WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Crie a sua própria horta e tenha uma vida saudável

A produção caseira de hortaliças visa a qualidade, a variabilidade e a confiabilidade nos produtos produzidos

horta caseira

A produção caseira de hortaliças permite a obtenção de produtos saudáveis e variados

Nos últimos tempos, o desenvolvimento de uma consciência ecológica e de respeito ao próprio organismo está levando os brasileiros a buscar por alimentos puros, saudáveis e de grande qualidade. Sendo assim, cada vez mais, pessoas estão procurando alternativas de modo a produzir, na medida do possível, o seu próprio alimento, sem produtos químicos ou agrotóxicos. Desta forma, uma boa horta, torna-se uma alternativa mais que viável em prol da saúde e do bem estar.

O consumo diário de alimentos é muito importante para a saúde humana, pois o nosso corpo necessita de nutrientes para promover o crescimento, fornecer energia para o trabalho, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos e aumentar a resistência contra as doenças.

A produção caseira de hortaliças permite a obtenção de produtos saudáveis e variados, além de oferecer a satisfação de consumir vegetais produzidos pelas próprias mãos de quem o está produzindo. Sendo assim, a produção caseira de hortaliças visa a qualidade, a variabilidade e a confiabilidade nos produtos produzidos.

A horta caseira pode ser instalada em áreas ociosas de casas, chácaras, sítios, ou mesmo, em recipientes diversos (caixas, bandejas, sacos plásticos, dentre outros) dentro de apartamentos das grandes cidades, podendo ser de diferentes tipos e tamanhos, em virtude da disponibilidade de espaço e recursos que se tenham disponíveis. A possibilidade de se poder consumir um produto "fresquinho" e com absoluta certeza de sua origem são fatores fundamentais que justificam, na maioria dos casos, o plantio de uma horta doméstica.

horta caseira

Além de muito importante para a saúde, a horta caseira pode colaborar com uma diminuição de gastos e permite um maior contato com a natureza

As hortaliças são excelentes para ajudar em todas essas funções da alimentação. Elas são ricas em cálcio, indispensável para a formação dos dentes e ossos. O fósforo, que é indispensável para o sistema nervoso, é encontrado em pequenas quantidades em todas as hortaliças. O ferro faz parte do sangue e sua falta na alimentação pode ocasionar anemia e provocar cansaço permanente nas pessoas. As vitaminas, principalmente as A e C, são substâncias muito importantes para o crescimento e a manutenção da saúde e sempre são encontradas nas hortaliças. As outras vitaminas, como as do complexo B e vitaminas E e K, são encontradas em pequenas quantidades, mas o suficiente para completar a cota diária.

“Além de ser muito importante para a saúde, a horta caseira pode colaborar com uma diminuição sensível de gastos com a aquisição destes produtos e permite um maior contato com a natureza, durante todo o processo produtivo das diferentes espécies vegetais que são produzidas.”, afirma o professor Fabrício Tessarioli Neto, do curso de Horta Caseira – Implantação e Cultivo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

As hortaliças, por definição, são plantas herbáceas, de ciclo curto e suas partes comestíveis podem ser utilizadas diretamente na alimentação humana, sem exigir nenhum tipo de industrialização. Existe uma variedade muito grande de hortaliças, e as diferenças se referem ao tipo de planta, à maneira de produzi-las, à época de plantio e colheita e até ao modo de prepará-las. De algumas espécies se consomem as folhas, de outras, os frutos, as raízes, os tubérculos, as rizomas, as hastes, os talos e as flores.

Existem hortaliças que são originárias de clima quente (clima tropical), outras espécies são originárias de clima frio (regiões temperadas), e isso levou essas plantas a terem adaptações climáticas diferenciadas. Como resultado disso, encontra-se, em diferentes épocas do ano, facilidade maior ou menor à produção dessas espécies, de acordo com a sua origem. No entanto, existem algumas hortaliças que são produzidas satisfatoriamente durante o ano todo.

a) Hortaliças de clima ameno/frio: couve-flor de inverno, rabanete, alface, almeirão, chicória, rúcula, cenoura-de-inverno, beterraba, brócolis, ervilha, morango, couve chinesa (acelga), cebola, cebolinha, salsa, alho, nabo, couve-manteiga, etc.

b) Hortaliças de clima quente: coentro, couve-flor de verão, brócolis de verão, cenoura de verão, beringela, jiló, pimenta, pimentão, abobrinha, feijão vagem, pepino, abóbora, moranga, maxixe, melancia, melão, batata-doce, chuchu, quiabo, etc.

horta caseira

As hortaliças são plantas herbáceas, de ciclo curto e suas partes comestíveis podem ser utilizadas na alimentação humana, sem exigir nenhum tipo de industrialização

Implantação da horta
- Escolha um local ensolarado, pois as hortaliças são plantas de crescimento rápido, por isso mesmo necessitam de muita luz para crescerem sadias.
- Prefira um local próximo a água de qualidade e em quantidade suficiente.
- Terrenos encharcados não possibilitam que as raízes das hortaliças respirem, pois a quantidade de ar disponível é insuficiente, o que pode atrasar o crescimento das plantas ou mesmo favorecer o aparecimento de doenças nas raízes.
- O vento aumenta o consumo de água pelas plantas e pode vir a estragar folhas e frutos. Mesmo as plantas que são adaptadas à época fria não aceitam os ventos fortes e frios. Caso no local não possua uma barreira natural contra o vento, faz-se necessário a sua introdução através de quebra-ventos, que podem ser produzidos por meio do plantio de várias plantas arbustivas.
- Os animais domésticos, principalmente cães e galinhas, adoram o local da horta, pois ali existe terra fresca e macia para cavar, enterrar ossos e ciscar. Portanto, a horta deve ser bem cercada para evitar a entrada desses animais.

Preparação dos Canteiros
- Limpeza: capinar o mato, catar pedras, cacos de telhas, tijolos, vidros, restos de madeira. Enfim, tirar todo o entulho do terreno.
- Drenagem: canais para escoamento da água.
- Dimensionamento (comprimento, largura, altura): o dimensionamento deve ser feito de maneira a aproveitar melhor o terreno.
- Marcação dos canteiros: eles são marcados com estacas de bambu fincadas nos cantos do canteiro e esticando barbante entre as estacas.

horta caseira

Escolha um local ensolarado, pois as hortaliças são plantas de crescimento rápido e necessitam de muita luz para crescerem sadias

Confira mais informações, acessando os cursos da área Horticultura.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!