WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Arte com sucata nas escolas - por que aproveitar o lixo?

Nem todo lixo é lixo! Com criatividade, muitos descartes tornam-se aliados do professor, mostrando-se excelentes recursos didáticos que contribuem para o desenvolvimento das crianças

Arte com sucata
 

Segundo Ginia Cesar Bontempo, professora do Curso CPT Educação Ambiental Infantil, encontrado em Livro+DVD e na versão Online, “Nem todo lixo é lixo, e pode ser reutilizado e reciclado. Com criatividade, o lixo – caixas, rolos, potes e outros – pode tornar-se um grande aliado do professor, um excelente recurso didático que contribui para o desenvolvimento da criança em vários aspectos: a criatividade, o raciocínio lógico-matemático, o conhecimento físico e social, o processo de leitura e escrita, além de despertar a consciência ecológica em nossos alunos”.

Nas últimas décadas, houve um crescimento notável dos produtos industrializados que tornaram nossa vida muito mais prática. Porém, essa praticidade tem causado sérios danos ao ambiente, um deles é o aumento da nossa produção de lixo. A cada dia, consumimos cada vez mais produtos que vêm em embalagens de plástico, alumínio, isopor, vidro, dentre outras de difícil decomposição, o que evidencia a grande necessidade de criar-se alternativas para que o lixo não cause tanto impacto ao meio ambiente quanto tem causado atualmente. Uma das maneiras é reduzir nossa produção de lixo e mudar nossa concepção de que lixo é tudo aquilo que não serve para mais nada.

Utilizando sucatas nas oficinas de Artes Plásticas, as crianças têm a oportunidade de manipular, colar, pintar e recortar objetos tridimensionais e são estimuladas a criar instrumentos musicais, brinquedos e cenas de acordo com a sua imaginação. Estimular a criatividade das crianças não é importante somente para as atividades manuais, mas também deixa as crianças mais tranquilas e seguras, também para lidar com as situações desafiadoras do seu dia a dia, dentro ou fora da escola. O contato direto dos alunos com os objetivos (no caso, potes, rolos, caixas) leva a descoberta de suas propriedades físicas – tamanho, cor, forma, textura, peso. E, a ação intelectual da criança sobre as experiências vivenciadas com esses objetos, estimulam o seu pensar sobre os mesmos, permitindo a elaboração de conceitos e hipóteses cada vez mais elaborados.


Quantificar, classificar e seriar as sucatas são exemplos de atividades que favorecem o desenvolvimento dessas habilidades. Há várias atividades que podem ser feitas com sucatas que contribuem para o processo de leitura e escrita, para a oralidade e para a percepção visual dos alunos, como:

- Produção de textos coletivos (oral) a respeito das construções dos alunos utilizando sucata;
- Criação (individual e coletiva) de propaganda, usando rótulos;
- Montagem de um alfabeto dos rótulos. De a a z, os alunos colam os rótulos, de acordo com a letra inicial de cada produto;
- Contação de histórias usando sucatas para representar os personagens e estimular as crianças a contá-las também;
- Identificação do produto de acordo com seus rótulos (leitura visual);
- Confecção de instrumentos musicais de percussão (tambor, chocalho, reco-reco) a partir de sucatas.

Como foi possível observar, são muitas as formas para utilizar a sucata na sala de aula, mas estes são apenas alguns exemplos. Com um pouco de criatividade, você, professor, poderá explorar muito mais este recurso.


Conheça os Cursos CPT, em Livro+DVD e Online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!