WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Dicas para plantar e cultivar ervilha

A ervilheira (Pisum sativum) é uma planta anual milenar atualmente cultivada em todo o mundo

Dicas para plantar e cultivar ervilha

A ervilheira (Pisum sativum) é uma planta anual milenar atualmente cultivada em todo o mundo. Existem variedades de ervilha com sementes lisas ou rugosas e variedades com vagens cilíndricas ou achatadas. “Algumas delas podem chegar a apenas 25 centímetros de altura; outras podem ultrapassar dois metros de altura”, afirma João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Clima e solo


A ervilha se desenvolve com mais vigor em regiões com temperaturas entre 13°C e 18°C. Entretanto, quando já estão em fase de desenvolvimento avançado, a ervilheira é capaz de tolerar temperaturas extremamente baixas. Por outro lado, temperaturas elevadas, principalmente acima de 30°C, prejudicam o seu crescimento. Quanto ao solo, ele deve apresentar boa drenagem, alta fertilidade e pH em torno de 6 e 6,8.

Irrigação


A irrigação da ervilha deve ser constante, mas moderada. O objetivo é manter o solo úmido (não encharcado). O déficit hídrico compromete o desenvolvimento da ervilheira, assim como o excesso de água. Inclusive, na época da colheita, não pode chover.

Profundidade


A profundidade de semeadura da ervilha deve se manter entre 2 e 5 centímetros conforme a textura do solo. Nos solos leves, deve ser mais profunda e nos solos pesados, mais superficial. Geralmente, a germinação ocorre entre 4 e 8 dias após o plantio em local definitivo.

Espaçamento


O espaçamento para as variedades de ervilha anãs (de 25 centímetros a um metro de altura) deve respeitar a distância de 30 a 80 centímetros (entre linhas) e 3 a 30 centímetros (entre plantas). Enquanto para variedades de ervilha altas (mais de um metro de altura) o espaçamento deve respeitar a distância de 80 centímetros a um metro (entre linhas) e 5 a 60 centímetros (entre plantas).

Tutoramento


As ervilheiras que crescem acima de um metro de altura precisam de suportes para se desenvolverem em direção vertical. Estes devem ser finos para que a ervilha fixe suas gavinhas ramificadas e curtas com facilidade. Já as ervilheiras menores que um metro de altura não precisam de suportes. Entretanto, alguns produtores os utilizam para manter as plantas em posição vertical.

Colheita


Normalmente, a colheita de ervilha ocorre entre 65 e 85 dias (cultivares precoces) e entre 85 e 140 dias (cultivares tardias). As variedades com vagens comestíveis são colhidas com as sementes não maduras. Já na colheita de grãos verdes, as sementes devem estar desenvolvidas, contanto que estejam hidratadas. Quanto à colheita de grãos secos, ela deve ser feita quando as vagens estiverem totalmente maduras.

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface

Hidroponia - Cultivo de Tomate

Fonte: Hortas.Info

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!