
No Brasil, a cultura do pepino está mais suscertível de ser atacada por pragas como os pulgões, entre eles o Aphis gossypii e o Myzus persicae, que podem causar sérios prejuízos ao agricultor; as brocas, entre elas a Diaphania nitidalis e a Diaphania hyalinata, que podem atacar desde as folhas do pepineiro até os frutos; e a famosa mosca-das-frutas, que promove o apodrecimento da polpa do pepino, tornando-o impróprio para a comercialização.
Entretanto, por meio de inspeções rotineiras nos pés de pepino, o produtor poderá iniciar um controle sistemático destas pragas, evitando que toda uma cultura seja atacada, o que poderá gerar diminuição na produtividade dos pepineiros, ou ainda sua total destruição.
Pulgões (Aphis gossypii e Myzus persicae)
O Aphis gossypii e o Myzus persicae, conhecidos popularmente como pulgões, são insetos sugadores, causadores de determinadas viroses do pepineiro, como é o caso do Vírus-do-mosaico-do-pepino e do Vírus Y.
Tais pragas preferem atacar o pepineiro assim que este inicia o seu ciclo vegetativo. Como resultado, brotos e folhas novas ficam amassadas, o que impede o crescimento natural do pepineiro e a completa dizimação de toda a cultura de pepino.
CONTROLE
O controle deverá ser feito por meio de defensivos agrícolas, receitados po rum engenheiro agrônomo de confiança. Isso poderá ser feito antes de se plantar os pepinos, tratando as sementes de pepino com inseticidas em pó; ou assim que o pepineiro começar a se desenvolver, por meio da pulverização foliar periódica.
Brocas (Diaphania nitidalis e Diaphania hyalinata)
A Diaphania nitidalis e a Diaphania hyalinata, conhecidas popularmente como brocas, são pragas que possuem um ciclo de vida em torno de 25 a 30 dias, indo da fase larval à fase adulta (mariposas).
Ambas preferem atacar os frutos, mas também podem atacar as folhas e os brotos do pepineiro, abrindo rachaduras até alcançar a polpa do pepino, fazendo com que este apodreça, tornando-se impróprio para a comercialização.
CONTROLE
O melhor meio de controle das brocas é a prevenção, pois estas são bastante resistentes aos inseticidas. Entretanto, se as pulverizações forem feitas à tarde, o controle será mais eficiente.
Mosca-das-frutas (Anastrepha grandis)
A Anastrepha grandis, conhecida popularmente como mosca-das-frutas, causa sérios prejuízos aos pepineiros, por meio de suas larvas, que perfuram os pepinos, destruindo a sua polpa e causando o seu apodrecimento.
CONTROLE
Deve-se proceder à pulverização com Fenthion, enquanto os frutos estão verdes. Também são usadas iscas tóxicas nos pés de pepino, que exterminam a praga na sua fase adulta.
Por Andréa Oliveira.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Horticultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Entre os cursos, temos:
Curso CPT Cultivo de Pepino em Estufa
Curso CPT Cultivo de Tomate em Estufa
Curso CPT Cultivo de Pimentão em Estufa
Curso CPT Horta Caseira – Implantação e Cultivo
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

José Antônio dos Reis
4 de jul de 2020Gostei muito das explicações

Franck Fagundes
4 de out de 2019Bom

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de out de 2019Olá Franck Fagundes,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que atenderá suas necessidades sobre a produção de pepinos.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Dos Santos Aldo
7 de dez de 2018Inseticida feita com caldo de fumo funciona para primeiros e melancia?

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de dez de 2018Olá,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site, este inseticida natural é usado para qualquer plantação que tenha pulgões.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Dos santos
4 de dez de 2018Olá bom dia!! Tem algum inseticida caseiro pra evitar essas pragas? Principalmente a mosca da fruta... Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de dez de 2018Olá,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
No Google possui algumas sugestões, clique aqui para ver.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Edeilson Lopes Machado
16 de dez de 2016Boa noite, já plantei um pouco de pepino rasteiro para ter uma experiência notei algumas dificuldades como folha amarela aí passei herbicida folgar resolveu o problema. Outra foi o pulgão tipo as folhas amassada ainda não vi o resultado. Agora estou tendo problemas com formigas elas só cortam e não levam a difícil ver elas me ajudem pois quero fazer uma plantação de uns 2 alqueires não posso perder.obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de dez de 2016Olá Edeilson,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que entre em contato com um técnico agrícola em sua região, para uma correta avaliação.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

aldeon
27 de set de 2016Como controlar pragas e doenças na cultura da melancia usando inseticidas biológico

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de set de 2016Olá Aldeon,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre controle biológico, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Cleusa fernandes Escobar Neves
2 de set de 2016Como posso controla o oídio no pepino de mil pés que tenho. Ele cresce pouco não rama muito colhemos duas vezes. Por semana e da em media duas caixas por colheita

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de set de 2016Olá Cleusa,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Uma solução de 5% de leite cru de vaca e 95% de água já pode ser utilizada para controlar o oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores. Esse método foi desenvolvido na Embrapa Meio Ambiente e testado em pepino e abobrinha, com controle de praticamente 100% da doença. O oídio é causado por um fungo chamado Sphaerotheca fugilinea, que se parece com um pó branco nas folhas de variadas culturas. Para uma solução de 100 litros, por exemplo, são necessários 95 litros de água e 5 litros de leite.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

emerson oliveira
18 de abr de 2016Bom dia! Gostaria de saber qual adubo liquido devo usar em irrigação de gotejamento em estufa no pepino.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de abr de 2016Olá Emerson,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

VILSON FERREIRA DE CERQUEIRA
23 de nov de 2015Ótimas dicas para quem gosta de plantar e colher alimentos de boa qualidade, que é o meu caso.

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de nov de 2015Olá, Vilson!
Ficamos muitas felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

nestor fachini
30 de mar de 2015Boa tarde, tenho uma plantação de pepino para conservas, cerca de 12 mil pés. A plantação foi muita atacadas com VIROSE . Qual produto posso usar para controlar as pragas. Obrigado aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de mar de 2015Olá, Nestor!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Primeiramente seria interessante saber que tipo de virose esta acometendo sua plantação de pepino e para isto seria interessante consultar um enegenheiro agronômo em sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos