WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Japoneses têm culinária rica em sabor e saúde

A comida japonesa é reconhecida internacionalmente por preconizar a utilização de ingredientes frescos e um preparo lento de seus pratos

O capricho está desde a escolha dos ingredientes, a forma de prepará-los e a decoração dos pratos, até os talheres e louças.

O homem moderno procura, cada vez mais, obter melhor qualidade de vida. Ele busca experimentar momentos simples e prazerosos, como, por exemplo, saborear uma boa refeição acompanhada de uma bebida que combine com o prato que será degustado. Nesse contexto, a culinária japonesa, por ser considerada saudável, atende de maneira satisfatória às expectativas daquelas pessoas que buscam uma combinação de sabor e saúde com momentos de prazer e descontração.

A gastronomia japonesa contempla gostos e aromas que remetem à natureza, a ambientes familiares e a reuniões de amigos em casa. Tudo é feito com a dualidade: simplicidade e elegância. O capricho está desde a escolha dos ingredientes, a forma de prepará-los e a decoração dos pratos, até os talheres e louças em que serão servidas as preparações.

A comida não contempla o convencional, pelo contrário, tudo é bastante original, procurando expressar leveza, alegria, simplicidade e harmonia, acima de tudo. A dieta é rica e centrada na proteína de peixes, algas e vegetais. Baseia-se principalmente em ingredientes como peixes e algas, que contêm pouca gordura e baixo colesterol; arroz; legumes e soja, que é largamente utilizada, também, em forma de molho; o shoyu, pasta fermentada; o missô; e o queijo de soja, o tofu.

Com esses ingredientes, é possível fazer preparações adequadas de serem degustadas em qualquer época do ano, seja no período quente ou no frio. A culinária desse povo tem tanta obsessão pelo peixe fresco, que no Japão, a maioria dos restaurantes mantêm enormes aquários em seu interior, permitindo que o cliente escolha o animal de sua preferência ainda vivo.

A gastronomia baseia-se em ingredientes como peixes e algas, que contêm pouca gordura e baixo colesterol; arroz; legumes e soja.

Além disso, o tempo de cozimento dos ingredientes é outra característica marcante dessa cozinha,  pois é feito de modo a conservar o frescor e, sempre que possível, mantendo as cores naturais, realçando o aroma e o sabor dos mesmos. Portanto, você que já trabalha ou que pretende trabalhar com culinária profissional precisa conhecer, entre outras, a japonesa, que se encontra entre as de maior destaque na gastronomia internacional.

Foi exatamente por isso que o CPT - Centro de Produções Técnicas, em parceria com a HOTEC - Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo, de São Paulo, desenvolveu o curso Cozinha Japonesa.

Assistindo aos filmes, você terá a oportunidade de aprender a elaborar os principais pratos, quentes e frios, típicos do Japão, e algumas sobremesas. As preparações quentes são: camarões em fagots de somen, chabu-chabu, steaks marinados com gergelim grelhados, sukiaki, tempura de camarões e legumes, robatas, shimegi na manteiga, teppanyaki.

No tópico de pratos frios o aluno acompanhará as preparações de molho teriaki, molho su, molho wasabi, sushi, shake niguiri, maguro niguiri, ebi niguiri, tako niguiri, kappa maki, cenoura maki, manga maki, kani maki, shake uramaki, shake temaki, jhou sushi, sashimi, shake sashimi, maguro sashimi, yakimeshi, goham, missoshiro, gari, sunomono de pepino. E as sobremesas ensinadas no curso são uguisu-moti e anmitsu.

No livro, que acompanha o vídeo, o aprendiz encontra um vasto conteúdo teórico a respeito da história gastronômica desse país. Além disso, ele traz fichas técnicas de cada produto que foi elaborado nos filmes, com as respectivas relações de ingredientes, a descrição detalhada da elaboração dos pratos com bastante facilidade, e fotos que ilustram o processo. Isso, sem dúvida,   permitirá levar o conhecimento adquirido para dentro da cozinha onde será feito o trabalho.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Todas as informações desse curso são dos chefs Rosny Gerdes Filho e Thiago Minqueti de Meneses. Eles são formados em gastronomia, professores da HOTEC e possuem grande experiência internacional, fato esse que os coloca em posição de destaque no que se refere às técnicas de preparo de pratos da Cozinha Japonesa.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!