
Você quer iniciar uma plantação de coqueiro anão para a comercialização de coco? Saiba que esse tipo de atividade requer alguns cuidados, e a atenção especial ao tipo de solo é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Então, nada de arriscar sua renda sem antes considerar todas as possibilidades e necessidades da planta e para começar, então, conheça as características de solo ideais para o plantio do coqueiro anão. Essas informações apenas não bastam, mas já é o primeiro passo. Vamos lá?
Pois bem, de acordo com Raimundo Camelo Mororó, professor do Curso CPT Industrialização do Coco - Processo Artesanal, "o coqueiro anão é uma planta de porte baixo, atingindo cerca de 12 m de altura, utilizado para atendimento do consumo de água de coco (in natura ou envasada). Começa a produzir com 2 anos e meio, apresenta produtividade de 120 frutos/planta/ano, podendo alcançar 250 frutos em sistemas irrigados."
Para se ter sucesso com essa cultura, o produtor deve atentar-se ao fato de o coqueiro exigit solos profundos (profundidade efetiva entre 1 e 2 m). Ele é tolerante a solos arenosos, argilosos e silico-argilosos, mas requer solos bem drenados, com lençol freático entre 1 a 4 m de profundidade, com fertilidade média a alta, ricos em matéria orgânica, potássio, fósforo, cálcio e magnésio e com pH entre 6 e 6,5.
A planta é tolerante, ligeiramente, à presença de sais solúveis e de sódio no solo. Além disso, os terrenos para coqueirais devem ser planos a ligeiramente ondulados (até 3%).
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Cultivo e Processamento de Coco.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.