
Além de ser uma bela planta ornamental para grandes jardins, sítios e fazendas, o coqueiro é muito aproveitado no consumo de coco e água de coco e uso de suas fibras e cascas para produção de artesanatos e adubação orgânica. O coqueiro anão, variedade muito difundida nas propriedades brasileiras devido à qualidade de seus frutos, produz o ano todo, e seu ciclo produtivo pode durar até 30 anos.
Para exploração comercial, isto é, produção em grande escala de modo a atender a demanda crescente do mercado, cultivar coco anão, embora seja de grande retorno financeiro, é uma atividade muito onerosa, mas produzir mudas com finalidades domésticas, além de fácil, não apresenta quase custo nenhum, exigindo apenas alguns conhecimentos específicos.
Quer saber o passo a passo para obter mudas de coco anão em casa? Veja abaixo!
Primeiro passo
Obter um coco maduro e fazer ranhuras em sua casca, que devem ser talhadas de uma ponta a outra do fruto. É de extrema importância que o corte não perfure o endocarpo, ou seja, a casca mais dura que envolve a polpa. Isso porque a água deve ser preservada, pois, sem ela, a semente não terá reservas nutritivas suficientes para brotar.
Segundo passo
Fazer camada de drenagem em um vaso ou balde com capacidade entre 10 e 15 litros. Basta preencher o fundo do recipiente escolhido com pedras brita ou argila expandida e adicionar areia lavada até cobri-las. Em vez da areia, pode-se usar também manta de drenagem.
Sem essa camada, a terra do vaso ficará muito compacta com o passar do tempo e das regas, pois a água acumulada não poderá escoar para fora do vaso. Assim, a raiz do coqueiro apodrecerá.
Terceiro passo
Encher o vaso de terra. É muito importante que ela seja bem leve e descompactada, conforme explica o professor Luiz Ângelo Mirisola Filho no Curso a Distância CPT Produção de Coco Anão para Consumo de Água:
“O coqueiro anão é uma planta muito exigente em água, portanto, do ponto de vista das condições hídricas, são os solos mais pesados, que possuem maior capacidade de reter água, os ideais para cultivo. Porém, esses solos não apresentam boas condições de aeração das raízes e oferecem resistência à penetração das mesmas, o que não é favorável ao bom desenvolvimento do coqueiro. Assim sendo, do ponto de vista físico, os solos leves não os mais adequados para o desenvolvimento do coqueiro, pois a sua baixa capacidade de retenção de água poderá ser suprida pelas regas.”
Quarto passo
Plantar o coco, tendo o cuidado de colocar o lado em que estava preso na árvore para cima. Não enterrá-lo completamente: deixe cerca de três dedos da semente para fora da terra.
Quinto passo
Regar constantemente. Como visto no terceiro passo, o coco anão é muito exigente em água, portanto, é necessário manter a semente sempre hidratada.
Quando o coqueiro atingir cerca de 80 cm de altura, já está na hora de transplantá-lo para o local definitivo, ou seja, para o solo, lembrando que este deve ser bem drenado e, de preferência, pouco ácido e rico em matéria orgânica. Não se deve deixá-lo no vaso, pois este não conseguirá comportar seu sistema radicular.
A cova para transplantio deve ser de 60 cm x 60 cm x 60 cm. Misture o adubo de sua escolha à primeira metade da terra retirada do buraco. Jogue essa mistura no fundo da cova, coloque a planta e termine de preencher com o restante da terra ao qual não de misturou o fertilizante. Não se esquecer de regar abundantemente logo após.
Pronto! Agora é só esperar o desenvolvimento da planta para colher os primeiros frutos!
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área de Cultivo e processamento de coco.
Produção de mudas de coqueiro anão e híbrido
Produção de coco anão para consumo de água
Controle de pragas e doenças do coqueiro
Fonte: Pomar e Horta em Vasos - pomaremvasos.blogspot.com.br/
Por Bruna Falcone Zauza.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Édson Eugênio Neto
20 de out de 2019Como plantar coco em Minas Gerais.Por que eu cheguei plantar mudas e pegou. Gostaria de aprender!

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de out de 2019Olá, Édson
Como vai?
O CPT disponibiliza cursos que auxiliarão você!
Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-cultivodecoco-agricultura e tenha acesso rápido a todos os cursos que temos na área.
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Luiz Gomes
24 de ago de 2019Gostaria de saber se o clima frio pode ser prejudicial para a produção e plantio dos coqueiros.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de ago de 2019Olá Luiz Gomes,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Pelo fato dos coqueiros serem plantas características de climas mais quentes, o frio causa alguns prejuizos ao desenvolvimento das plantas, como: redução do potencial produtivo e redução do desenvolvimento fisiológico.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Regina Célia Clpolla Gonzalez
3 de nov de 2017Meus coqueiros estão secando o caule enrrugand

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de nov de 2017Olá Regina,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações seria interessante consultar um técnico agricola em sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos