
“De ciclo curto e cultivo simples, a rúcula (Eruca sativa) é uma hortaliça proveniente do Mediterrâneo. Além da capacidade de se adaptar a várias regiões do país, ela não é exigente em água”, explica João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo. Perfeita para a agricultura familiar, a produção de rúcula aumenta a renda de pequenos produtores graças à boa demanda no mercado. Quando cultivada em estufa, ela pode ser produzida, até mesmo na estação das águas, pois cresce em sistema protegido e controlado.
1. Aquisição das sementes
A propagação da rúcula ocorre por sementes adquiridas em cooperativas ou lojas agropecuárias. Geralmente, elas são comercializadas em latas de 50, 100 e 500 gramas, ou ainda em envelopes com menor quantidade.
2. Variedades de rúcula
As variedades de rúcula mais comuns, no Brasil, são a variedade cultivada e a variedade de folhas largas. Entretanto, há mais duas espécies de rúcula, da mesma família da couve e do brócolis, que apresentam bordas irregulares ou bordas lisas.
3. Plantio das sementes
As sementes de rúcula podem ser plantadas em bandejas ou canteiros. Em ambos os casos, o espaçamento mais utilizado deve seguir a distância de 25 centímetros entre linhas. Em canteiros, a orientação é para o plantio de 0,2 grama de semente por metro linear. Enquanto em bandejas, até oito sementes podem ser plantadas por célula. A germinação começa três dias após a semeadura.
4. Clima recomendado
Embora se adapte bem a vários climas, a rúcula prefere temperaturas mais amenas (entre 15°C e 18°C) para que as folhas de rúcula não se desenvolvam atrofiadas, o que ocorre em locais com altas temperaturas. Entretanto, em cultivo protegido, com temperatura e umidade controladas, a rúcula pode ser cultivada até mesmo em regiões mais quentes.
5. Dicas de irrigação
Como a rúcula não requer muita água, ela prefere solos com boa drenagem. Mesmo porque, em solos encharcados, essa hortaliça pode ser acometida por doenças, principalmente fúngicas. A irrigação da rúcula pode ser realizada, na parte da manhã, todos os dias, mas moderadamente.
6. Colheita da hortaliça
A colheita da rúcula tem início 30 dias após o plantio. Após esse período, as folhas se tornam mais fibrosas. A touceira pode ser colhida inteira, inclusive com a raiz, ou apenas com a remoção das folhas (acima da gema apical), para estimular a brotação.
Conheça os Cursos CPT:
Horta Caseira - Implantação e Cultivo
Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface
Hidroponia - Cultivo de Tomate
Revista Globo Rural
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.