WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Controle de pragas do pepino: pulgões, brocas e mosca-das-frutas

Por meio de inspeções rotineiras nos pepineiros, o produtor rural poderá iniciar um controle sistemático de pragas, como pulgões, brocas e moscas, evitando que toda uma cultura seja dizimada

Controle de pragas do pepino: pulgões, brocas e mosca-das-frutas.

 

No Brasil, a cultura do pepino está mais suscertível de ser atacada por pragas como os pulgões, entre eles o Aphis gossypii e o Myzus persicae, que podem causar sérios prejuízos ao agricultor; as brocas, entre elas a Diaphania nitidalis e a Diaphania hyalinata, que podem atacar desde as folhas do pepineiro até os frutos; e a famosa mosca-das-frutas, que promove o apodrecimento da polpa do pepino, tornando-o impróprio para a comercialização.

Entretanto, por meio de inspeções rotineiras nos pés de pepino, o produtor poderá iniciar um controle sistemático destas pragas, evitando que toda uma cultura seja atacada, o que poderá gerar diminuição na produtividade dos pepineiros, ou ainda sua total destruição.

Pulgões (Aphis gossypii e Myzus persicae)

O Aphis gossypii e o Myzus persicae, conhecidos popularmente como pulgões, são insetos sugadores, causadores de determinadas viroses do pepineiro, como é o caso do Vírus-do-mosaico-do-pepino e do Vírus Y.

Tais pragas preferem atacar o pepineiro assim que este inicia o seu ciclo vegetativo. Como resultado, brotos e folhas novas ficam amassadas, o que impede o crescimento natural do pepineiro e a completa dizimação de toda a cultura de pepino.

CONTROLE

O controle deverá ser feito por meio de defensivos agrícolas, receitados po rum engenheiro agrônomo de confiança. Isso poderá ser feito antes de se plantar os pepinos, tratando as sementes de pepino com inseticidas em pó; ou assim que o pepineiro começar a se desenvolver, por meio da pulverização foliar periódica.

Brocas (Diaphania nitidalis e Diaphania hyalinata)
 
A Diaphania nitidalis e a Diaphania hyalinata, conhecidas popularmente como brocas, são pragas que possuem um ciclo de vida em torno de 25 a 30 dias, indo da fase larval à fase adulta (mariposas).

Ambas preferem atacar os frutos, mas também podem atacar as folhas e os brotos do pepineiro, abrindo rachaduras até alcançar a polpa do pepino, fazendo com que este apodreça, tornando-se impróprio para a comercialização.

CONTROLE

O melhor meio de controle das brocas é a prevenção, pois estas são bastante resistentes aos inseticidas. Entretanto, se as pulverizações forem feitas à tarde, o controle será mais eficiente.

Mosca-das-frutas (Anastrepha grandis)

Anastrepha grandis, conhecida popularmente como mosca-das-frutas, causa sérios prejuízos aos pepineiros, por meio de suas larvas, que perfuram os pepinos, destruindo a sua polpa e causando o seu apodrecimento.

CONTROLE

Deve-se proceder à pulverização com Fenthion, enquanto os frutos estão verdes. Também são usadas iscas tóxicas nos pés de pepino, que exterminam a praga na sua fase adulta.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Cultivo de Pepino em Estufa

Curso CPT Cultivo de Tomate em Estufa

Curso CPT Cultivo de Pimentão em Estufa

Curso CPT Horta Caseira – Implantação e Cultivo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Antônio dos Reis

4 de jul de 2020

Gostei muito das explicações

Franck Fagundes

4 de out de 2019

Bom

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de out de 2019

Olá Franck Fagundes,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que atenderá suas necessidades sobre a produção de pepinos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Dos Santos Aldo

7 de dez de 2018

Inseticida feita com caldo de fumo funciona para primeiros e melancia?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de dez de 2018

Olá,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site, este inseticida natural é usado para qualquer plantação que tenha pulgões.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Dos santos

4 de dez de 2018

Olá bom dia!! Tem algum inseticida caseiro pra evitar essas pragas? Principalmente a mosca da fruta... Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de dez de 2018

Olá,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

No Google possui algumas sugestões, clique aqui para ver.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Edeilson Lopes Machado

16 de dez de 2016

Boa noite, já plantei um pouco de pepino rasteiro para ter uma experiência notei algumas dificuldades como folha amarela aí passei herbicida folgar resolveu o problema. Outra foi o pulgão tipo as folhas amassada ainda não vi o resultado. Agora estou tendo problemas com formigas elas só cortam e não levam a difícil ver elas me ajudem pois quero fazer uma plantação de uns 2 alqueires não posso perder.obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de dez de 2016

Olá Edeilson,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que entre em contato com um técnico agrícola em sua região, para uma correta avaliação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

aldeon

27 de set de 2016

Como controlar pragas e doenças na cultura da melancia usando inseticidas biológico

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de set de 2016

Olá Aldeon,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre controle biológico, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Cleusa fernandes Escobar Neves

2 de set de 2016

Como posso controla o oídio no pepino de mil pés que tenho. Ele cresce pouco não rama muito colhemos duas vezes. Por semana e da em media duas caixas por colheita

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set de 2016

Olá Cleusa,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Uma solução de 5% de leite cru de vaca e 95% de água já pode ser utilizada para controlar o oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores. Esse método foi desenvolvido na Embrapa Meio Ambiente e testado em pepino e abobrinha, com controle de praticamente 100% da doença. O oídio é causado por um fungo chamado Sphaerotheca fugilinea, que se parece com um pó branco nas folhas de variadas culturas. Para uma solução de 100 litros, por exemplo, são necessários 95 litros de água e 5 litros de leite.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

emerson oliveira

18 de abr de 2016

Bom dia! Gostaria de saber qual adubo liquido devo usar em irrigação de gotejamento em estufa no pepino.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de abr de 2016

Olá Emerson,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

VILSON FERREIRA DE CERQUEIRA

23 de nov de 2015

Ótimas dicas para quem gosta de plantar e colher alimentos de boa qualidade, que é o meu caso.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de nov de 2015

Olá, Vilson!

Ficamos muitas felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

nestor fachini

30 de mar de 2015

Boa tarde, tenho uma plantação de pepino para conservas, cerca de 12 mil pés. A plantação foi muita atacadas com VIROSE . Qual produto posso usar para controlar as pragas. Obrigado aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mar de 2015

Olá, Nestor!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Primeiramente seria interessante saber que tipo de virose esta acometendo sua plantação de pepino e para isto seria interessante consultar um enegenheiro agronômo em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!