WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como cultivar pepino em estufa

Controlar a temperatura e a umidade dentro da estufa é de extrema importância para que o horticultor obtenha alta produtividade e obtenha sucesso em seu negócio

Cultivo de Pepino em Estufa

 

O cultivo de pepino em estufa traz inúmeros benefícios à planta quanto a seu desenvolvimento. Entretanto, o manejo correto do pepineiro na estufa requer alguns conhecimentos. Principalmente em relação ao controle do ambiente interno onde está implantado o cultivo. Portanto, controlar a temperatura e a umidade dentro da estufa é de extrema importância para que o horticultor obtenha alta produtividade e obtenha sucesso em seu negócio.

Controle da temperatura

Como já dissemos, o controle da temperatura dentro da estufa é fator-chave para o sucesso do cultivo de pepino. Isso só é possível com estufas climatizadas que diminuem ou aumentam a temperatura conforme as exigências da planta.

Para acompanhar o nível de temperatura, deve ser instalado um termômetro para o acompanhamento constante. Dessa forma, o agricultor poderá optar se irá ou não abrir ou fechar a estufa.

Quando o ambiente interno está muito elevado, muitos utilizam telas de sombreamento removíveis e exaustores, para que o ar quente vá para fora do ambiente onde estão os pepineiros.

Em geral, a faixa da temperatura deve oscilar entre 23 e 26°C (de dia) e 18°C (à noite).

Controle da umidade relativa do ar

Da mesma forma que a temperatura, a umidade relativa do ar no ambiente interno da estufa deve ser controlada. Isso pode ser feito por meio de um equipamento conhecido como higrômetro.

De acordo com a professora Rumy Goto, do Curso CPT Cultivo de Pepino em Estufa, o agricultor deve monitorá-lo regularmente, para evitar que a umidade fique muito alta, o que aumenta o risco de doenças, além de prejudicar a polinização das plantas.

Outros aspectos a serem considerados

Mas outros fatores também devem ser considerados, como a luminosidade (16 horas - quando ainda são mudas); o tipo de solo mais adequado (arenoso-lodoso); a adubação semanal (com Nitrogênio, Fósforo e Potássio); a irrigação (gotejamento ou escoamento lento); e outros.

Com o manejo adequado do ambiente interno da estufa, os pepineiros produzirão o ano todo. Eles devem ser colhidos entre 60 a 70 dias após o plantio das sementes, podendo alcançar uma produtividade de 1,5 kg de pepinos por semana.

Por Andréa Oliveira.

Fontes Ehow e Wikipédia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!