WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A poluição e seus efeitos como tema de estudos nas escolas

O professor se preparar para trabalhar em sala de aula assuntos sobre a poluição da água, solo, ar, som e visual, como também seus efeitos para garantir bons hábitos aos futuros adultos deste país

A poluição e seus efeitos como tema de estudos nas escolas   Artigos Cursos CPT

 

Todos nós sabemos que a poluição resulta do nosso mau comportamento frente ao consumo de bens e serviços. Por isso, o professor deve estar preparado para trabalhar em sala de aula assuntos sobre a poluição da água, solo, ar, som e visual, como também seus efeitos. "Abordar esses temas em sala, desde a infância, é uma garantia de bons hábitos aos futuros adultos deste país", afirma Michelle Gomes Lelis, professora do Curso a Distância CPT Educação Infantil - Educação Financeira e Empreendedorismo, em Livro+DVD e Curso Online.

Poluição da água


Vemos, em nossas cidades, rios poluídos, com as margens desbarrancadas, transformados em depósitos de lixo, com suas águas a receber toda a sorte de esgotos e resíduos líquidos. Os rios constituem “veículo” ideal para os esgotos, o lixo, os resíduos industriais e a água de lavagem das ruas. Evidentemente, toda essa imundície torna o rio malcheiroso, com aspecto feio, local de proliferação de insetos e ratos, transmissores de doenças. Muito desse resultado é devido aos novos hábitos do “homem moderno”, que há muito tempo abandonou o contato com a natureza. O mais importante seria informar os consumidores sobre as vantagens da água tratada e estimulá-los a iniciar, na escola, uma campanha de reivindicação desses serviços às autoridades competentes.

Poluição do ar


Nós podemos ficar muitos dias sem comer, várias horas sem beber, mas apenas alguns minutos sem respirar. E, do mesmo modo como o alimento e a bebida, o ar que respiramos também deve caracterizar-se por um padrão de qualidade compatível com a função respiratória e com a saúde. Além das características que satisfaçam às nossas necessidades orgânicas, o ar deve obedecer igualmente a certos requisitos estéticos, como não sujar o ambiente, não impedir a visibilidade, não dar à cidade um aspecto feio, enfumaçado.

O efeito estufa


O gás carbônico em excesso na atmosfera exerce o mesmo papel do vidro: deixa entrar calor, mas não o deixa sair, provocando o efeito estufa.

Efeitos tóxicos e irritações


As plantas, a saúde das pessoas e dos animais são prejudicadas pelas substâncias tóxicas contidas nos gases e fumaças que poluem as cidades. Para as plantas, algumas dessas substâncias provocam clorose, uma espécie de doença dos vegetais que torna suas folhas amareladas. Outras causam necrose ou morte dos tecidos das plantas, e as folhas passam a apresentar manchas escuras como se fossem queimaduras. Esses efeitos podem ser tão severos a ponto de provocar a morte dos vegetais ou, às vezes, até de grandes áreas de florestas, de acordo com a direção dos ventos predominantes que arrastam os poluentes. Há efeitos ainda desconhecidos, oriundos da queda contínua, sobre os solos, de substâncias químicas arrastadas pelas chuvas. Sabe-se que, em muitos locais, a chuva que cai das nuvens ou a neblina que envolve a cidade contêm, em suas gotículas, substâncias tóxicas em
solução, provenientes de emanações industriais ou do próprio escapamento dos veículos urbanos. O professor deve ter consciência de que o efeito mais comum dos poluentes atmosféricos sobre a saúde é a irritação das mucosas e de outros tecidos sensíveis do corpo.

Poluição do som


Ruídos elevados produzem constrição dos vasos sanguíneos, dilatação das pupilas, contração dos músculos, aumento dos batimentos cardíacos, estremecimento, espasmos estomacais, vertigens, redução da capacidade de visão, tensão emocional, alergias, úlceras, dificuldades respiratórias, estresse e surdez progressiva. Esses efeitos são maiores e mais rápidos entre as pessoas idosas, que já têm tendência natural à redução da acuidade auditiva.

Poluição do solo


Assim como existe a poluição do ar pelos resíduos gasosos e particulados lançados pelas chaminés e escapamentos de veículos, e a poluição da água pelos lançamentos de resíduos líquidos das casas e das indústrias, também existe a poluição do solo. Esse tipo de poluição é causado pelo lançamento de resíduos sólidos ao solo, mais uma vez vindos das casas e das fábricas. Resíduos sólidos são o que normalmente costumamos chamar de lixo das cidades. Nosso aluno precisa saber dessa realidade, para repensar não só suas ações e hábitos, mas também os de sua família e da sociedade em que vive. O aluno deve ter certeza de que, se as reservas naturais não forem utilizadas de maneira adequada, estaremos comprometendo nosso próprio futuro. E é com essa nova visão que diversos segmentos industriais têm apoiado e estimulado a reutilização de produtos descartáveis.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!