Alimentos funcionais, vitaminados, com glúten, light e diet, e microrganismos probióticos

Adotar o estilo de vida saudável exige conhecimento sobre alguns tipos de alimentos. Os funcionais, vitaminados, com glúten, light e diet, e os microrganismos probióticos são alguns deles

Alimentos funcionais, vitaminados, com glúten, light e diet, e microrganismos probióticos. Curso CPT Alimentação Saudável

 


Alimentar-se é uma necessidade básica do ser humano e a busca por uma melhor qualidade de vida tem feito com que homens e mulheres em todo o mundo se preocupem em adotar hábitos  saudáveis. Quando a alimentação é feita de forma adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege contra doenças, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Para quem quer ou precisa adotar o estilo de vida saudável, é necessário reorganizar-se, planejar suas compras, conhecer quais alimentos podem contribuir para uma dieta nutricionalmente rica e balanceada. Para isto, no entanto, é preciso conhecer as diferenças entre alguns tipos de alimentos, por exemplo, os  funcionais, vitaminados, com glúten, light e diet, e o que são os microrganismos probióticos.

Alimentos funcionais



Existem alimentos naturalmente funcionais e os alimentos funcionais industrializados. Frutas e verduras, que contêm em sua composição alto teor de compostos antioxidantes, são alimentos naturalmente funcionais. Alimentos industrializados que contêm em sua composição algum tipo de ingrediente que ajuda na manutenção da saúde e na prevenção de certas doenças, como a fibra, fazem parte do grupo de alimentos funcionais industrializados. As fibras substituem as gorduras, equilibram a flora intestinal e previnem doenças.

Alimentos vitaminados



Existem no mercado muitos alimentos, principalmente infantis, que têm sido enriquecidos com vitaminas. Esta medida tem auxiliado na prevenção da saúde de pessoas com difícil aceitação de frutas e verduras em sua alimentação diária. Mas atenção. Para ser considerado, de fato, como vitaminado, o alimento deve apresentar em seu rótulo uma quantidade de vitamina superior ao que a fruta ou legume naturalmente oferece.

Alimentos que contêm glúten



O glúten é uma proteína natural encontrada em cereais (trigo, malte, aveia, centeio). Portanto, está presente na composição de vários alimentos, como bolos, biscoitos, pães, entre outros. Pessoas alérgicas ao glúten, as celíacas, devido à má absorção deste ingrediente pelo organismo, são proibidas de ingerir alimentos que o contenham. Os sintomas variam de acordo com o paciente e a quantidade ingerida e os mais comuns são a diarreia crônica, perda de apetite e de peso e a anemia. Indica-se, nestes casos, que as pessoas alérgicas ao glúten preparem suas próprias comidas, substituindo o glúten por outros ingredientes.

Alimentos  diet e light



Alimentos produzidos industrialmente, que apresentam ausência ou quantidades bem reduzidas de determinados nutrientes, como carboidratos, açúcar, sal, lactose e gordura, são caracterizados como diet e são produzidos para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Já os light, são especialmente  produzidos com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional. São também considerados ligth aqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio).

Microrganismos probióticos nos alimentos



Probióticos são microrganismos vivos que ao interagir com outros alimentos (leite, por exemplo) produzem novos sabores e consistência mais firme. Quando ingeridos em quantidades adequadas, exercem efeitos benéficos para a saúde do hospedeiro. Entre suas benfeitorias, citam-se a proteção para a flora microbiana do intestino, o controle do colesterol, o controle de diarreias, e a redução do risco de câncer. Os organismos microbióticos (também considerados como alimentos funcionais) favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microrganismos indesejáveis. No mercado, podem ser encontrados nos leites fermentados, nos iogurtes e, ainda, na forma de pós ou cápsulas.

Por Silvana Teixeira.
Fontes: Globo Cidadania e Wikipedia.

Cursos Relacionados

Curso Cozinha para Iniciantes Curso Cozinha para Iniciantes

Com Prof.ª Denise Andrade

R$ 378,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lailza

10 de out de 2016

Achei interessante a síntese dos assuntos abordados acima. Porém gostaria de mais esclarecimento quando coloca as fibras substituem as gorduras.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2016

Olá Lailza,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Cozinha Profissional

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade