WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para o sucesso do aleitamento materno

No Dia Mundial da Amamentação, confira as orientações do portal CPT

Em mais de 170 países, estão acontecendo comemorações pelo Dia Mundial da Amamentação. O 1º de agosto tem uma missão mais que conscientizadora a respeito desse assunto, ele é um dia para participar de forma efetiva do processo de melhoria da saúde das crianças. O portal CPT – Centro de Produções Técnicas, por sua vez, traz dicas para que as mães saibam como realizar adequadamente o aleitamento materno, de modo que essa prática seja bem-sucedida.

O momento ideal para iniciar a amamentação é imediatamente após o parto, na sala de parto. Foto: Stock.XCHNG

Garantir que as crianças sejam corretamente alimentadas nos primeiros anos de vida, e assim reduzir a mortalidade por desnutrição, é o principal objetivo dos países que celebram essa data. A amamentação é apontada como um caminho para alcançá-lo, já que o leite materno é altamente nutritivo e protege o bebê contra infecções. Sendo assim, todas os eventos, ao longo desta semana, em várias cidades do país, visam instruir tanto os pais quanto os profissionais que trabalham nessa área.

Entretanto, não basta que possuam informações, é preciso que as mães e gestantes sejam acompanhadas nessa prática e decidam por fazê-la corretamente. Um tópico importante é como realizar adequadamente a amamentação. Sobre isso, a especialista Luciana Fiel, e professora do Curso Do Nascimento ao Primeiro Ano do Bebê, elaborado pelo CPT, esclarece que o primeiro passo para amamentar no seio é encontrar uma posição confortável. É possível amamentar sentada, em pé, andando, comendo ou até mesmo recebendo soro. Em seguida, são recomendadas algumas técnicas, entre elas:

– Introduzir na boca do bebê não só o bico mas também a auréola. Cuidado para não deixar que o seio encoste no nariz e impeça a respiração do bebê.

– Dar de mamar de preferência nos dois seios, começando sempre pelo seio que foi dado por último na mamada anterior, ou começar pelo seio que estiver mais cheio. Se o bebê ficar satisfeito com um seio só, tudo bem, na próxima mamada recomenda-se dar o seio que não foi sugado. Geralmente 10 minutos em cada seio é suficiente, mas alguns bebês ficam no seio por mais tempo.

– Se o seio está muito cheio de leite, o bebê pode ter dificuldade para abocanhar o bico. Nesse caso, é bom extrair um pouco de leite (ordenha manual), antes de dar o peito.

– Se for necessário interromper a mamada, a mãe não deve puxar a criança, poderá machucar o bico. Se colocar o dedo mínimo da mãe no canto da boca do bebê e pressionar, suavemente, o bebê larga o bico.

Mas, não basta executar tais procedimentos. Para obter sucesso no aleitamento materno, existem detalhes que fazem toda a diferença. Eles definirão se o prcesso está sendo realizado da forma correta ou não. Confira algumas das dicas que o curso CPT oferece e tome nota:

– A família deve tentar lembrar-se de que uma mulher que acaba de dar a luz necessita de tranquilidade e repouso.
– Alimentação adequada, sem dúvida, é um fator de grande importância. Frutas, sucos de frutas, leite e derivados, legumes e vegetais, carnes, leguminosas, ovos, cereais integrais e frutas secas ajudam a recuperação do organismo, ao mesmo tempo que são fontes de alimentos nutritivos também para o bebê.
– Evitar açúcar, bolos, tortas, massas e gorduras, que não trazem grandes benefícios ao bebê e à mãe.
– Líquidos são extremamente necessários, em média, dois a três litros por dia.
– O momento da amamentação é tão especial na relação mãe-filho, que eles deveriam ser deixados a sós.
– A higiene das mãos deve ser feita por meio da lavagem com água e sabão, antes de cada mamada, mantendo-se as unhas sempre limpas e curtas.
– A mãe pode escolher a posição mais confortável para ela e o seu bebê, por exemplo, com os pés apoiados em uma banqueta e um travesseiro apoiando o cotovelo que segura o bebê.
– Tenha sempre um copo de líquido ao seu alcance, enquanto amamenta, de preferência suco de frutas ou leite.
– As mamas devem ser lavadas somente no banho diário.
– Prestar atenção à posição dos dedos, enquanto amamenta. Cuidando para deixar as narinas do bebê desobstruídas.
– Fazer massagem na base do seio, antes da mamada, e esgotar o leite do mamilo. O bebê sugará com maior facilidade se o mamilo estiver macio.
– Nunca puxar o bico do peito da boca do bebê, pois pode causar fissuras nos mamilos. Introduza o dedo mínimo na boca do recém-nascido e deixe que ele largue vagarosamente o bico.
– Deixar o bebê mamar e esvaziar bem um peito antes de oferecer o próximo.
– De preferência trocar o bebê antes de oferecer o segundo seio.
– Após as mamadas, colocar o bebê na posição vertical para arrotar e, depois, de lado ou de bruços, no berço, evitando a aspiração em caso de regurgitamento. Essas posições também auxiliam a expelir gases.

Conheça as outras dicas e orientações a respeito de como amamentar corretamente, acessando o curso CPT. Nele, você encontrará também outros tópicos referentes aos cuidados com o recém-nascido, como o banho, a chupeta, a shantala e a vacinação. Acesse e confira!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?