WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Café - uma bebida popular, estimulante e que aguça a capacidade intelectual

O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta. Ele estimula o sistema de vigília do cérebro, atuando nos neurônios e dando condições ao cérebro de trabalhar com maior atenção

CAFE

A força de um bom café está no inconfundível conjunto aroma sabor, associado ao seu suave efeito tonificante

O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do planeta. Apesar da preferência, as suas formas de consumo são tão diversas, que podem fazer com que o consumidor mais desavisado tenha grandes surpresas. Hoje, o café é, sem dúvida, uma bebida universal e onde quer que esteja, se  pedir café, receberá uma xícara fumegante, com uma bebida deliciosa.

A força de um bom café está no inconfundível conjunto aroma sabor, associado ao seu suave efeito tonificante. O café é uma bebida que admite uma infinidade de sabores. As principais características da bebida são aroma, doçura, acidez, amargor e corpo. Os gostos são percebidos em diferentes regiões da língua: o doce na ponta, acidez na parte lateral e posterior e o amargor no fundo, ao engolirmos.

“Como produto agrícola, o café é um dos mais consumidos em todo o mundo, representando um negócio que movimenta muito dinheiro e emprega milhões de pessoas, direta e indiretamente”, afirma a professora Maria Goretti Starling de Oliveira, do curso Receitas com Café - Para Cafeterias, Lanchonetes, Restaurantes e Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O hábito de tomar café vem de muitas gerações, não podendo faltar em casa nem nos ambientes de trabalho. É símbolo de hospitalidade e amizade, representa uma pausa de prazer no meio do corre-corre do dia a dia.

CAFE

O ser humano consome o café como bebida matinal, em razão do estímulo que a bebida proporciona ao cérebro

O ser humano consome o café como bebida matinal, em razão do estímulo que a bebida proporciona ao cérebro. Além da cafeína, o café apresenta lactona, cuja atuação beneficia o cérebro e o consumo diário de café faz com que o cérebro esteja mais atento e capaz para as atividades intelectuais, além de estimular a memória, a atenção e a concentração.

O café aguça o sistema de vigília do cérebro, atuando nos neurônios e dando condições ao cérebro de trabalhar com maior atenção. Com isso, ele pode estimular a capacidade intelectual dos jovens, deixando-os mais atentos para as atividades escolares, por exemplo.

Nos adultos, o café pode auxiliar na capacidade de atenção, memória e concentração, afastando a perda de memória, e até a depressão e o consumo de drogas e álcool. Ele ainda estimula a capacidade intelectual e os ácidos clorogênicos, fazendo com que ocorra uma modulação no estado do humor e, dessa forma, bloqueando a depressão e o desejo de consumir estimulantes que afastariam o sentimento de derrota (drogas ou álcool).

Há uma infinidade de sabores e características distintas de café. Essas propriedades dependem de inúmeros fatores como produção, sistema de beneficiamento, armazenamento, os vários tipos de blends, que são combinações, o grau de torra, a moagem e, por fim, todas as artes e segredos da preparação de um bom café e seus derivados.

É servido sempre com excelentes margens de lucro, em bares, restaurantes, hotéis, aeroportos, lojas de conveniência e em lojas especializadas como as cafeterias. O café pode ser utilizado não só na forma do tradicional cafezinho, mas também nos variados alimentos.

A exemplo, o café pode ser utilizado como ingrediente em receitas de deliciosos pratos, tais como bolos, pavês, sorvetes etc. A higiene em todas as etapas das receitas é fundamental para a obtenção de produtos de boa qualidade.

Todo manipulador de alimentos deve ser treinado e conscientizado, adequada e continuamente, com relação à contaminação de alimentos, às práticas de medidas de segurança de produtos, aos procedimentos de limpeza e sanitização, e quanto à sua responsabilidade na produção de alimentos inócuos.

CAFE

Como produto agrícola, o café é um dos mais consumidos em todo o mundo, representando um negócio que movimenta muito dinheiro e emprega milhões de pessoas

O manipulador de alimentos deve manter as unhas aparadas, limpas, e sem qualquer tipo de esmalte; não deve usar adornos como anéis, pulseiras, relógios, brincos etc. Deve manter os cabelos totalmente protegidos por toucas ou redes.

Os homens devem estar sempre barbeados, devendo-se evitar o uso de barbas longas, bigodes e costeletas. Quando isso não for possível, os mesmos devem estar protegidos com protetores específicos.

Na área de manipulação de alimentos, é proibido comer, fumar, mascar chicletes ou manter na boca palitos, fósforos, balas ou similares. Não deve ser permitido manter lápis, caneta, cigarro e etc., atrás da orelha.
Café espresso
Esse delicioso café é chamado de “Espresso”, com “s” e não com “x”, porque o nome "Espresso" tem a ver com pressão e não com expresso, que significa rápido. Também, designa um café preparado especialmente para a ocasião, de forma única e exclusiva.

O café espresso é preparado coando-se uma pequena quantidade de água, aquecida e sob pressão, por um bolo comprimido de grãos de café torrados e moídos. A água para o preparo do café deve ser filtrada, sendo necessário instalar um filtro na tubulação que abastece a máquina de espresso, ou pode ser usado água mineral.

A xícara usada para servir o café deve ser de porcelana e conter 50 mL de café. Recomenda-se que a base seja mais estreita que a boca. O fundo deve ser arredondado, pois, assim, produz mais creme, mantém a temperatura e retém o aroma e o sabor do café, e não acumula resíduo.

O espresso perfeito é aquela bebida em que se consegue extrair todos os óleos, os açúcares e o sabor do café, com um corpo e persistência no paladar, coberta por um creme cor de avelã, com nuances tigradas.

O creme permanece nas paredes da xícara, deixando colarinho. O creme é apreciado pelo aspecto visual que confere à bebida, e tem um importante papel na retenção dos aromas do café. A estabilidade do creme do café está relacionada com a quantidade de polissacarídeos extraídos. Os principais polissacarídeos do café são galactomananas e arabinogalactanas.

A maior estabilidade do creme está relacionada à quantidade de galactomananas extraídas, que, por sua vez, é influenciada pela origem botânica do café e pelo grau de torra. Faça um teste para verificar a qualidade do espresso: coloque o açúcar sobre o café. O creme deve retê-lo por alguns segundos em sua superfície. Após absorver o açúcar, o creme deve voltar a cobrir a superfície da xícara.

Máquina de Espresso
Existe uma grande variedade de máquinas de espresso no mercado. Algumas têm controle totalmente manual, outras são semiautomáticas e outras automáticas. Há máquinas com apenas um grupo, podendo fazer um ou dois cafés ao mesmo tempo, ou com dois ou três grupos, podendo fazer 4 ou 6 cafés, respectivamente. Em cada grupo, temos um filtro e um porta-filtro, que podem ser de um ou dois cafés.

CAFE

O café espresso é preparado coando-se uma pequena quantidade de água, aquecida e sob pressão, por um bolo comprimido de grãos de café torrados e moídos

Dicas Importantes:
- Esse café deve ser coado entre 5 a 6 segundos. Se passar desse tempo, não fica um café espresso de boa qualidade.
- O recipiente com o pó que foi usado só deve ser retirado para limpeza com a máquina desligada.
- O bom café espresso deve ser bem espumoso.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Cozinha Profissional.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!