WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de Pepino - vantagens da produção em estufas

O cultivo de pepino em estufas permitiu ao produtor agrícola vantagens como o aumento de produtividade, qualidade do produto e a produção na entressafra

Cultivo de Pepino - vantagens da produção em estufas. Foto/Crédito: seelensturn

 

O cultivo de pepino em ambiente protegido teve início na década de 80. Essa técnica permitiu, ao produtor agrícola, um grande aumento de produtividade, além de melhorar a qualidade dos pepinos esteticamente, eliminando a cerosidade, proporcionando mais brilho, e obtendo frutos mais retos, sem a curvatura que os desvaloriza no mercado. Outras vantagens que merecem destaque são a possibilidade de produção durante as entressafras e a colheita de frutos uniformes. Percebe-se, então, que a qualidade, a quantidade e alguns cuidados para com o produto são condições básicas para que o horticultor tenha sucesso no seu empreendimento.

O cultivo do pepino em estufas propiciou um grande aumento de produtividade, além de melhorias na qualidade dos pepinos. Foto: Reprodução

O cultivo do pepino em estufas propiciou um grande aumento de produtividade, além de melhorias na qualidade dos pepinos. Foto: Reprodução

Vantagens da produção de pepino em estufas

1- Tempo de safra do pepino em estufas: desde o plantio até o início da colheita, o pepino demora em média 35 a 40 dias para estar pronto. Na mesma estufa, dependendo do clima da região, podem ser colhidas até quatro safras por ano.

2- Produtividade da produção de pepinos em estufas: a produtividade esperada é 0,5 a 0,7 caixas de 21 kg por planta.

3- Rotação de culturas: na maioria das vezes, pode ser plantado sem rotação de cultura, principalmente quando a cultura anterior não sofreu ataque severo de doenças.

Cuidados necessários para a plantação do pepino em estufas

Ao realizar o plantio do pepino nas estufas, alguns cuidados devem ser tomados para que o empreendimento seja um sucesso, como o correto preparo do solo para o recebimento das mudas transplantadas. Neste preparo, estão incluídos a aração, o gradeamento, a correção da acidez e a adubação da terra.

1- Adubação

Ao transplantar as mudas, o solo deve ter sido previamente corrigido e adubado com base nos
resultados da análise de solo. Os melhores solos para o pepino são os argilo-arenosos, no entanto ele se desenvolve bem em qualquer tipo de solo.

O pepino é uma cultura muito exigente quando à temperatura e a umidade do solo e não tolera solos encharcados. Foto: Reprodução

O pepino é uma cultura muito exigente quando à temperatura e a umidade do solo e não tolera solos encharcados. Foto: Reprodução

2- Temperatura e Umidade do solo

O pepino é uma cultura muito exigente quando à temperatura e a umidade do solo e não tolera solos encharcados. O pH mais adequado varia entre 5,5 a 6,8.

3- Adubação orgânica

Esterco não muito curtido incorporado no solo pode trazer excelentes rendimentos. A aplicação deve ser feita com antecedência de alguns dias do plantio.

4- Adubação química

Normalmente, para calcular em termos de necessidade de fósforo, preconiza-se atingir entre 80 a 250 ppm de fósforo, e para o potássio, manter a relação Ca + MG/K= 20. Valor em torno de 2 mmolc.dm-3 de K no solo poderia ser considerado ótimo.

Ao transplantar as mudas, o solo deve ter sido previamente corrigido e adubado. Foto: Reprodução

Ao transplantar as mudas, o solo deve ter sido previamente corrigido e adubado. Foto: Reprodução

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

Curso CPT Cultivo de Pepino em Estufa

Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Curso CPT Cultivo de Tomate em Estufa

Curso CPT Cultivo de Pimentão em Estufa

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!