WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Origami é arte de dobrar papéis que distrai e educa

Na área pedagógica, o origami transmite conhecimentos; desenvolve a disciplina e harmonia; e incentiva a criatividade, concentração e coordenação motora

É possível criar uma infinidade de formas, que auxiliam, inclusive, nos conhecimentos de geometria básica.

A técnica de fazer dobraduras em papel é uma arte antiga, que se desenvolveu no extremo Oriente, principalmente no Japão. Sua origem remonta ao século XII, provavelmente na China. Embora não existam dados que comprovem,  alguns estudiosos afirmam que o hábito é tão antigo quanto a existência da primeira folha de papel obtida em território chinês, há aproximadamente 1.800 anos.

Essa arte secular, além de ser transmitida de pais para filhos, também passou, desde 1876, a fazer parte integrante do currículo escolar do Japão. No país, essa técnica é conhecida como origami, cujo o significado etimológico é “dobrar” (ori) e “papel”(kami), sendo bastante utilizada no ensino básico. No Brasil, recebe o nome de dobradura.

É um interessante exercício de adestramento motor, para todas as idades, não necessitando de aptidões especiais, que sem maiores esforços, proporciona um entretenimento criativo e instrutivo. É possível criar uma infinidade de formas, que auxiliam, inclusive, nos conhecimentos de geometria básica. Por meio da construção de poliedros, também ajuda no raciocínio espacial. Essas contribuições, em especial, são de muito interesse nas áreas de arquitetura e desenho industrial.

Na área pedagógica, o origami transmite conhecimentos; desenvolve a disciplina e harmonia; e incentiva a criatividade, concentração e coordenação motora. Desperta o gosto pela geometria e matemática, e pode ser usado como forma de ilustrar histórias, fábulas, textos, murais, folclores, entre outros.

No Japão, a técnica é conhecida como origami, cujo o significado é “dobrar papel”. No Brasil, tem o nome de dobradura.

A fim de ensinar as técnicas para confeccionar os mais diversos modelos de origami, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o Curso de Origami. Nele, a professora Eleni Pereira, do SEBRAE, que trabalha com origami há mais de 10 anos, transmite os conhecimentos sobre a matéria-prima necessária, as técnicas para elaboração de origamis de base I, II e III, sem base e quirigamis.
 
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

É observado um efeito terapêutico sobre as pessoas que praticam essa arte. Na execução das peças, são necessárias concentração e sequência ordenada de cada etapa ou dobra. Adquire-se, então, persistência, disciplina e calma.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

MARIA CRISTINA ARAKAKI MARINHO

19 de jun de 2013

Boa tarde, Adorei a tartaruga \"estufadinha\", não teria como saber o passo a passo via internet.? Estou em recuperação de um infarto e gostaria de fazer cartõezinhos com essas tartarugas (simbolo da longevidade) para entregar aos meus amigos do trabalho, quando do meu retorno. muito obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jun de 2013

Olá, Maria Cristina!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações recomendamos que procure por videos no youtube sobre o assunto.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!