WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Múltiplos benefícios da musicalização infantil

Quando a criança toca um instrumento ou canta, ela desenvolve inúmeras habilidades nos campos cognitivo, linguístico, lógico, físico, social e moral

Múltiplos benefícios da musicalização infantil

“A musicalização infantil engloba um conjunto de atividades, que estimulam o espírito criativo da criança, além de desenvolver habilidades musicais até então desconhecidas. Por meio de estímulos, não apenas na escola como também no ambiente familiar, é possível aflorar na criança um dom musical intrínseco”, explica Cássio Alexandre Fernandino (Thyaga), professor do Curso CPT Educação Infantil - Musicalização Infantil.

Quando a criança toca um instrumento ou canta, ela desenvolve inúmeras habilidades nos campos cognitivo, linguístico, lógico, físico, social e moral. Na verdade, a musicalização desenvolve e aprimora uma série de habilidades, de suma importância para a formação do conhecimento e a construção do comportamento da criança. Sem falar que a música estimula a criatividade e proporciona relaxamento.

Trabalha a criança como um todo (corpo e mente)


A educação musical trabalha a criança como um todo, corpo (coordenação motora) e mente (memorização). Trata-se de um exercício completo para o cérebro, que estimula a memória e a capacidade de concentração. Consequentemente, a criança aprimora o lado cognitivo e começa a apresentar excelentes resultados na escola, com alto desempenho em matemática, português, língua estrangeira, artes, educação física, entre outras disciplinas.

Auxilia no desenvolvimento da linguagem


A musicalização infantil pode (e deve) ser utilizada na alfabetização da criança para que ela tome a linguagem para si de forma natural e efetiva. Ao tocar um instrumento ou cantar, a criança percebe a linguagem plenamente, em seus aspectos fonológicos e fonêmicos, fundamentais para a leitura das primeiras palavras e frases.

Favorece o conhecimento lógico matemático


Como a música potencializa a concentração e a memorização, ela favorece o desenvolvimento de habilidades lógico matemáticas. Por meio dela, regiões do cérebro, inacessíveis pela linguagem escrita, são estimuladas. Com o passar do tempo, a criança aumenta a sua capacidade de raciocínio lógico e passa a resolver problemas mais complexos.

Proporciona a sensação de pertencimento


Por estimular a criatividade, a música faz com que a criança comece a se expressar de múltiplas formas, além de desenvolver a capacidade de improviso. Sem falar que a criança passa a se relacionar com os outros de forma produtiva, pois a educação musical lhe proporciona a sensação de pertencimento e lhe desenvolve o espírito colaborativo.

Contribui com o desenvolvimento de habilidades motoras


Além disso, a musicalização infantil melhora a autoestima e o autocontrole da criança. Com isso, ela se torna alguém capaz de lidar com as frustrações e a seguir instruções, pois aprende a ter disciplina e a ser paciente. Sem falar na contribuição com o desenvolvimento de habilidades motoras ao tocar piano ou violão, por exemplo.

Conheça os Cursos CPT da Área Educação Infantil:

Educação Infantil - Musicalização Infantil

Teatro na Educação Infantil

Artes Plásticas na Educação Infantil

Fonte: Meu Mundo Personalizado - meumundopersonalizado.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!