WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que cultivar coco é tão vantajoso? Conheça aqui 6 razões!

Por que cultivar coco é tão vantajoso? Simples: dos mais de 100 produtos obtidos direta ou indiretamente do coco, 6 são deles são muito importantes no comércio mundial

Por que o coco é tão bom? Conheça aqui 6 razões!   Artigos CPT

 


Quer saber por que Por que cultivar coco é tão vantajoso? Pois bem, vamos lá! Para dar início a nossa conversa, é bom deixar claro que dos mais de 100 produtos obtidos direta ou indiretamente do coco, 6 são deles são muito importantes no comércio mundial, explica Raimundo Camelo Mororó, professor do Curso CPT Industrialização do Coco - Processo Artesanal.  São eles:

I- O óleo;
II- A torta;
III- A casca;
IV- O leite de coco e o coco ralado;
V- A água.

I- O óleo de coco

É utilizado para cozinhar e como combustível para iluminação, cosméticos, produtos farmacêuticos, borracha sintética, fluído para freios hidráulicos de avião, resinas. Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos que ainda dispõem de outras matérias primas para obter óleos comestíveis (soja, algodão, girassol), o óleo de coco é altamente utilizado na fabricação de álcool graças ao teor de ácidos láuricos e ácidos saturados de menor peso molecular. Ele serve, especialmente, na fabricação de detergentes, como os sulfatos de álcool não-poluentes, devido a suas propriedades biodegradáveis.

A indústria de plásticos utiliza-se também dos álcoois derivados do óleo de coco. O elevado grau de saturação e a grande estabilidade tornam o óleo de coco um dos mais procurados óleos naturais para confeitaria, panificação, fritura por imersão e para a indústria de velas, sintéticas, inseticidas e germicidas (WOODROOF, 1979).

II- A torta

Subproduto da extração do óleo de coco, é muito usada em rações para animais devido ao seu alto valor proteico.

III- A casca

Do mesocarpo, ou da casca fibrosa, quando ligeiramente imaturo, obtêm-se uma fibra muito utilizada em cabos, cordas, redes e calafeto de pesca, bem como no fabrico de escovas, tapetes etc. denominado cairo. É uma fibra muito resistente à ação da água salgada e bastante elástica, chegando a estirar 25% do seu comprimento sem rebentar.

IV- O leite de coco e o coco ralado

Extraídos da amêndoa fresca, são usados especialmente para fins culinários, e nas indústrias de lacticínios, sorvetes, doces e biscoitos. Alguns pesquisadores obtiveram leite, queijo e iogurte de boa qualidade ao misturar leite de coco com leite desnatado (DIB e MORRIS, 1991).

V- A água de coco

É a parte líquida do endosperma. A água de coco verde (de 5 a 7 meses) é possivelmente a mais pura, alimentícia e completa bebida que a natureza providenciou para o homem, nos Trópicos. Devido à presença de sais minerais e albumina, é muito usada como solução oral de hidratação nos tratamentos de vômitos e diarreias (WOODROOF, 1979). Child (1964), citado por Woodroof (1979), atribui muitas propriedades medicinais à água de coco. Sua porcentagem de alanina, arginina, cisteína e serina é mais elevada do que no leite de vaca, razão por que a água de coco é usada na alimentação infantil.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Cultivo e Processamento de Coco.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!