WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

3 dicas para comprar sementes de coco

Siga as melhores dicas para identificar um bom campo de produção de sementes de coco


Ao visitar um campo de produção de sementes de coqueiro anão, o produtor deverá observar se este apresenta as características básicas indispensáveis para a produção de mudas, o professor Luiz Ângelo do Curso CPT de Produção de Coco Anão para Consumo de Água que nos ensina quais são elas.

3 dicas para comprar sementes de coco    Artigo CPT


Características básicas para produção de mudas:

1 — Proximidade com uma fonte de água:
o coqueiro é uma planta que necessita de muita água durante todo o seu ciclo, por isso, a irrigação das matrizes será extremamente necessária. Assim, será necessário montar sistemas de irrigação para suprir as necessidades hídricas das matrizes. Para isso, será necessária a existência, nas proximidades do campo de produção de sementes, de uma fonte de água de boa qualidade e em quantidade satisfatória.

2 — Proteção com barreiras naturais: ao redor do campo de produção deverão existir barreiras naturais, que servirão para dificultar ou, até mesmo, evitar a transmissão de doenças para as matrizes por insetos que, eventualmente, poderão migrar de coqueiros vizinhos para o campo de produção. As barreiras naturais poderão ser obtidas por meio da implantação de matas nativas, a partir de plantações de eucaliptos, entre outras árvores.

3 — Ausência de polinização cruzada: para evitar a polinização cruzada, o campo de produção de sementes deverá ser isolado de outras plantas de coqueiro, principalmente os gigantes e híbridos, em uma distância de, pelo menos, 600 m. Se esse isolamento não for respeitado, alguns insetos, como as abelhas, por exemplo, poderão transportar pólen de coqueiros vizinhos para o campo de produção de sementes e polinizar inflorescências de algumas matrizes anãs, o que resultará no aparecimento de algumas mudas híbridas no viveiro, o que é indesejável e difícil de ser detectado na fase de viveiro.

Procedendo dessa forma, o produtor obterá mudas ou sementes que lhes permitirão obter um coqueiral formado por plantas homogêneas, mais produtivas e frutos com um padrão bem determinado, o que é desejável para o mercado consumidor.


Conheça os Cursos da Área Processamento de Coco.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?