WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que brincar de pique na infância?

Brincar de pique-pega, pique-ajuda, pique-corrente e pique-cola durante a infância ajuda as crianças a desenvolverem a coordenação motora, a noção espaço-temporal e as capacidades socioafetivas

Por que brincar de pique na infância?   Artigos Cursos CPT

 

Por que brincar de pique na infância? Simplesmente porque é uma atividade de muita valia para o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. O pique-pega é uma brincadeira simples, de fácil execução e nenhum material é necessário. Desenvolve a noção espaço-temporal e movimentos fundamentais da locomoção como andar e corre, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Educação Física Infantil.

Nesta brincadeira, o pegador deve correr atrás de outras crianças com o objetivo de tocar outra criança que esteja fugindo. Assim que tocada pelo pegador, a criança se torna a pegadora e passa a tentar tocar outros colegas e o antigo pegador passa a fazer parte do grupo que está fugindo. A brincadeira termina quando todas as crianças passarem pela posição de pegador ou quando for solicitado por algum adulto responsável.

Se praticada na escola por um educador físico, este deverá observar a execução da atividade com palavras de incentivo tanto ao pegador quanto aos que fogem.

O pique-ajuda, por sua vez, é uma variação do pique-pega. Para praticá-lo nenhum material é necessário e seu objetivo é desenvolver a noção espaço-temporal e capacidades socioafetivas como a cooperação. Enquanto praticam o pique-ajuda, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador a outra criança se torna pegadora também e passa a ajudar a tocar outros colegas. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas. O educador físico deverá se portar da mesma forma, quando a atividade for praticada na escola.

O pique-corrente, por sua vez, exige mais coordenação das crianças. Assim como os outros, nenhum material é necessário para a sua execução. Seu objetivo também é desenvolver a noção espaço-temporal e capacidades socioafetivas como a coorperação. Nesta brincadeira, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador, a outra criança deverá lhe dar a mão, tornando-se assim mais uma pegadora. Toda criança deverá dar a mão para os pegadores formando assim uma grande corrente de pegadores. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas. Mais uma vez, o comportamento do educador físico durante a brincadeira deverá ser de incentivo a ambas as partes.

O pique-cola é uma variação da brincadeira de pique em que as capacidades de cooperação entre as crianças é valorizada. Para praticá-lo nenhum material é necessário. Seu objetivo, assim como os outros, é desenvolver a noção espaço-temporal e capacidades socioafetivas de cooperação. Durante sua execução, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que tocada, a criança deverá ficar imóvel como se fosse uma estátua e só poderá sair dessa condição quando for tocada por uma das crianças que está fugindo do pegador. Quem for pego por três vezes se torna o pegador. O professor de educação física se portará conforme as vezes anteriores.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?