A sala de aula e a construção do conhecimento dos alunos

A sala de aula deve ser vista como uma oficina de trabalho de professores e crianças, podendo transformar-se num espaço estimulante, acolhedor, de trabalho sério, organizado e alegre

A sala de aula e a construção do conhecimento dos alunos   Artigos Cursos CPT

 

Para que as crianças construam sua própria aprendizagem, é necessário que se sintam participantes de um ambiente que tenha sentido para elas. “A sala de aula deve ser vista como uma oficina de trabalho de professores e crianças, podendo transformar-se num espaço estimulante, acolhedor, de trabalho sério, organizado e alegre”, afirma Luciana Fiel, professora do Curso a Distância CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática, em Livro+DVD e Curso Online.

Segundo Aranão, 1996, as pesquisas mostram que o meio ambiente pode agilizar ou retardar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. As crianças de culturas mais industrializadas geralmente desenvolvem-se mais rapidamente do que as de culturas menos industrializadas. Dentro de um mesmo País, as crianças de nível socioeconômico médio-alto desenvolvem-se mais rapidamente do que as de baixa renda, e as que vivem na cidade, mais rápido do que as de zonas rurais.

Enquanto vive em um meio sobre o qual pode agir, discutir, decidir, realizar r avaliar com seu grupo, a criança adquire condições e vive situações favoráveis para a aprendizagem. Dessa forma, a sala de aula deve ser marcada por um clima cooperativo e estimulante para o desenvolvimento das crianças, bem como deve fornecer a interação entre diferentes significados que eles apreenderão ou criarão, pelas propostas feitas e pelos desafios que vencerem para isso, é importante realizar as atividades com os grupos de trabalho, que, assim como os diferentes recursos didáticos, tornam-se indispensáveis.

Os erros fazem parte do processo de aprendizagem, devendo ser explorados e utilizados de maneira a gerar novos conhecimentos, novas investigações, num processo permanente de refinamento das ideias discutidas. Por isso, o ambiente proposto deve ser positivo, onde possibilite condições de encorajar as crianças a criar soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e validar suas próprias conclusões.

Alguns procedimentos de comunicação devem estar implícitos na organização do ambiente de trabalho com a classe. A comunicação tem papel relevante na troca de experiências entre os envolvidos no processo de trabalho da classe, e define a situação que vai dar sentido às mensagens trocadas. Ela não consiste apenas na transmissão de ideias e fatos, mas, principalmente, em oferecer novas formas de ver essas ideias, de pensar e relacionar as informações recebidas de modo a construir significados, de explorar, de investigar, descrever, representar seus pensamentos e suas ações.

Representar, ouvir, falar, ler e escrever são competências básicas de comunicação e essenciais para a aprendizagem. Assim, a aprendizagem deve ter momentos para:


- produção e leitura de textos;
- trabalhos em grupo;
- jogos;
- elaboração de representações pictóricas; e
- elaboração e leitura de livros pelas crianças.

Ampliamos a possibilidade de significação para uma ideia surgida no contexto da classe quando variamos os processos e as formas de comunicação. Quando é usada a ideia de uma criança, ocorre uma reação nas demais, firmando uma rede de interações e permitindo que diferentes inteligencias se mobilizem durante a discussão.

Animar, manter a rede de conversas e coordenar ações é o trabalho do professor. Nessa perspectiva, o professor não está ali para resolver problemas e tomar decisões sozinho. O que o professor tem que discernir durante as atividades são as novas possibilidades que podem abrir-se à classe, orientando e selecionando aquelas que favoreçam a aproximação das crianças dos objetivos traçados e da busca por novos conhecimentos.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- M.A.T.E.M.Á.T.I.C.A: primeiro passo das maiores invenções!
- O “pensar” o mundo sob os olhos de uma crianças

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Educação infantil.
Por Silvana Teixeira.

 

Cursos Relacionados

Curso Desenvolvimento da Linguagem Matemática Curso Desenvolvimento da Linguagem Matemática

Com Prof.ª Luciana Fiel

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Educação Infantil - Educação Financeira e Empreendedorismo Curso Educação Infantil - Educação Financeira e Empreendedorismo

Com Prof.ª Michelle Lelis

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Ciências na Educação Infantil Curso Ciências na Educação Infantil

Com Prof.ª Margarida Cerqueira e Prof.ª Maria Cortes

R$ 428,00 à vista ou em até 12x de R$ 35,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Educação Infantil

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade