WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta caseira - 6 verduras que você tem de ter em sua casa

Agrião, rúcula, espinafre, azedinha, escarola e couve são algumas verduras cultivadas em ambientes domésticos. Necessitam de poucos cuidados e podem ser cultivadas sem o uso de agrotóxicos

Horta caseira

Se você é do tipo que não abre mão de uma alimentação saudável, adora alimentar-se de verduras frescas nas refeições e, ainda, encara os trabalhos manuais como uma terapia, então você não pode deixar de fazer a sua própria horta. Agrião, rúcula, espinafre, azedinha, escarola e couve, por exemplo, são algumas verduras facilmente cultivadas em ambientes domésticos. Elas necessitam de poucos cuidados e podem, ainda, ser cultivadas sem o uso de agrotóxicos. Então, saiba mais sobre os benefícios de cada uma e faça a sua própria horta!

 


 

1- Agrião


O agrião tem baixo teor calórico, é fonte de provitamina A (especialmente betacaroteno), possui grande quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e, ainda, sais minerais. É indicado para o tratamento de diabetes, para baixar a taxa de açúcar, dermatoses, cicatrização das placas escorbúticas e escrofulosas, atonia intestinal, raquitismo, escrofulose e afecções esabúticas, broncopulmonares e da pele, desobstruente do fígado em cataplasma, é indicado nas feridas de mau caráter. É largamente utilizado em formulações de loção para a calvície.

Dicas de plantio

Geralmente é cultivada em canteiros, com o solo saturado de água por meio de irrigação, e cobertos por uma fina camada de esterco de curral.

 


 

2- Azedinha


A azedinha contém a mesma substância benéfica encontrada nos vinhos: o resveratrol. Seu consumo previne doenças cardiovasculares, fortalece as defesas do organismo, combate os radicais livres, impede o envelhecimento celular precoce, protege as células do fígado, e dificulta o aparecimento de alguns tipos de câncer. A quantidade recomendada pelos especialistas para o consumo é de uma xícara (chá) da azedinha, três vezes por semana. A planta deve ser evitada por pessoas com cálculos, artrite ou reumatismo.

Dicas de plantio

Desde que haja umidade, seu cultivo pode ser realizado o ano inteiro. Apesar de rústica e de poucas exigências, a azedinha necessita de água, sobretudo nos meses de seca. Como é geralmente cultivada em áreas pequenas, os tratos com a hortaliça são feitos manualmente.

 


 

3- Couve


A couve é rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Combate problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve alivia a prisão de ventre, evita a má disposição e alivia dores causadas pelas úlceras gástricas.

Dicas de plantio

Embora seja uma planta herbácea de clima frio, a couve é resistente para se desenvolver em locais com temperatura acima dos 25 ºC. No entanto, em regiões quentes, a recomendação é cultivar a hortaliça durante o outono e o inverno e em área com parte sombreada.

 


 

4- Escarola


A escarola é ótima fonte das vitaminas antioxidantes C e E, de vitaminas B e de minerais como o cálcio, o potássio, o fósforo, o ferro. É rica também em carotenoides. O consumo de escarola regula o intestino, evita infecções no sistema respiratório, digestivo e urinário, preserva a saúde dos ossos, cuida do coração, facilita o emagrecimento e reduz o risco de tumores (principalmente do intestino e estomago).

Dicas de plantio

A escarola se desenvolve bem em canteiros de horta, adubados com esterco de curral ou de galinha, que precisam ser irrigados quando há escassez de chuva. Durante 15 dias, no entanto, evite molhar as folhas da escarola, para que o centro da planta não fique úmido.

 


 

5- Espinafre


É fonte de ácido fólico, possui alto teor de potássio e baixo teor de sódio. É rico em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro, silício e antioxidantes. O espinafre atual bravamente na formação dos dentes e ossos, na construção muscular, na coagulação sanguínea, na conservação da visão, na manutenção da  pele, na proteção do aparelho digestivo, na saúde do sistema nervoso, previne a desnutrição e anemias e, ainda, proteje o sistema cardiovascular. Por conta de todas essas propriedades, é indicado para pessoas com anemia e desnutrição, além de ajudar no combate à pressão arterial alta e cálculos renais.

Dicas de plantio

O Espinafre prefere climas amenos, mas tem boa resistência ao calor. Gosta de boa exposição solar variando entre a meia sombra e a exposição total. É muito pouco exigente no que diz respeito ao tipo de solo e adapta-se bem em todos os tipos, gosta de rega (que deverá ser a cada dois dias no canteiro), mas diárias na sementeira.

 


 

6- Rúcula


A rúcula tem baixo teor de gordura, é excelente fonte de proteína, apresenta as vitaminas A, B, C e K, e minerais, como ferro, potássio, fósforo, manganês, cobre, zinco e magnésio. As folhas  da rúcula são antianêmicas, antiasmáticas, antiescorbúticas, depurativas, digestivas, diuréticas e aperientes.

Dicas de plantio

A rúcula necessita de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil e com acidez baixa.


Por Silvana Teixeira.
Fontes: Globo Rural, Melhor com Saúde, Plantas que Curam, M de Mulher, Infoescola, Receita Natural e Bolsa de Mulher.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mauro josé da silva

6 de mai. de 2017

Gostaria de mais dicas de como plantar mais frutas e verduras

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai. de 2017

Olá Mauro José,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim sobre Agricultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Romozelia Guerra

13 de abr. de 2017

Queria saber como cultivar pimentão, já fiz várias experiências. Se possível ajude me

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de abr. de 2017

Olá Romozelia,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marlene Gonçalves

14 de jun. de 2016

Gostaria de saber sobre agrião e hortelã

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jun. de 2016

Olá Marlene,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Maria Luiza romanelli

2 de mar. de 2016

Tenho vontade de fazer um curso sobre horticultura

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mar. de 2016

Olá Maria Luiza,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT de Horticultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?