WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação Infantil: o conhecimento da natureza e da sociedade

As crianças têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar - é assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade

Educação Infantil: o conhecimento da natureza e da sociedade

 

Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.

As experiências da criança a torna capaz de perceber e entender o mundo social e natural

Na Educação Infantil, o trabalho com o eixo: Natureza e Sociedade deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre as explicações do senso comum e do conhecimento científico.

Por meio de perguntas, o professor estimula a criança a explorar o mundo ao seu redor

 Por meio de perguntas, o professor estimula a criança a explorar o mundo ao seu redor, a explorar a natureza.

Todas as atividades sugeridas em sala de aula centram-se em torno de uma pergunta, a qual deve pretender despertar a curiosidade, proporcionando à criança coragem para explorar o mundo ao seu redor, de maneira diferente.

Ao ser estimulada pelas perguntas, a criança percebe a sua capacidade de pensar e experimentar

Ao fazer perguntas, o professor transmite à criança que aprender não é a capacidade de dar respostas decoradas, mas um processo de pensar e experimentar. A criança é ativa, em vez de passiva; criativa, em vez de imitativa.

O professor deve ajudar a criança a observar, explorar, experimentar, analisar, pesquisar e examinar

Para enfatizar as atividades, o professor poderá fazer perguntas às crianças como: digam algumas coisas sobre as quais vocês querem saber mais? Afirmando que quando elas querem descobrir mais sobre alguma coisa, o que elas fazem? Faça com que as crianças listem os termos que descrevem melhor o que um cientista faz quando quer descobrir algo novo. O professor deve ajudar as crianças a entender termos como: observar, explorar, experimentar, analisar, pesquisar e examinar.

Para que as atividades em sala de aula sejam estimulantes, o professor poderá levar as crianças a um laboratório, ou ainda convidar um cientista

Para enriquecer a atividade, o professor poderá levar as crianças a um laboratório ou convidar um cientista – pesquisador, Mestre ou Doutor, para ir à escola demonstrar fotos, filmes, slides, equipamentos de laboratório ou experimento. A visita dá às crianças a oportunidade de conhecer um cientista profissional e verem por si mesmas o que essas pessoas fazem no mundo real.

Os conteúdos devem ser trabalhados de maneira integrada, evitando fragmentar a vivência da criança

Os conteúdos de ciências para crianças de 4 a 6 anos é mais aprofundado, podendo ser trabalhado: organização dos grupos e seu modo de ser viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; os seres vivos e os fenômenos da natureza. Os conteúdos sempre que possível devem ser trabalhados de maneira integrada, evitando fragmentar a vivência da criança.

Atividades simples também promovem o conhecimento da criança por meio da experiência

No trabalho com insetos, a criança observa, classifica e registra o acontecimento por meio da experiência. Já na atividade na caixa de areia, a maioria das crianças demonstra muito prazer em brincar com estes elementos, que devem ser providos de equipamentos de medir, de derramar de um recipiente em outro, de peneirar e de construir bolinhos de areia molhada.

O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio

O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio e usá-lo para desenvolver um conjunto de categorias.

O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio e usá-lo para desenvolver um conjunto de categorias

O elemento mais importante da aprendizagem de ciências e conhecimento físico não é necessariamente o produto das investigações científicas, as conclusões a que as crianças chegam ou os tipos de categorias que elas desenvolvem, mas os processos pelos quais elas geram estas conclusões e os raciocínios e métodos que usam para desenvolver um conjunto de categorias.

O professor pode desenvolver algumas atividades com obras da literatura infantil, músicas, vídeos, além, é claro, da exploração do ambiente

Em todo o momento das atividades de ciências e conhecimentos físicos, as crianças devem ter experiências diretas com elementos do mundo, objetivando desenvolver a capacidade das crianças de observar a natureza e de expressar suas concepções e registrá-las. Podem ser desenvolvidas algumas atividades com obras da literatura infantil, músicas, vídeos, além, é claro, da exploração do ambiente, como um aquário dentro da sala, uma coleção de pedrinhas, passeios e excursões.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Educação Infantil - Conhecimento de Mundo

Curso CPT Educação Infantil Formação Pessoal e Social

Curso CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática

Curso CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita

Curso CPT Artes Plásticas na Educação Infantil

Curso CPT Teatro na Educação Infantil

Curso CPT Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?