Por que brincar de pique na infância? Simplesmente porque é uma atividade de muita valia para o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. O pique-pega é uma brincadeira simples, de fácil execução e nenhum material é necessário. Desenvolve a noção espaço-temporal e movimentos fundamentais da locomoção como andar e corre, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Educação Física Infantil.
Nesta brincadeira, o pegador deve correr atrás de outras crianças com o objetivo de tocar outra criança que esteja fugindo. Assim que tocada pelo pegador, a criança se torna a pegadora e passa a tentar tocar outros colegas e o antigo pegador passa a fazer parte do grupo que está fugindo. A brincadeira termina quando todas as crianças passarem pela posição de pegador ou quando for solicitado por algum adulto responsável.
Se praticada na escola por um educador físico, este deverá observar a execução da atividade com palavras de incentivo tanto ao pegador quanto aos que fogem.
O pique-ajuda, por sua vez, é uma variação do pique-pega. Para praticá-lo nenhum material é necessário e seu objetivo é desenvolver a noção espaço-temporal e capacidades socioafetivas como a cooperação. Enquanto praticam o pique-ajuda, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador a outra criança se torna pegadora também e passa a ajudar a tocar outros colegas. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas. O educador físico deverá se portar da mesma forma, quando a atividade for praticada na escola.
O pique-corrente, por sua vez, exige mais coordenação das crianças. Assim como os outros, nenhum material é necessário para a sua execução. Seu objetivo também é desenvolver a noção espaço-temporal e capacidades socioafetivas como a coorperação. Nesta brincadeira, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que for tocada pelo pegador, a outra criança deverá lhe dar a mão, tornando-se assim mais uma pegadora. Toda criança deverá dar a mão para os pegadores formando assim uma grande corrente de pegadores. A brincadeira termina quando todas as crianças forem pegas. Mais uma vez, o comportamento do educador físico durante a brincadeira deverá ser de incentivo a ambas as partes.
O pique-cola é uma variação da brincadeira de pique em que as capacidades de cooperação entre as crianças é valorizada. Para praticá-lo nenhum material é necessário. Seu objetivo, assim como os outros, é desenvolver a noção espaço-temporal e capacidades socioafetivas de cooperação. Durante sua execução, o pegador deve correr com o objetivo de tocar uma outra criança que esteja fugindo. Assim que tocada, a criança deverá ficar imóvel como se fosse uma estátua e só poderá sair dessa condição quando for tocada por uma das crianças que está fugindo do pegador. Quem for pego por três vezes se torna o pegador. O professor de educação física se portará conforme as vezes anteriores.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.