WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Gestantes: tudo sobre o trabalho de parto e como se preparar para o nascimento do bebê

Antes dos primeiros sinais do parto, a gestante já deve ter planejado como ele será (cesariana ou sem cirurgia), onde ele será feito (melhor hospital) e o que levar (para a mãe e para o bebê)

Gestantes: saibam tudo sobre o trabalho de parto e como se preparar para o nascimento do bebê

 

 

Os sinais preliminares do parto começam com a expulsão do tampão mucoso da vagina. Em outras palavras, começa com a saída de uma secreção mais espessa que pode vir acompanhada de um pouco de sangue. Este ainda não é um sinal de que deva ir para o hospital, mas sim de que o trabalho de parto não demorará a começar. Por isso, a gestante deve relaxar e não se precipitar, tornando o momento único em sua vida. Afinal, após 9 meses de gestação, o seu lindo bebê está por vir!

O trabalho de parto começa com contrações, que se iniciam nas costas e descem em direção à barriga. Elas têm a duração média de 30 a 40 segundos, acompanhadas de endurecimento da barriga. As contrações podem surgir desde o 6º mês, mas estas são, praticamente, indolores.

Quando a bolsa d'água se rompe, o líquido amniótico é liberado. Este é claro e abundante, com odor característico de água sanitária. Cabe à gestante avaliar a cor e o cheiro desse líquido e relatar ao seu médico, para que ele possa avaliar as condições do bebê.

Como será o parto?

O médico pode fazer uma previsão, jamais uma afirmação, exceto se a gestante já apresentou algum problema em partos anteriores, ou se nessa gravidez há algum problema que contraindique o parto normal antecipadamente.

A escolha do tipo de parto é uma decisão tomada pela gestante e pelo médico durante o trabalho de parto. Todo parto é normal, seja ele feito por via vaginal ou por cesariana. O que conta é o bem-estar do bebê.

Quando começa o trabalho de parto?

Primeiramente, três condições deverão estar presentes:

1.Saída do tampão mucoso;
2.Contrações ritmadas e regulares (de 30 a 40 segundos de duração; em intervalos regulares, de 10 em 10 minutos, passando para 5 em 5 minutos, e assim sucessivamente);
3.Ruptura da bolsa.

Caso isso ocorra, comunique imediatamente ao seu médico.

Quando ir para o hospital?

Comunique-se com o médico e relate todos os sintomas apresentados. Dessa forma, ele poderá  avaliar se chegou a hora de ir para o hospital. O trabalho de parto dura em média 6 a 8 horas.

O que levar para o hospital?

A gestante terá de levar os pertences necessários para ela e para o bebê.

A mãe deve evitar usar perfumes, pois o bebê ainda é muito sensível, devendo somente sentir o cheiro materno.

A mãe deve evitar usar perfumes, pois o bebê ainda é muito sensível, devendo somente sentir o cheiro materno.

O que levar para o bebê:

-FRALDAS: 1 pacote com 24 fraldas descartáveis tamanho P;

-ROUPAS E ACESSÓRIOS: 6 camisinhas de pagão e calças de pezinho; 6 macacõezinhos de tricô de lã, linha ou malha; 3 sapatinhos; luvas, meias e touca; 6 casaquinhos de tricô, de lã, linha ou malha; 2 ou 3 mantas de tricô de lã, linha ou malha; 3 vira- mantas (opcional); e 5 ou 6 cueiros (flanela);

-CAMA E BANHO: 1 ou 2 lençóis de forrar; 2 toalhas-fralda e 1 toalhinha felpuda;

-CHUPETAS: 2 ou 3 chupetas ortodônticas para recém-nascidos.

Importante!

Separe cada jogo de roupa do bebê em sacos plásticos, pois facilitará para as enfermeiras, na hora de pegar a roupa.

Por exemplo, coloque em um saco: uma fralda descartável, uma camisinha de pagão com calça, um macacãozinho, uma manta e um cueiro, e assim por diante. Isso facilita quando forem pegar as coisas do bebê, logo depois do parto, para vesti-lo.

 Aos primeiros sinais do parto, a gestante deve relaxar e não se precipitar

 Aos primeiros sinais do parto, a gestante deve relaxar e não se precipitar, tornando o momento único em sua vida.

O que levar para a mamãe:

-NECESSÁRIO: Sabonete, shampoo, pente, escova, escova de dentes, pasta de dentes, desodorante  sem cheiro. Nada de perfume. Isso é muito importante, porque quando o bebê mama, fica muito próximo da mãe, devendo sentir somente o seu cheiro natural e o cheiro do leite.

-ABSORVENTE EXTERNO GRANDE: Depois do parto, a mãe terá um intenso sangramento, como se fosse uma menstruação, com um fluxo muito grande. Procure absorventes para incontinência urinária, pois são maiores e absorvem melhor o intenso fluxo.

-ROUPAS: 1 ou 2 camisolas ou pijamas de malha; 1 ou 2 camisetas ou 1 ou 2 vestidos; 1 casaco e algumas meias, especialmente se estiver frio; 1 sutiã apropriado para amamentar; algumas calcinhas e cintas; 1 par de sapatos e 1 chinelo.

-EXTRAS: Leve a máquina fotográfica. Vale a pena registrar momentos tão mágicos. Entretanto, evite usar o flash, deviso à luz nos olhos do recém-nascido. Leve também uma caixa de bombons, ou algo semelhante, para oferecer às visitas. Não se esqueça das lembrancinhas com o nome e a data de nascimento do bebê!

Dica na hora da visita:

A mãe pode pedir que as enfermeiras levem o bebê para o berçário, nos momentos em que houver muitas visitas. Quando o ambiente estiver mais calmo, ele voltará com a enfermeira. Certamente, no berçário, o bebê terá mais sossego!

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Da Gestação ao Nascimento do Bebê

Curso CPT Hidroginástica – Para Gestantes

Curso CPT Do Nascimento ao Primeiro Ano do Bebê

Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura
 
Curso CPT Confecção de Histórias de Flanelógrafo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!