 100 x 50 cm.
7- Regue a couve com frequência sem, no entanto, deixar o solo encharcado. O excesso de água pode prejudicar as raízes.
8- Cerca de 12-16 semanas depois do plantio das sementes, as couves já poderão ser colhidas. Nunca retire todas as folhas do caule. Procure deixar, pelo menos, alguns brotos.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos acessando os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Horticultura.
Entre os mais comuns, fáceis de serem cultivados e manejados, listam-se os seguintes vegetais listados nos links de referência abaixo. Clique e confira!
Horta - vegetais cultivados em pequena quantidade para o consumo próprio
Agrião (Nasturtium officinale)
Alcachofra (Cynara cardunculus subsp scolymus)
Couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis L.)
Grão-de-bico (Cicer arietinum L.)
Mandioquinha (Arracacia xanthorrhiza)
Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller)
Quiabo (Abelmoschus esculentus)
Repolho (Brassica oleracea var. Capitata L.)
Taioba (Xanthosoma sagittifolium)
Tomates (Solanum lycopersicum)
Por Silvana Teixeira
Fontes: Hortamiga, nplantas, Portal do Jardim, Globo Rural, Globo Rural, Jardinaria, O Meu Jardim, Site Unimed, Frutas no Brasil, Saberes do Jardim, Vovó que ensinou, Horta em Casa, Como Fazer Tudo, Portal São Francisco.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

ANA LUCIA CARDOSO SEVERINO
1 de jul de 2019Amei tudo isso, pois estou interessada em aprender a cultivar.

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de jul de 2019Olá Ana Lucia Cardoso Severino,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que você gostou das nossas dicas para o plantio de couve.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Marcia Silva
24 de jul de 2017Bom dia. O que deve ser feito para evitar que pulgões ataquem as couves da horta? Eu já plantei couve anteriormente, e infelizmente houve uma praga de pulgões que acabou com as verduras. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de jul de 2017Olá, Marcia.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode fazer uso de algumas receitas caseiras para prevenir pulgões em sua horta.
Uma das receitas mais conhecidas aqui no Brasil para esse fim é a água de fumo com sabão, que deve ser pulverizada em toda a planta, dias seguidos, até o total extermínio dos pulgões. Não há uma receita específica para esse remédio popular, mas você pode testar assim:
- 1 litro de água
- 10 cm de fumo de rolo, ralado
- ½ sabão em barra, ralado
Faça um macerado com os componentes e deixe descansar por 24 horas depois do que pode começar a pulverizar sua planta. No caso, o sabão é usado para facilitar a permanência da água de fumo nas folhas e caules.
Você pode encontrar outras receitas aqui.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Adriana Ribeiro dos Santos
4 de jun de 2016Excelente, dicas maravilhosas para pessoas como eu que trabalho com hortaliça. Espero receber sempre novidades de vocês. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de jun de 2016Olá Adriana,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

jandreson.
2 de nov de 2014Muito bom! Vou fazer e por na minha plantação.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de nov de 2014Olá, Jandreson!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos