WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Culinária da região Centro-Oeste: Empadão Goiano

Os pratos mais apreciados em Goiás são feitos à base de um palmito, chamado de guariroba. Com ele se elabora um prato bastante conhecido na região, o empadão goiano

Culinária da região Centro-Oeste: Empadão Goiano

 

A culinária da região Centro-Oeste tem suas tradições fundadas nas típicas festas populares que, por sua vez, receberam influência direta dos povos indígenas da região. Pode-se citar como exemplo da herança culinária indígena a farinha de mandioca, ingrediente muito utilizado em muitos pratos típicos da região Centro-Oeste. Mas não se pode deixar de destacar a utilização de muitos temperos especiais nessa culinária, como o açafrão, o gengibre, a jurubeba, o pequi, a guariroba, entre outros.

“Coloquemos em destaque o Goiás, dono de pratos típicos como o peixe assado com creme de coco e o empadão recheado com frango e carne de porco, conhecido como empadão goiano”, afirma o professor Eiji Tomimatsu, do Curso de Cozinha Brasileira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Além disso, o Goiás possui uma grande variedade de pimentas típicas da região, que são comumente utilizadas e apreciadas pela culinária goiana. Mas, os pratos mais apreciados em Goiás são feitos à base de um palmito, chamado de guariroba.

Trata-se de uma espécie de palmito extraído das palmeiras de guariroba. Esse palmito tem cor acinzentada e sabor mais acre que de palmito comum, sendo considerado uma iguaria de largo aproveitamento na região Centro-Oeste. Com a guaribora se elabora um prato goiano bastante conhecido, o empadão goiano.

Receita de Empadão Goiano

INGREDIENTES PARA A MASSA:

480 g de farinha de trigo;
125 d de banha de porco;
1 ovo;
100 ml de água para salmoura;
Sal a gosto.

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:

100 g de queijo minas frescal;
150 g de linguiça calabresa;
400 g de frango cozido e desfiado;
70 g de guariroba;
70 g de ervilha;
2 ovos cozidos e fatiados;
2 unidades de miolo de pão (fatias);
15 g de banha;
150 g de polpa de tomate;
1 cebola cortada em brunoise;
2 dentes de alho cortados em brunoise;
1 gema de ovo;
Azeite a gosto.

MODO DE PREPARO:

Coloque a farinha de trigo no bowl da batedeira. Acrescente a salmoura. Adicione o ovo. Coloque a banha de porco. Ligue a batedeira por, aproximadamente, dez minutos. Decorrido esse tempo, desligue a batedeira. Deixe a massa descansar por, aproximadamente, uma hora. À parte, coloque uma panela no fogo. Adicione o azeite na panela. Acrescente a cebola. Adicione o alho. Mexa tudo com a espátula. Deixe esses ingredientes refogarem. Quando isso acontecer, acrescente a linguiça calabresa. Misture com a espátula. Em seguida, adicione as ervilhas. Coloque o frango cozido e desfiado. Acrescente o extrato de tomate. Mexa tudo com a espátula. Coloque o miolo de pão. Tempere com sal. Misture tudo mais uma vez. Apague o fogo. Reserve o recheio, para ser utilizado posteriormente.

O próximo passo será o preparo da massa para receber o recheio. Saiba como isso é feito.

Divida a massa em duas partes iguais. Espalhe um pouco de farinha de trigo sobre uma parte da mesa. Coloque uma parte da massa sobre a mesa enfarinhada. Utilize um rolo para abrir a massa. Uma parte da massa será utilizada para forrar a forma de fundo móvel, e sobre esta colocar o recheio e a outra para cobrir a forma. Depois de abertas, as massas deverão ficar com 3 mm de espessura e com diâmetro superior ao da forma que será utilizada para montar o empadão. Transfira a massa para a forma. Feito isso, posicione a massa sobre toda a forma. Em seguida, coloque o recheio sobre a massa. Acerte bem a superfície do recheio.

Espalhe o queijo minas frescal por cima do recheio. Coloque as fatias de ovos cozidos. Corte o excesso de massa ao redor da forma. Cubra a forma com a outra parte da massa. Retire o excesso dessa massa que ficou ao redor da forma. Junte as pontas das duas massas. Utilize uma mistura de gema de ovo e azeite para pincelar o empadão. Em seguida, leve o empadão ao forno com temperatura de 170°C a 180°C e por, aproximadamente, meia hora. Decorrido esse tempo, retire a forma do forno. Retire o empadão da forma. Transfira o empadão para um prato apropriado. Decore com folhas de salsa.

Está pronto o delicioso Empadão Goiano!

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Cozinha Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Juliana Ferreira David Rodovalho

27 de jan de 2018

Só não entendi onde vai o vinagre que pede na receita da massa

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jan de 2018

Olá Juliana,

Pedimos desculpas e informamos que o vinagre não é utilizado nesta receita, por isto o retiramos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!