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O desenho na Educação Infantil

A capacidade de criação da criança passa por vários tipos de desenvolvimento, como o intelectual, o físico, o perceptual, o social, o estético e o criador; revelados no desenho de cada criança

O desenho na Educação Infantil

 

A arte consiste em um processo no qual a criança reúne os vários elementos de suas experiências na tentativa de significar tudo o que vê, sente e observa. Ao interpretar o desenho que faz, sua interpretação é pessoal e, geralmente, difere da sua intenção inicial.

A habilidade gráfica da criança será ampliada pela prática

O que demonstra que a habilidade em desenhar um determinado objeto, dependerá do tempo e da prática que a criança possui em desenhá-lo, logo, sua habilidade gráfica geral será ampliada pelo número de desenhos e práticas que realizar.

Os rabiscos são as primeiras manifestações artísticas da criança

Os rabiscos constituem-se como as primeiras manifestações da arte da criança. A partir deles, ela descobre que pode produzir movimentos e traços, inaugurando seu poder de expressão de ideias, sentimentos e autorias.

Por meio dessa ação criadora, a criança constrói, continuamente, hipóteses originais sobre a realidade no seu encontro com o mundo.

Ao observar os desenhos de uma criança, o professor aprende sobre suas habilidades

Quando o professor observa os desenhos de uma criança, ele aprende sobre as habilidades que a criança possui.

Ao observar os desenhos de uma criança, o professor aprende sobre suas habilidades

Quando o professor observa os desenhos de uma criança, ele aprende sobre as habilidades que a criança possui: desenhar implica defrontar-se com questões técnicas, estéticas, geométricas, espaciais e de sensibilidade, que se encontram na superfície do papel.

O desenho é a expressão dos sentimentos e ideias da criança, que vão evoluindo com o tempo

A análise e o conhecimento sobre a relação entre pensamento e desenho e suas fases evolutivas, atrelados à importante análise do desenho como expressão dos sentimentos e ideias – o desenho como linguagem – trazem elementos para que o educador reflita sobre suas intervenções diante das propostas de produção.

Só se aprende a desenhar, desenhando, ou seja, com a prática

Só se aprende a desenhar, desenhando. O ato de criar proporciona o pensamento independente, a flexibilidade, a inventividade, traduzindo na criança um algo a mais, que pode ser entendido como alegria, felicidade, desabafo.

A habilidade artística da criança deve se desenvolver naturalmente, sem nenhuma interferência

Para que a criança possa desenvolver a sua arte é necessário que não haja interferência em seu desenvolvimento natural, para que fique inibida por alguma pergunta do tipo: – Que é isso que você fez? Assim como elogiá-la despropositadamente pode anular a valorização que ela estabelece com a arte. Por isso, é importante que o professor evite, ao máximo, fazer interferências que comprometam a liberdade de expressão da criança.

Um exemplo é utilizar desenhos prontos para colorir, pois com os contornos já delimitados, a criança é impedida de fazer sua própria conexão entre cor e espaço, dificultando que ela expresse suas próprias ansiedades e visão de mundo e o fato de ela não desenhar não exercita sua sensibilidade e sua capacidade criadora.

Elogiar um desenho feito pela criança faz com que ela seja estimulada a criar outros modelos e padrões

Ficar demasiadamente admirado com a beleza do desenho também faz com que a criança assimile esquema de cores parecidos com o que o professor admirou, criando modelos e padrões e isso é mais uma das formas de impedir sua autoexpressão.

A capacidade de criação da criança passa por vários tipos de desenvolvimento, como o intelectual, o físico, o perceptual, o social, o estético e o criador; revelados no desenho de cada criança

A capacidade de criação da criança passa por vários tipos de desenvolvimento, no qual se salienta o desenvolvimento intelectual, o físico, o perceptual, o social, o estético e o criador; revelados no desenho de cada criança.

Com a evolução do desenho, a criança passa a ter uma maior consciência visual dos objetos

De acordo com as etapas de evolução do desenho, a criança passa a ter uma maior consciência visual dos objetos, o que demonstra que ela está interessada em representar o seu mundo real.

Com a evolução do desenho, a criança passa a ter uma maior consciência visual dos objetos

De acordo com as etapas de evolução do desenho, a criança passa a ter uma maior consciência visual dos objetos, o que não significa que ela tenha tendências naturalistas, mas sim demonstra que ela não está interessada em copiar o mundo natural, e sim em representar o seu mundo real, com muitos detalhes, em consequência de sua ampliada e criativa consciência visual.

Por meio da imaginação e criação, surge a linguagem no desenho da criança

Por meio da imaginação e criação, surge a linguagem no desenho da criança, na qual se observam a leitura de imagens que são feitas pela memória, imaginação, observação e capacidade que a criança possui de estabelecer relações com o mundo real e com o mundo imaginário.

Por Andréa Oliveira.

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Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Artes Plásticas na Educação Infantil

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Comentários

JOSELY OLVINDA GONÇALEZ

14 de set de 2015

Necessito de ajuda com a elaboraçao de um pequeno artigo sobre educaçao especial, vocês teriam algum material disponivel que pudesse me fornecer. Desde ja agradeço e aguardo retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de set de 2015

Olá, Josely!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a educação especial, clique aqui.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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